domingo, 18 de agosto de 2024

A santificação do Domingo e a obrigação da Santa Missa

O 3º Mandamento da Lei de Deus consiste em: Santificar os Domingos e festas de guarda. A Santificação do Domingo, o dia em que Jesus Cristo ressuscitou dos mortos, faz-se dedicando esse dia de modo especial a Deus, agradecendo-Lhe o amor com que nos criou e nos salvou.

Dedicar este dia a Deus implica não trabalhar. Deus descansou depois de ter terminado a criação e abençoou e santificou esse dia (Gn 2, 3). 

Santificar este dia implica ir à Missa, o maior acto de culto que o homem pode oferecer a Deus. A Missa é a renovação incruenta do sacrifício da cruz, através do qual Jesus Cristo nos salvou, nos resgatou do pecado e da submissão ao diabo.

Ir à Missa aos Domingos e dias santos de guarda é um dos 5 preceitos da Igreja; os mínimos necessários para que nos possamos assumir como católicos.

E se não há Missa? Uma das prudentes máximas que a Igreja sempre usou é que ninguém é obrigado ao impossível. A maioria dos canonistas defende que um fiel está obrigado a ir à Missa se existe uma Missa católica a menos de 1 hora de carro do local onde se encontra. Caso exista a 3 horas ou 4 horas é uma coisa óptima e uma grande prova de amor que aquele fiel faça esse sacrifício para ir à Missa. Mas não está obrigado a isso, isto é, não peca se não o fizer.

No entanto, mesmo que não lhe seja possível ir à Missa, continua obrigado a santificar o Domingo: não trabalhando e rezando mais do que nos outros dias; especialmente durante o tempo que tinha guardado para ir à Missa. Ainda que nada possa substituir por inteiro o assistir à Santa Missa, quando o Céu que desce à Terra. É também um dia que deve ser dedicado à família, se possível também com tempos de oração em família.

A Deus é devido todo o nosso louvor e todo o arrependimento dos nossos pecados e das nossas misérias. Como disse o profeta David no Salmo 50: "Não desprezareis, Senhor, um coração humilhado e contrito."


blogger

2 comentários:

Anónimo disse...

Ai meu Deus, como todas estas advertências estão desatualizadas, infelizmente!
Hoje, domingo é sinônimo de diversão, e nem mesmo os que se dizem crentes vêem a Missa como prioridade.
Se até se fazem as catequeses em dias de semana, para que, ao domingo, haja tempo para tudo, menos louvar o Senhor...
E é para quem quer!
A preocupação é cumprir o preceito.
A Igreja tanto nivelou por baixo, facilitando tudo, que acabou por TUDO perder. Em vez de criar mais responsabilidade, através duma forte sensibilização Espiritual, foi abrindo brecha aqui, brecha ali....ao ponto de deixar que todos fugissem.
Que Deus nos ajude a regressar às origens.

Anónimo disse...

que artigo maravilhoso! a santa missa é o maior culto que podemos oferecer a Deus.