segunda-feira, 21 de julho de 2025

Anjo de Portugal

No calendário antigo hoje é dia do Anjo da Guarda de Portugal. A nação portuguesa é a única que tem culto público ao seu Anjo da Guarda.
 
A devoção ao Anjo da Guarda existe praticamente desde o início de Portugal e espalhou-se de tal maneira que o Rei D. Manuel pediu ao Papa Leão X a possibilidade de culto público e assim foi, no início do séc. XVI. A festa ao Anjo Custódio de Portugal e suas Províncias Ultramarinas passou a celebrar-se no III Domingo de Julho e era de tal maneira importante que deveria igualar, em honras, a Solenidade do Corpo de Deus.

Algures no tempo, a festa foi fixada a 21 de Julho. Mais tarde, durante o Estado Novo (1952), passou para 10 de Junho. Ainda assim, algumas vilas em Portugal e no Brasil continuam a ter festas dedicadas ao Anjo Custódio por volta de dia 21 de Julho.

Desde o início que o Anjo da Guarda de Portugal é tido como sendo São Miguel Arcanjo, o Anjo do combate a Satanás e aos espíritos malignos.

São Miguel Custódio de Portugal, rogai por nós.


blogger

1 comentário:

Anónimo disse...

Tão abençoados que nós, portugueses, somos!
E, mesmo assim, ainda tentam denegrir a nossa História...
Esse bando de políticos sem Fé , e dos quais alguns ainda se intitulam Católicos, deveria ler e meditar na riqueza espiritual dos nossos antepassados e, em vez de os menosprezarem, ou mesmo enxovalhar os seus feitos, deveriam, sim, agradecer a Deus pela sua dedicação e amor à Pátria, que não se resumiam apenas aos bens terrenos: eles, sobretudo" acreditavam" que , para além de nós, existe Alguém, que tudo comanda e é sempre Fiel, mesmo quando não merecemos!
Daí, termos recebido a grande predileção do Céu: "...a Fé desaparecerá da face da Terra, mas manter- se- a, sempre, em Portugal..."
Obrigada, Mãe! Converte os corações arrogantes e continua a cobrir- nos com o Teu Manto Protetor!
Anjo Custódio de Portugal, rogai por nós!