Exibunt
angeli, et separabunt malos de medio iustorum — “Sairão os anjos e separarão os
maus do meio dos justos.” (Mat 13, 49)
Sumário.
Quando todos os homens estiverem reunidos no vale de Josafá, virão os anjos
separar os réprobos dos escolhidos. Estes ficarão à direita e aqueles serão,
para sua confusão, impelidos para a esquerda. Oh, que triste separação! Meu
irmão, de que lado nos acharemos nesse dia? À direita com os escolhidos, ou à
esquerda com os condenados? Se quisermos estar à direita, deixemos o caminho
que conduz à esquerda.
Assim que os homens tiverem
ressuscitado, ser-lhes-á intimado que se dirijam todos ao vale de Josafá, para
serem julgados. Quando todos estiverem ali reunidos, virão os anjos e separarão
os réprobos dos escolhidos: Exibunt angeli, et separabunt malos de
medio iustorum. Os justos ficarão à direita, e os condenados serão
impelidos para a esquerda. — Que mágoa não sentiria quem fosse banido da
sociedade ou da Igreja! Mas que dor muito maior não sentirá, quando se vir
expulso da companhia dos Santos! Unus assumetur, et alter
relinquetur (1) — “Um será tomado, e outro será desprezado”. Diz São
Crisóstomo que, se os réprobos não tivessem outra pena a sofrer, esta confusão
já seria para eles um suplício infernal.
Actualmente no mundo são
julgados felizes os príncipes e os ricos; e são desprezados os santos que vivem
na pobreza e humildade. Ó cristãos fiéis, vós que amais a Deus, não vos
aflijais porque neste mundo viveis desprezados e em tribulações: Tristitia
vestra vertetur in gaudium (2) “A vossa tristeza se há de converter em
alegria”. Então se dirá que vós sois os verdadeiros felizes, e tereis a honra
de ser proclamados os cortesãos da corte de Jesus Cristo.
Que brilhante figura não
fará então um São Pedro de Alcântara, que foi vilipendiado como apóstata! Um
São João de Deus, que foi tratado como insensato! Um São Pedro Celestino, que
morreu numa prisão depois de ter abdicado o papado! Que honra
receberão então tantos mártires, cruciados aqui pelos algozes! Tunc
laus erit unicuique a Deo (3) — “Então cada um terá de Deus o louvor”.
Que horrível figura, pelo contrário, não fará um Herodes, um Pilatos, um Nero,
e tantos outros grandes da terra, agora condenados! — Ó partidários do mundo,
espero-vos no vale de Josafá. Aí mudareis sem dúvida de sentimentos; aí
deplorareis a vossa loucura. Infelizes! Por uma curta aparição no teatro deste
mundo, tendes de fazer depois o papel de condenados na tragédia do juízo final.
Os escolhidos serão colocados à direita, ou antes, segundo o que
diz o Apóstolo, para sua maior glória, serão elevados aos ares sobre as nuvens,
para irem com os anjos ao encontro de Jesus Cristo, que deve vir do céu: Rapiemur
cum illis in nubibus, obviam Christo in aera (4) — “Seremos
arrebatados com eles nas nuvens ao encontro de Cristo”. E os condenados, como
um rebanho de cabritos destinados ao matadouro, serão impelidos para a
esquerda, esperando pelo Juiz, que virá pronunciar publicamente a condenação de
todos os seus inimigos. — Meu irmão, de que lado nos acharemos nós nesse dia? À
direita com os escolhidos, ou à esquerda com os réprobos?
Ó meu amado Redentor, ó Cordeiro de Deus, que viestes ao mundo,
não para castigar, mas para perdoar os pecados: ah! Perdoai-me sem demora,
antes que chegue o dia em que deveis ser meu Juiz. Se eu então viesse a
perder-me, à vossa vista, ó doce Cordeiro, que me tendes aturado com tanta
paciência, a vossa vista seria o inferno do meu inferno. Ah! Perdoai-me,
repito, sem demora. Com o socorro da vossa mão misericordiosa, fazei-me sair do
precipício onde me fizeram cair os meus pecados. Arrependo-me, ó soberano Bem,
de Vos ter ofendido tantas vezes. Amo-Vos, ó meu Juiz, que tanto me haveis
amado.
Suplico-Vos pelos méritos
da vossa morte, que me deis uma graça tão eficaz, que me torne de pecador em
santo. Prometestes atender a quem Vos roga: Clama ad me et exaudiam te (5)
— “Clama por mim e Eu te atenderei”. Não Vos peço bens terrenos; peço-Vos a
vossa graça, o vosso amor e nada mais. Atendei-me, ó meu Jesus, pelo amor que
me dedicastes morrendo por mim na cruz. Meu amado Juiz, sou um culpado, mas um
culpado que Vos ama mais que a si próprio. Tende piedade de mim! — Maria, minha
Mãe, vinde depressa em meu auxílio, agora que me podeis ainda socorrer. Não me
abandonastes quando vivia esquecendo-me de vós e de Deus. Socorrei-me, já que
estou resolvido a servir-vos sempre e a nunca mais ofender a meu Senhor. Ó
Maria, vós sois a minha esperança. (II 114)
Santo Afonso in Meditações: Para todos os Dias e Festas do Ano
(Tomo I)
1. Mat 24, 40
2. Jo 16, 20
3. 1Cor 4, 5
4. 1Tes 4, 17
5. Jer 33, 3
3 comentários:
Bom, explique por favor. Passaram 2000 anos e niente. Que saiba, Santo Inácio de Antioquia ia alegre para oprato das feras porque não tardava.
Entretanto vejo por aí uma tese, que o na tv defendida pelo padre pinto de magal5, sj, e de que não guardo boa memória: a ressurreição começa com a morte, ou coisa que o valha. Não há fim do mundo, juizo final.
Segundo o que entendi, sobre.o que me ensinaram, já os primeiros Cristãos pensavam e preparavam afincadamente a Segunda Vinda de Jesus, como Juiz.
Porém, o tempo de Deus não é o nosso.
Para Deus, mil anos são um sopro.
Assim, há que esperar e interpretar os Sinais dos tempos, que hoje estão cada vez mais evidentes e o principal é a grande confusão e a Apostasia da atual Igreja.
Contudo, diz- se também, que, segundo as Profecias, o que está prestes a acontecer somente será uma Purificação do mundo atual e da Igreja, para que o Evangelho seja ensinado a todos os Povos.
E só depois será o tal fim!
E, aí, o Juízo Final com a tal separação definitiva do trigo do joio, como está no texto de cima, e a Ressurreição dos corpos e a sua união às respetivas almas, que já possam já estar em Deus, ou não.
Antes disso, todos os que morrem também já têm o Juízo Particular, que os pode levar para junto de Deus ou não, mas somente em Espírito, alma.
2Pedro 3:8-9 e Hebreus 11:1
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