quinta-feira, 30 de junho de 2005
bem perto de nós!
para receber o doutoramento "Honoris Causa" e proferir uma conferência sobre "A fé cristã e o futuro da Europa".
tudo muito haver com questões levantadas entre nós e era uma grande oportunidade de lhe darmos um abraço!
quarta-feira, 29 de junho de 2005
Senzas no mosaico gigante de João Paulo II...
terça-feira, 28 de junho de 2005
Jantarada 4a feira - beatice total!!!
acabei de receber 1 convite bastante apetecível:
Jantar amanhã (4a feira) com Padre Nuno Serras Pereira e Diácono Duarte Sousa Lara. Rendez-vous às 20.30 no seminário da Luz, e segue-se para o restaurante, cujo qual ainda ñ sei o nome..eheheh
Quem vai à Missa a st.isabel, pode ir ter directamente ao restaurante.
É uma boa oportunidade para estarmos novamente com o Duarte, depois de ROMA, e de certeza que vai ser um convívio bastante educativo...e há sempre a eterna esperança de ser SENZAAAAAAAAAAA...
Só há 1 pequeno pormenor, este jantar é só de HOMENS (desculpa mariana loureiro mas ñ fui eu q decidi), por isso conto com inscrições de todos os machos SENZA ou não-senza...
Abracer
Vinda a Portugal das relíquias de Santa Teresa do Menino Jesus
Nota Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa
"Entre os dias 28 de Outubro e 16 de Dezembro de 2005 ocorrerá a visita das relíquias de Santa Teresa do Menino Jesus a todas as dioceses portuguesasA veneração das relíquias é uma forma de apreço por uma vida fiel a Cristo, verdadeiro tesouro das comunidades cristãs.
Venerar a memória dos seguidores do Mestre, na pobre materialidade do que resta do seu corpo é ocasião de graça e alegria, momento de interpelação evangélica para a santidade e oportunidade de compromisso missionário.
A Conferência Episcopal Portuguesa deseja que a graça de acolher em todas as dioceses portuguesas a visita das relíquias de Santa Teresa do Menino Jesus, integrada no Congresso Internacional para a Nova Evangelização, de Lisboa, aponte para a perspectiva dinâmica e apostólica da fé cristã.
A proximidade física destas relíquias, através da urna que contém os seus restos mortais em relicário de ouro, revestido de vidro, sustentará o olhar da fé e moverá os corações. Ao estar perto de quem descobriu na sabedoria do Evangelho a força do amor misericordioso de Deus, o ardor da missão e a beleza da santidade, seremos impelidos a renovar essas atitudes na vivência eclesial."
Sei que ainda falta algum tempo, mas acho que vai valer mesmo a pena visitá-las!
segunda-feira, 27 de junho de 2005
Oração pedindo graças por intercessão do servo de Deus o Papa João Paulo II
A Igreja ficou mais rica
Não posso negar que o dia acabou por ser também especial para mim. Afinal, quando um padre é ordenado, é um presente do Céu para toda a Igreja, para cada um de nós. Estou muito grata a Deus por me ter permitido viver aquela festa. E espero poder estar também na ordenação episcopal do Bernas. ;-)
Constituição Europeia...
vamos politizar o nosso blog...
Embora não seja para já,
Que posição deve ter um Cristão Católico em relação à Constituição Europeia? Uma constituição laica, que não refere as raízes Cristãs e até mesmo Deus.
Ou não interessa minimamente? Esta constituição não vai mudar nada, e as referências a Cristo e a Deus são indiferentes.
Quero saber a vossa opinião. Quero saber mais sobre este tratado. Falo sem saber exactamente do que trata... Quem souber onde posso ter mais informações diga-me, sff.
O debate está lançado...
domingo, 26 de junho de 2005
Concentração
Vamos tentar arranjar lugar sentado do lado direito de quem entra.
quinta-feira, 23 de junho de 2005
Quem é a Rússia?
Ouvi dizer que foram eles os primeiros a permitir o aborto.
E já agora, o ateísmo também vem de lá em força.
E o cska.
O mundo está a beber os erros da rússia sem o saber.
Descubra as diferenças...dá que pensar....
Os cristãos, de facto, não se distinguem dos outros homens, nem pela pátria, nem pela língua, nem por um género de vida especial. Com efeito, eles não têm cidades próprias, nem usam uma linguagem peculiar,e a sua vida nada tem de excêntrico. A sua doutrina não procede da imaginação fantasista de espíritos exaltados, nem se apoiam, como outros, em qualquer teoria simplesmente humana.
Pelo contrário, vivem em cidades gregas e bárbaras, segundo as circunstâncias de cada um, e seguem os costumes da terra, quer no modo de vestir, quer nos alimentos que tomam, quer em outros usos; mas a sua maneira de viver é sempre admirável e passa aos olhos de todos por um prodígio. Vivem na sua pátria, mas vivem todos como de passagem; participam em tudo como os outros cidadãos mas suportam tudo como se não tivessem pátria. Toda a terra estrangeira é a sua pátria, e toda a pátria lhes é estrangeira. Casam-se como todos e criam os seus filhos, mas não se desfazem dos recém-gerados. Participam da mesma mesa, mas não do mesmo leito.
São de carne, mas não vivem segundo a carne. Habitam na terra, mas a sua cidade é o céu. Obedecem às leis estabelecidas, mas pelo seu modo de vida superam as leis. Amam a todos e são perseguidos por todos. Condenam-nos sem os conhecerem; conduzem-nos à morte, mas o número dos cristãos cresce continuamente. São pobres, e enriquecem a muitos; tudo lhes falta e tudo lhes sobra. São desprezados mas no desprezo encontram a sua glória; são caluniados, mas transparece o testemunho da sua justiça. Amaldiçoam-nos e eles abençoam. Sofrem afrontas e pagam com honras. Fazem o bem, e são punidos como malfeitores; e, ao serem executados, alegram-se como se lhes dessem a vida. Pelos judeus são combatidos como estrangeiros, pelos pagãos são perseguidos, mas aqueles que os odeiam não sabem dizer o motivo do ódio.
Worthiness to Receive Holy Communion. General Principles - Carta aos Bispos USA
Jantarada Senza e link...
Outra coisa, vou por outro site nos favorites disto, eu sei que parece já muita coisa, mas este acho que vale mesmo a pena irem lá! Descobri um dia quando navegava na internet à procura de coisas sobre o aborto e eutanásia.... Para além de milhões de textos, para os mais resistentes ( e realistas) tem muitas fotografias de abortos, desde as 5 semanas aos 9 meses... é impressionante, mas não deve ser tapado!Às vezes é o que é preciso para tirar a ideia de "aborto sem dor e sem marcas" que é tantas vezes propagado na nossa sociedade!!
Chama-se Aldeia, não faço ideia de quem é, mas é bom! Vão lá!
quarta-feira, 22 de junho de 2005
Seminário...
É acerca do seminário! Ao contrário do que alguns podem pensar, o seminário não é de graça, nem pouco mais ou menos, vou ter de pagar 250€ por mês!!
Para muitos é uma estupidez, porque deveria ser a Igreja a pagar, para outros não. Eu sei a minha opinião e queria saber a vossa! Mas pensem bem antes de escreverem!
Vamos fazer disto um debate sériooo!!eheheh! Não, não é de todo a minha intenção criar aqui uma onde contra a Igreja, mas quero só sondar o que as pessoas acham!
Beijinhos e abraços
Papa em Colónia
CIDADE DO VATICANO, terça-feira, 21 de junho de 2005 (ZENIT.org).- Joaquín Navarro-Valls, diretor da Sala de Informação da Santa Sé, confirmou esta terça-feira que Bento XVI participará da Jornada Mundial da Juventude de 18 a 21 de Agosto em Colónia (Alemanha).
O comunicado do porta-voz do Vaticano, que confirma a notícia publicada por Zenit em 16 de Junho, revela que o Papa fará uma visita de um dia a Bona. Um «aviso» da Sala de Informação da Santa Sé dirigido aos jornalistas acreditados revela que o avião do Papa descolará do aeroporto de Ciampino (Roma) às 10h de quinta-feira 18 de agosto e chegará ao aeroporto internacional de Colónia-Bona duas horas depois.
A 19 de Agosto, Bento XVI viajará de carro a Bona, que se encontra a poucos quilómetros de Colónia, de onde regressará no mesmo dia.
A saída da Alemanha está prevista para as 19h15 do domingo 21 de Agosto e a chegada a Roma, duas horas depois.
A Sala de Informação declara que o programa detalhado do Santo Padre em Colónia «será publicado posteriormente». Fontes do Vaticano explicaram em dias passados que a viagem incluirá uma visita à sinagoga de Colónia. Será a segunda visita de um Papa a uma sinagoga, depois da que João Paulo II realizou em Roma, em 1986.
Será a segunda viagem de Bento XVI fora de Roma.
T-shirts senzásticas
Para que as senzas que estão a tratar disto não fiquem a "arder" com o dinheiro investido, peço-vos que levem €10 no dia da vígilia!
Não, as t-shirts não são senza pagare... Não há hipótese!
Beijinhos!
Frase de JESUS do dia
(Mt 7, 15)
terça-feira, 21 de junho de 2005
excerto de comentário ao arrastão
o nosso amigo acredita que os "arrastadores", se fossem espertos, teriam assaltado a CGD ou uma praia de ricos, como a do Ancão. A propósito disto diz o seguinte na Visão:
"(...) vocês, bandidos nacionais, são como os empresários portugueses - e digo isto sem pretender ofender-vos de modo algum. Têm iniciativa, sim senhor, mas falta-vos visão estratégica e, sobretudo, formação."
está engraçado sim senhor!
frase de hoje...
"a tua única obrigação, durante toda a tua existência, é seres verdadeiro para contigo próprio."
Richard Bach
A pergunta mais velha do mundo...
A resposta já foi dada há 2000 anos, mas as pessoas andam distraídas demais para perceberem. Ao menos que os Senzas, e companhia, não desprezem o maior segredo algum vez revelado ao Homem...
Desde o início dos tempos que o Homem se interroga sobre a sua existência. Ao contrário dos outros animais, que se sentem perfeitamente satisfeitos com o seu papel no ecossistema, o Homem anseou sempre por “algo” mais. Esse “algo”, a que chamamos Deus, acabou por revelar-Se ao Homem, através de Abraão, originando o povo de Israel. A revelação continuou com a vida de vários profetas, e o povo de Deus acreditava que a sua existência servia para glória do Senhor. Mas a forma de O glorificar não era muito clara, pelo que foram sendo criadas inúmeras regras, enquanto povo esperava a vinda do Enviado de Deus, para o libertar.
“E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigénito do Pai.” (Jo 1:14)
“Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus” (Jo 1:12)
“Então, descendo com eles, foi para Nazaré, e era-lhes sujeito.” (Lc 2:51)
“Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial.” (Mt 5:48)
O Verbo de Deus Se fez carne, humilhou-Se em relação à Sua condição divina, assumindo a condição humana. Veio para que o Homem deixasse de ser “apenas” criatura amada pelo Criador, para se tornar filho de Deus. Durante 18 anos foi obediente em casa, santificando a vida em família e o trabalho do dia-a-dia. Revela ao Homem a sua vocação: a SANTIDADE. Com Cristo, Homem perfeito, adença-se o mistério do Amor infinito de Deus pelo Homem, mas é revelado para sempre, pelos séculos dos séculos, o propósito da sua existência.
Ámen
Cumprimentos cordiais SENZASSSSSSSSSSSSSSSS
João Silveira
momento poético
Surdo, Subterrâneo Rio
Surdo, subterrâneo rio de palavras
me corre lento pelo corpo todo;
amor sem margens onde a lua rompe
e nimba de luar o próprio lodo.
Correr do tempo ou só rumor do frio
onde o amor se perde e a razão de amar
--- surdo, subterrâneo, impiedoso rio,
para onde vais, sem eu poder ficar?
Eugénio de Andrade
segunda-feira, 20 de junho de 2005
SURPRESA!!!
Antes que comece a disparatar "Mas o que é que ele faz aqui? Quem é que lhe deu acesso?", tenho a dizer-vos que o meu querido amigo Pedro Guedes teve a amabilidade de me convidar para que eu pudesse deixar-vos um presente.
Pois bem, aqui vai, dado de graça, senza pagare, a tão desejada versão integral do artigo do senza Moraes sobre Roma:
"Quando decidi vir para Viterbo (a uma hora e meia de Roma), em Outubro do ano passado, tinha no meu coração a alegria e o desejo de vir ter com o meu queridíssimo Papa. Aliás, o facto de vir para o pé dele, foi um argumento muito forte para escolher esta cidade e não outra qualquer (já que este não podia ir para Roma, era o sítio mais perto!). Era a oportunidade de vir para junto daquele que amava e amo como a um pai.
Inevitavelmente, não posso deixar de relembrar quando foi a primeira vez que, de uma maneira muito especial, fui tocado no coração por João Paulo II. Estávamos então no ano 2000; era o ano santo. O nosso querido Papa vinha a Portugal para beatificar o Francisco e a Jacinta a 13 de Maio. Estava nas equipas há 2 anos e nunca tinha feito uma peregrinação a pé a Fátima.
Eis que o Espírito Santo começou a criar em mim o forte desejo de fazer a primeira peregrinação precisamente na altura em que se daria esse tão grande acontecimento. Porém, a decisão de a fazer não foi nada fácil! Iria fazer 18 anos na peregrinação e não conhecia uma única pessoa que também fosse. Estava mesmo a acabar o 12° e os exames nacionais estavam à porta. O que é facto é que, sem saber muito bem como, uma mão puxou-me e, do seminário dos Olivais, lá parti eu, a pé, rumo a Fátima.
A peregrinação, guardo-a no meu coração como uma das coisas “maiores” que tive a oportunidade de fazer na minha vida e digo apenas que ela marcou, também, o início da mudança que, nos anos seguintes, viria a acontecer na minha vida. Foi a primeira e foi inesquecível. Mas, o maior de tudo e o importante para agora, foi o facto de ter culminado com aquele encontro cara a cara com o grande santo João Paulo II, até então apenas uma pessoa importante para mim. Vi-o a menos de 2 metros e, desde esse dia, o meu coração ficou a arder de amor por aquele que passou a ser o maior rosto de Cristo para mim cá na terra. Nasceu aí uma amizade única e especial, à distância e espiritual, como a de um pai para um filho. Pelo menos para mim, foi assim que a senti.
Voltando a este ano, em Fevereiro, mesmo antes de vir para cá, o meu querido entrava no Hospital Gemelli. Foi um susto enorme. O meu coração ficou bem apertadinho e, inevitavelmente, fiquei triste e com medo. Mas sabia que o melhor que tinha a fazer era rezar muito por ele e foi o que fiz. Depois da operação senti um grande alívio mas, ao mesmo tempo, pressenti que a sua hora já não seria uma realidade muito distante.
A minha oração pelo Papa intensificou-se muitíssimo a partir desse dia, principalmente porque vinha ter com ele passados 15 dias e isso fez nascer em mim, e de que maneira, um sofrimento só meu, bem junto ao dele. Comecei todos os dias, de manhã e à noite, a ir à internet ver as notícias sobre as suas melhoras. Havia, também, confesso, um certo egoísmo da minha parte: agora que eu ia ter com ele e, sendo ele a maior razão para eu ir para Viterbo, comecei a ficar triste e com medo de já não ter oportunidade de o ver. Tentei combater ao máximo esta tentação mas não escondo que foi difícil não ter isso sempre presente, embora não o tivesse revelado a ninguém.
Dia 1 de Março lá cheguei a Itália e o Senhor tinha-me concedido a graça de que o meu querido pai ainda estivesse entre nós. No fim de semana fui logo para Roma. Não tinha sítio para dormir nem conhecia ninguém, mas tinha dentro de mim o desejo de o ver. Sábado informei-me onde era a Clínica Gemelli e domingo, bem cedo, apanhei um comboio para lá, pois sabia que ele apareceria à janela no angelus. Não sabia bem para onde ir nem como ir, mas entreguei-me à vontade do Senhor. Colei-me logo a uma freira amorosa, polaca, e lá cheguei a horas de arranjar um lugar onde o conseguiria ver razoavelmente. Estavam lá milhares de pessoas Mal começou o Angelus o meu coração ficou a 300. Rezei com uma enorme intensidade aquele angelus, unido a ele. Passados 3 minutos de acabar a oração, abre-se a cortina da janela do 5° andar e começa tudo a entrar em euforia. De repente, vejo a imagem de um santo através do vidro, sentado na sua cadeira de rodas, e foi inevitável: as lágrimas começaram a escorrer-me dos olhos, de emoção; estava fora de mim. Foi uma experiência que, para toda a minha vida ficará gravada no meu coração. Única e inesquecível. Que graça, meu Deus! Como Te agradeço.
Voltei de lá uma pessoa nova e só pensava na Semana Santa: porque iria para Roma, para poder assistir a todas as celebrações Pascais no Vaticano. Tinha este desejo em mim desde o dia em que me inscrevi para fazer erasmus em Viterbo.
Vivi cá uma extraordinária Quaresma de encontro com o Senhor e quinta-feira santa lá fui, uma vez mais, à aventura para Roma. A probabilidade de o Papa presidir a alguma cerimónia ou mesmo aparecer era muito reduzida mas havia sempre aquela esperança...
Basicamente, falando desses dias do Triduo Pascal, digo apenas que foram memoráveis, verdadeiramente grandes, bem no coração da Igreja. Fui a todas a cerimónias em S. Pedro. Estava completamente sozinho, o que me permitiu viver cada dia com uma profundidade e uma verdade como nunca antes os tinha vivido. Estava só eu e o meu Senhor e foram dias inteiros de encontro com Ele: na última ceia, no horto, no sinédrio, no pretório, a caminho do calvário e na cruz. Foram só bênçãos atrás de bênçãos.
Na Via Sacra no coliseu, lá apareceu o nosso querido, pela televisão, a rezar connosco do seu apartamento. E senti percorrer essa Via Sacra particularmente com ele. Na vigília pascal, inundou-me uma alegria, a alegria da ressurreição, e só desejava poder partilhá-la com alguém ao fim de todos aqueles dias de solidão. E eis que mal acaba a missa em S. Pedro, Jesus deu-me a Mariana Noronha e a Sara Mineiro. No meio de centenas de pessoas aparecem-me elas para eu abraçar e me alegrar, para poder dizer e ouvir: Cristo Ressuscitou, aleluia! No Domingo de manhã, lá estavamos nós, na Praça S. Pedro, para a benção Urbi et Orbi. Aquela que, sem ninguém ainda o saber, seria a última aparição pública do nosso querido Papa! Posso dizer que esta foi, juntamente com a ida à clínica, o momento que guardo com maior amor no meu coração: aquele querer falar e não conseguir, aquela cara, aquelas mãos, aquele olhar, aquele sofrimento e, ao mesmo tempo, aquela paz e aquele amor... Só de fazer memória me vêm as lágrimas aos olhos. Que presente, este! Agradecer-te-ei meu Deus, até ao fim da vida, ter podido assistir presencialmente a isto tudo e sempre em grande união espiritual com João Paulo II, verdadeiro rosto Teu.
Foi nesse Domingo de Páscoa que me apercebi claramente que o nosso querido Papa estava já muito perto das portas que dão para a casa do Pai. E apertou-se-me o coração!
Bem, na sexta-feira seguinte, aquela que todos se lembrarão, chegava, também a Viterbo, a notícia do enorme agravamento do seu estado de saúde. Era dado como praticamente certo que, mais hora menos hora, Jesus viria buscar o nosso Santo Padre. Uma enorme tristeza apoderou-se de mim. Fui totalmente encarcerado pela tentação. Senti-me muito sozinho e com momentos de verdadeiro desespero. Parecia uma pessoa sem fé, sem esperança. Não me reconhecia a mim mesmo, mas não conseguia afastar essa tentação que, hora a hora, se ia multiplicando. Mesmo assim, o Senhor esteve comigo, nao me deixou! Impeliu em mim o desejo de rezar, rezar como nunca, com todas as minhas forças, sem parar. Sexta e sábado não parei de rezar. Continuava entregue à tristeza e à solidão mas não conseguia parar de rezar. E que importante que isto foi!
Sabia que tinha que combater essa tristeza, que devia era estar alegre porque o meu querido ia para junto do Senhor e não podia haver maior alegria do que essa. Senti, de uma forma muito viva, Jesus a dizer-me como no horto: Vigia e ora para não caires em tentaçao. Nunca tinha percebido bem essa frase até que a vivi nesses dois dias. Apesar de ter entrado bastante em tentação, Ele permitiu que não parasse de rezar e sábado à tarde, umas 3 horas antes da morte do Papa, lá vieram os frutos dessa oração: estava numa missa pelo Papa, na catedral com o meu bispo de cá e, depois de receber Jesus, inundou-me aquela paz que me faltava, aquela certeza da esperança. O Senhor estendeu-me a mão e encheu-me de paz e de serenidade. Percebi que o nosso querido ia mesmo para o Pai, mas aceitei-o em paz e feliz. Senti que ia ficar mais junto a ele do que nunca, que ele ia estar sempre comigo e interceder por mim. Acima de tudo veio-me a certeza que o nosso querido ia para a felicidade plena e eterna, ver a Deus tal como é, e que isto, principalmente quanto mais se ama alguém, é a maior alegria que pode existir.
Foi nesta paz interior que, estando eu a acabar de rezar o terço no meu quarto, os mistérios luminosos, a minha amiga colombiana me bate a porta e me dá a notícia que João Paulo II tinha partido para o Pai. O meu primeiro pensamento foi: Obrigado meu Deus por teres feito que eu tivesse a rezar nesta hora em que Jesus veio buscar o meu queridíssimo Papa; veio como o ladrão mas eu estava atento, porque Tu assim o quiseste.
Foi muito importante para mim este não ter sido apanhado “desprevenido”. Senti-me em paz e, até, parecia que me sentia muito mais leve. Rezei logo outro terço pela sua alma e dormi um sono descansado.
Domingo de manhãzinha, fui logo para Roma, para a primeira missa pelo Papa, em S. Pedro. Vivi-a muito serenamente e foi muito, muito bonita. Durante a semana rezei muito pela sua alma e senti logo uma forte necessidade de rezar muito pela Igreja e pelo seu Sucessor. Nisto começou a crescer em mim o desejo enorme de estar presente no funeral. É claro que seria muitíssimo complicado, visto que milhões, mesmo milhões, de pessoas do mundo inteiro se dirigiam para cá com esse fim. Mas, entregando-me totalmente á vontade do Senhor, quinta-feira ao fim da tarde meti-me num comboio para Roma. O funeral era sexta as 10 da manhã. Combinei com a Sara Mineiro (que tinha encontrado na Vigília Pascal e que esta a fazer Erasmus em Bolonha) encontrarmo-nos e irmos juntos, até onde o Espírito nos concedesse, nesta verdadeira “aventura” que se adivinhava. Íamos deixar as mochilas em casa de umas portuguesas amigas dela e , ao fazermo-lo, convecemo-las a virem connosco, também.
Às 11 da noite, saíamos rumo a S. Pedro. Estavam milhões de pessoas em Roma e pudemos confirmar isso com os nossos próprios olhos. Era uma multidão indescritível. Deparámo-nos com uma primeira barreira, mais ou menos a um quilómetro de S. Pedro. Só abririam essa barreira às 6 da manhã e não fazíamos ideia quantas mais barreiras haveriam, nem se já estaria alguém lá dentro. Estavam, tipo, 3 pessoas por metro quadrado; era um cenário impressionante: pessoas com tendas, em cima de carros, de baixo de carros, em cima umas das outras, sentadas, em pé, etc. E assim teríamos nós que ficar também até às 6 da manhã. Posso dizer que apesar do enorme sacrifício, fome, dores, incertezas, foi algo espetacular. Tivemos a noite toda a rezar, a cantar, a conversar. Fizemos amigos do mundo inteiro. Todos ofereciam comida uns aos outros, uns levantavam-se para outros se sentarem, funcionando a coisa por turnos, porque não havia espaço para estar tudo sentado. Estávamos com o corpo todo dormente mas a alegria nunca nos abandonou. Não sabiamos até onde iriamos conseguir chegar mas tinhamos confiança.
Às 6 lá abriu a barreira e eram tal as pessoas, eu estava de tal maneira “ensanduixado” entre elas, que andava para a frente sem ter os pés no chão; estava literalmente no ar. Depois, entrámos na Via da Conciliação (que dá para a frente da Praça) e, imaginem!, desatou tudo a correr como malucos. Desde jovens a velhotas, tudo! Todos queriam chegar o mais perto possível.
Não chegámos nem à colunata, tal era a multidão. Confesso que ficámos um bocadinho tristes por termos estado ali a noite inteira e agora nao íamos ver nada nem conseguir comungar. Mas, mais uma vez, o Senhor preparáva-nos a maior surpresa e graça de todas: às 8 da manhã (2 horas antes do início da missa), no sítio onde estávamos, abre-se uma barreira que dava directamente para a Praça. Nem queriamos acreditar!
E foi assim que, pela graça de Deus, assisti ao funeral do meu querido Papa bem no meio da praça de S. Pedro como um enorme priviligiado, tendo em conta os 4 milhões que estavam em Roma. Foi uma cerimónia lindíssima e muito comovente. Não tenho palavras para a descrever! E não posso esquecer o facto, para mim “grande” e bonito, de ter sido presidida por aquele que Deus já tinha escolhido para nos guiar no início deste novo milénio: O Papa Bento XVI! Mal sabiamos nós!
Acabando a minha história, que, para mim, foi um autêntico milagre, não posso deixar de mencionar que já tive a grande e espectacular oportunidade de ter estado, também, presente na missa de início de pontificado do meu novo querido Papa Bento XVI e, uma vez mais, pela grande graça de Deus, bem no meio da Praça de S. Pedro. Confesso que já estou, também, completamente enamorado por ele e por aquele seu sorriso tão humilde que já não sai da sua cara. Não me alongo aqui neste relato porque, certamente, algum dos equipistas que tiveram comigo cá em Roma nessa ocasião o farão pormenorizadamente. Acabo apenas dizendo que me sinto um verdadeiro Papa Boy. Estou muito feliz, e agradeço ao Senhor tudo isto que me deu e toda a minha vida. Rezo por todos vós. Peço-vos que rezem por mim. E até Colónia, se Deus quiser."
Espero que tenham gostado.
Abreijos.
news
tenho duas coisas a blogar:
1. hj tudo na noite de oração na capela das amoreiras - 21h30
2. vão ao site pensabem.net - que está nos nossos tops beatos - que tem um artigo sobre a mobilização extraordinária dos nossos vizinhos espanhois: "Marcha em defesa da Família".
beijos e abraços.
domingo, 19 de junho de 2005
sábado, 18 de junho de 2005
Dois meses!!
Quis a Providência Divina que para festejarmos este dia nos juntássemos todos com o Bernardo, no ensaio da Vigília! É um chamamento ao qual não podemos faltar!!ehehe
Tenho muitas saudades vossas, por isso decreto que o jantar senza será praí dia 24 em minha casa!!(vou só pedir a confirmação superior, mas acho que posso "avançar" com esta data!) Pronunciem-se!!
Muitos beijinhos e abraços SENZAS!!
sexta-feira, 17 de junho de 2005
estudantes que querem ser santos
"Àquele que puder ser sábio, não lhe perdoamos que não o seja!"
Como me dizia a Mariana Loureiro (como falas bem, Mariana!), não nos podemos esquecer do privilégio que é de podermos estudar, além de que é isso que Deus quer de nós e nos pede agora!
quinta-feira, 16 de junho de 2005
"esta" fase...
(fotografia do kiko martins)
para quem está em exames, entregas de trabalhos... para quem está nesta "época"...
estas cores embalam... cores do dia!
ceu, mar, azul, infinito, cor de laranja. silêncio.
sonoooooo.
estas cores embalam... quem dorme ao contrário!
nesta época, estamos reduzidos a cola, cartão, réguas, x-ato, livros, códigos, papeis, resumos. temos olheiras até ao pescoço, roxas e pretas. continuamos brancos da cor da cal das paredes. temos a cara em "S".
as noites reduzem-se a 2horas de sono e os dias não sei bem se mudam.
mas sobrevivemos!!!!!!
a quem a agradecer?!?
a DEUS!!!
SÓ DEUS BASTA!!!
(já nos dizia o Dudu)
Calendário Senza
dia 18 (sábado) - visita ao convento (está com poucos adeptos)
ensaio para a vigília (o ACA pediu para irmos, tem qq coisa para nós fazermos)
dia 24 (sexta) - Miguel chega do Porto
proposta 1: jantar senza
proposta 2: ir ao Bar Templários assistir a um concerto do ACA (convite do Bernardo)
dia 25 (sábado) -Vigília do Bernardo
dia 26 (domingo) - ordenação do Bernardo
quarta-feira, 15 de junho de 2005
Frase de JESUS do dia
(Mt 6, 1)
jantar senzástico
o miguel propôs um jantar de senzas para dia 24 ou 25. como dia 25 temos a vigília, podia ser no dia 24 e a seguir íamos a um concerto do irmão do bernardo, que tal?
respondam rápido, pq se não houver programa senza, vou a uma tourada em álcacer.
beijinhos
o meu coração palpita por vocês!!!
dia 18
infelizmente a hora do jogo foi alterada, passou para as 16:45. é uma grande maçada! a visita ao convento podia esperar ou não? e à noite? vamos todos ao ensaio da vigilia? (só o miguel e o francisco é q podem dizer q n)
beijinhos!
Eureka....
... e Livrou-nos do mal...
Tá quase a acabar o dia de luto decretado pelos .gov em memória do Álvaro Cunhal.
Um homem que foi importante no fim do Estado Novo. Não vou agora discutir o modo como acabou esse período político de Portugal. Podia ter sido melhor? Pois podia. Felizmente foi como foi, pois poderia ter sido muitíssimo pior.
Em 1975 os comunas, liderados por este homem cujo luto hoje cumprimos, estiveram à beira de tornar Portugal na Cuba da Europa (ou não, porque se os comunistas chegassem ao poder, os americanos entravam cá e aí teríamos era uma guerra civil à imagem do que sucedeu nas ex-colónias, com duas facções internas apoiadas pela Nato e Pacto de Varsóvia).
Afinal, o PC na altura teve apenas 18% dos votos e aos poucos foram sendo empurrados para o devido lugar.
Em boa hora colocaram o PensaBem.net aqui ao lado.
Igreja italiana canta vitória
«O referendo realizado em Itália para facilitar a reprodução assistida fracassou devido à baixa participação do eleitorado, 25,9%, segundo os resultados do Ministério do Interior italiano.
O apelo à abstenção foi uma bandeira da Conferência Episcopal Italiana (CEI), apoiada pessoalmente por Bento XVI, que se opôs à alteração da lei sobre reprodução medicamente assistida.
O Cardeal Camillo Ruini, presidente da CEI, referiu esta manhã à Rádio Vaticano que a opção dos italianos foi uma derrota “para a ciência que manipula a vida”.“Eu explico a falta de quorum para o referendo com a maturidade do povo italiano, que se recusou a pronunciar-se sobre questões técnicas e complexas, que ama a vida e desconfia de uma ciência que pretende manipular a vida”, acrescentou.
O referendo precisava da participação de 50% dos votantes italianos para que se valide o seu resultado. A vitória do “sim” mudaria a lei sobre a fecundação artificial, aprovada pelo Governo italiano em Fevereiro de 2004 e considerada a mais restritiva de Europa, mas que segundo o Cardeal Ruini, tem "o mérito de proteger os princípios e critérios essenciais sobre a dignidade da pessoa".»
Dá sempre alento aos nossos possíveis referendos! Temos de continuar a lutar!!!
terça-feira, 14 de junho de 2005
lifting no blog...
aproveitei e apaguei um numero estranhíssimo q estava a aparecer... 897??
se não gostarem digam...
Frase de JESUS do dia
"Sede, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celeste"
(Mt 5, 48)
novos links...
Amar os inimiigos??
Ou então deve mesmo querer dizer-nos qualquer coisa de muito importante.
Amar os nossos inimigos? Lampiões e tudo??
Os Santos...
O que dizer?
Que horrorrrrrrrrrrrrrrr!!!
É a coisa mais deprimente desde os saudosos autos-de-fé! Primeiro a quantidade de povo por metro quadrado era qualquer coisa impressionantemente asfixiante - parecia em Roma para se ver o Papa, só que nessa situação as pessoas não estavam nem bêbedas, nem drogadas, nem se queriam apalpar umas as outras (as não ser uma ou outra freira mais marota!).
E os arraiais típicos??? Cadê??? Pois é, era preciso saber-se muito de como funciona este dia pra se descobrir um arraialzeco! Eu nem pedia uma coisa extraordinariamente castiça, mas quer dizer, a maior parte era ou de música brasileira, ou tecno!!! Que porcaria!!
Por causa disto passei a noite a blasfemar, dei por mim a dizer que odiava os santos!!! Que coisa pra um católico dizer!O que nos obrigam a fazer....
Lá acabei por encontrar um um bocado fracote no Campo das Cebolas, que acabou as 2h....
Enfim, pode-se dizer que o momento alto da noite foi quando demos de caras, na Praça da Figueira, com o fim da marcha da Mouraria e ainda acenamos ao seu padrinho, esse grande monstro da televisão! Sim, é mesmo o Malato!!! Como devem calcular a emoção era grande... Quer-me parecer que ele olhou de soslaio para nós e acenou ligeiramente ao lado a uma peixeira!
Isso sim, vale a pena! Lembra-me os tempos passados em Roma com o Bento!!
Enfim, é assim que acaba esta narração de mais uma noite passada em Lisboa, a única coisa positiva que tiro daqui é que pelo menos não vi o Gouxa a noite toda aos saltos, qual lagarticha em fato salmão de gravata amarelo canário....
Mts bjs e abrçs
segunda-feira, 13 de junho de 2005
As palavras
São como um cristal,
as palavras.
Algumas, um punhal,
um incêdio.
Outras,
orvalho apenas.
Secretas vêm, cheias de memória.
Inseguras navegam:
barcos ou beijos,
as águas estremecem.
Desamparadas, inocentes,
leves.
Tecidas são de luz
e são a noite.
E mesmo pálidas
verdes paraísos lembram ainda.
Quem as escuta? Quem
as recolhe, assim,
cruéis, desfeitas,
nas suas conchas puras?
Eugénio de Andrade, 1923-2005
FRASE DA SEMANA
Richard Moss
Feira das oportunidades de cascais
vai ser na igreja de santo antónio do estoril durante todo o dia. e venham de barriga vazia para provarem os nossos deliciosos bolos!
beijinhos!!!
domingo, 12 de junho de 2005
sábado, 11 de junho de 2005
DIA DO ANJO DE PORTUGAL
A minha família teve a graça de dois milagres num só dia!!
1º A minha sobrinha mais velha, a Bi, tem 16 anos e sempre que pode vai à praia. Ontem não foi excepção. Como de costume vai sempre a carcavelos. Mas no comboio ela e uma amiga decidiram ir a outra praia.
Ontem, sem razão aparente a minha sobrinha não estava em carcavelos quando houve o assalto em massa. Desconfio que tenha sido o Anjo a ajudar-nos.
2º Este foi um grande milagre.
O meu irmão Francisco foi esfaqueado no pescoço!!!! Esteve durante meia-hora a perder sangue. O corte não acertou em nenhuma veia vital, nem terá sido muito fundo. Mais uma vez o Anjo esteve em grande. Protejeu o meu irmão que podia ter morrido.
O Francisco já está em casa a recuperar, embora esteja um bocado fraco, já posso dizer que está bom.
Obrigada a Deus!!
Obrigada ao Anjo de Portugal!!
Ser SENZA é...
conhecer 2 cardeais num só dia
andar "senza pagare" no metro
ter uma carta do cardeal
visitar assis
rezar em carceri
ir ao terraço do cardeal
rezar no túmulo do nosso querido Papa João Paulo II
conhecer 1000 pessoas na rua
ir ao terraço de s. joão latrão
ir à 1ª missa do Papa Bento XVI
fazer uma visita guiada à igreja de Sto. António dos Portugueses
usar um Tau
ir à 1ª audiência do Papa Bento XVI
etc., etc., etc.
É VIVER SENZA PAURA DE SER SANTO!!!
Muito pouco senza...
É claro que quero ir a Valência estar com o Papa Bento XVI;
É claro que também quero ir à Terra Santa...
mas, também, quero ir....
AO MUNDIAL DE FOOTBALL - ALEMANHA 2006!!!!!!!!!
Compramos o bilhete "follow my team" e ninguém nos pára até final!!!!!
Levamos a viola e pomos o estádio todo a cantar!!!
E esta, hein?
sexta-feira, 10 de junho de 2005
mafra, jantar senzástico e ensaio
tenho um programa super emocionante para vos propôr:
Sábado dia 18
11h - vão todos ver o meu jogo à Parede (esta é a parte + emocionante eheh)
tarde - visita ao convento de Mafra
noite - jantar senzástico
noitinha - ensaio para a vigília do Bernas
quinta-feira, 9 de junho de 2005
Our Lady!!
saúda Maria
pensa em Maria
repete o nome de Maria
honra Maria
glorifica sempre Maria
dirige o teu olhar a Maria
recolhe-te na tua casa com Maria
trabalha com Maria
vigia com Maria
ora com Maria
caminha com Maria
descansa com Maria
procura Jesus com Maria
leva Jesus nos teus braços com Maria
vive em Nazaré com Jesus e Maria
vê Jerusalém com Maria
permanece ao pé da cruz de Jesus com Maria
deseja viver e morrer com Jesus e Maria.
(Tomás de Kempis)
quarta-feira, 8 de junho de 2005
Viva a Providência!
terça-feira, 7 de junho de 2005
Frase do segundo!
Só Deus basta!
segunda-feira, 6 de junho de 2005
FRASE DA SEMANA
"Catequese é oferecer aos fiéis um conhecimento mais aprofundado e saboroso do mistério de Cristo"
João Paulo II, Esta é a minha Fé
domingo, 5 de junho de 2005
PGuedes, esta é pra ti.
Numa noite de Março em 1711, El Rey D. João V aprestava-se a ir prá cama, quando foi abordado pelo Frei António de São José. O monarca andava apoquentado porque há cerca de três anos que queria ver nascer o futuro herdeiro da Coroa mas D. Maria Ana de Austria ainda não tinha engravidado.
Vai daí, Frei António disse-lhe: "Caso Vossa Majestade prometa construir um convento para os Franciscanos, Deus Nosso Senhor há-de lhe dar um filho".
A 4 de Dezembro daquele ano nascia a Infanta Maria Bárbara.
Foi deste modo que D. JOão V colocou todas as suas energias na constução daquele Convento, inspirado na basílica de S. Pedro e no Palácio Pontifício em Roma. Sabem o nome do arquitecto??
Toda a construção foi... senza pagare!... Porque as riquezas chegaram todas do Brasil lol
...Até Setembro, nos segundo e terceiro sábado de cada mês, vão estar abertas ao públicos zonas "secretas" do Convento de Mafra que habitualmente se encontram encerradas, entre as quais... os dois Carrilhões!
sábado, 4 de junho de 2005
frase do SÉCULO
"Non abbiate paura! Aprite, anzi, spalancate le porte a Christo! E troverete la vera vita!"
Papa Bento XVI, séc. XXI
sexta-feira, 3 de junho de 2005
"Na saúde e na doença..."
quero partilhar convosco uma coisa q observei ontem e que n me sai da cabeça. ontem na festa do meu primo estava uma amiga das minhas primas que já n via há 4 anos, mas q já conheço há anos e anos. ela tem esclerose múltipla; a doença já foi diagnosticada há muito tempo, mas manifestava-se em ataques súbitos, o q nunca a impediu de levar uma vida dita "normal". nestes últimos 4 anos, e cm era de esperar, a doença evoluiu e ela já está numa cadeira de rodas, com dificuldades em todos os movimentos e em falar. fez-me imensa impressão vê-la assim, especialmente por ser tão nova (30 e poucos anos), mas também pq a imagem q sempre tive dela era a de uma miúda toda gira, toda top-model. pois é... e de repente a beleza começa a desvanecer e o corpo a definhar...! bem... mas o q interessa realmente é a razão pela qual escolhi este título para a partilha: é q qdo a vi com o marido (todo giro, todo surfista) a primeira coisa q me veio à cabeça foi "na saúde e na doença, na alegria e na tristeza" (n sei se é bem assim, mas tb n vem ao caso) Eles os dois tem o msm olhar apaixonado de há anos - isto pode parecer uma piroseira mas é verdade -, a vida deles parece tão fácil com aquele amor... e além de os admirar por este amor tão grande, q é um exemplo para muitos casais, admiro-os pela coragem e força na luta contra esta doença, q pode consumir uma pessoa em 8 meses, como é o caso daquele futebolista. eu n sei se este testemunho vos vai servir para alguma coisa, mas n queria deixar de vos contar. rezem por eles! rezem por todos os casais q, ao contrário deles, n estão a conseguir superar situações difíceis, em que o amor n consegue ser a voz mais alta!
beijinhos senzásticos