sábado, 4 de outubro de 2025

São Francisco de Assis

Hoje é dia do grande Francisco de Assis, que está bem longe do hippie pacifista que nos é apresentado hoje em dia. São Francisco encontrou em Jesus Cristo o único Amor que, nesta Terra, merece ser amado. Viveu a pobreza de forma radical e levou a penitência a sério.

Foi o primeiro santo a receber os estigmas. De nenhum outro vieram tantas ordens e comunidades como de São Francisco. Foi diácono permanente (celibatário, como todos eram) por julgar não ter dignidade para ser sacerdote. Sobre eles, escreveu:

«Devíamos também jejuar e abster-nos dos vícios e pecados e da quantidade exagerada de comida e bebida e ser Católicos. Devíamos também ir às Igrejas com mais frequência e reverenciar os sacerdotes não por eles mesmos, se forem pecadores, mas por causa do seu trabalho e administração do Santíssimo Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, que eles oferecem no altar e recebem e administram a outros.

E saibamos todos também que ninguém pode ser salvo a não ser pelo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo e pelas santas palavras do Senhor que os sacerdotes dizem e anunciam e distribuem e que só eles podem administrar e não outros.» (Epistola ad Fideles II)


blogger

3 comentários:

Eduardo disse...

"Um escritor actual poderia dizer...que S. Francisco antecipou tudo o que há de mais liberal e compassivo no sentimento moderno; amor pela natureza; amor pelos animais; sentimento de compaixão social; sentimento dos perigos espirituais da prosperidade e mesmo da propriedade...Ele poderia ser apresentado não apenas como um herói humano, mas também um herói humanitário; na verdade, como o primeiro herói do humanismo. Foi descrito como uma espécie de estrela da manhã do Renascimento. E em comparação com tudo isso, a sua teologia ascética foi ignorada ou descartada como um acidente contemporâneo, que felizmente não foi um acidente fatal. A sua religião pode ser considerada uma superstição, mas uma superstição inevitável, da qual nem mesmo o génio se poderia libertar completamente." (G. Chesterton)

Anónimo disse...

S. Francisco de Assis é tudo isso, porque, como já li, foi o Santo, cuja vida mais se pareceu com a de Jesus Cristo, na Terra.

Anónimo disse...

S. Francisco de Assis é tudo isso, porque, como já li, foi o Santo, cuja vida mais se pareceu com a de Jesus Cristo, na Terra.