A Festa de 'Corpus Christi' foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 11 de Agosto de 1264 com a bula 'Transiturus'. O Papa pediu a vários teólogos que escrevessem hinos de louvor ao Santíssimo Sacramento, para a festa do Santíssimo Corpo e Sangue do Senhor que ia começar a ser celebrada por toda a Igreja.
S. Tomás de Aquino foi o primeiro a apresentar os seus hinos. Isto foi o suficiente para que mais nenhum teólogo quisesse apresentar outros hinos, dada a enorme beleza dos hinos de S. Tomás. Entre estes textos estavam os famosos: Adoro Te Devote, Pange Lingua e também o hino Lauda Sion Salvatorem.
Este último é cantado na na Sequência (antes do Evangelho) da Santa Missa da solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue do Senhor.
Aqui fica o texto original de S. Tomás, bem como a sua tradução. Um verdadeiro exemplo de como a liturgia faz brilhar a doutrina Católica em todo o seu esplendor.
Texto Latino
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Tradução em português
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Lauda Sion Salvatórem
Lauda ducem et pastórem
In hymnis et cánticis.
Quantum potes, tantum
aude:
Quia major omni laude,
Nec laudáre súfficis.
Laudis thema speciális,
Panis vivus et vitális,
Hódie propónitur.
Quem in sacræ mensa
cœnæ,
Turbæ fratrum duodénæ
Datum non ambígitur.
Sit laus plena, sit
sonóra,
Sit jucúnda, sit decóra
Mentis jubilátio.
Dies enim solémnis
ágitur,
In qua mensæ prima
recólitur
Hujus institútio.
In hac mensa novi
Regis,
Novum Pascha novæ
legis,
Phase vetus términat.
Vetustátem nóvitas,
Umbram fugat véritas,
Noctem lux elíminat.
Quod in cœna Christus
gessit,
Faciéndum hoc expréssit
In sui memóriam.
Docti sacris
institútis,
Panem, vinum, in
salútis
Consecrámus hóstiam.
Dogma datur
Christiánis,
Quod in carnem transit
panis,
Et vinum in sánguinem.
Quod non capis, quod
non vides,
Animósa firmat fides,
Præter rerum ordinem.
Sub divérsis speciébus,
Signis tantum, et non
rebus,
Latent res exímiæ.
Caro cibus, sanguis
potus:
Manet tamen Christus
totus,
Sub utráque spécie.
A suménte non concísus,
Non confráctus, non
divísus:
Integer accípitur.
Sumit unus, sumunt
mille:
Quantum isti, tantum
ille:
Nec sumptus consúmitur.
Sumunt boni, sumunt
mali:
Sorte tamen inæquáli,
Vitæ vel intéritus.
Mors est malis, vita
bonis:
Vide paris sumptiónis
Quam sit dispar éxitus.
Fracto demum
Sacraménto,
Ne vacílles, sed
memento,
Tantum esse sub
fragménto,
Quantum toto tégitur.
Nulla rei fit scissúra:
Signi tantum fit
fractúra:
Qua nec status nec
statúra
Signáti minúitur.
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Louva, Sião, o
Salvador,
Louva o guia e o pastor
Com hinos e cânticos.
Quantos possas, tanto
ouses,
Porque está acima de
todo o louvor
E nunca o louvarás
suficientemente.
É-nos hoje proposto um
tema
Especial de louvor:
O pão vivo que dá a
vida.
O pão que na mesa da
sagrada ceia
Foi distribuído aos
doze,
Como nos foi dado sem
ambiguidades.
Ressoem pois os
louvores, sonoros,
Cheios de amor. Seja
formosa e jovial
A alegria das almas.
Porque celebramos o dia
solene
Que nos recorda a
instituição
Desde banquete.
Na mesa do novo Rei,
A Páscoa da Nova Lei
Põe fim à Páscoa
antiga.
O rito novo rejeita o
velho,
A realidade dissipa as
sombras
Como o dia dissipa a
noite.
O que o Senhor fez na
ceia
Mandou-no-lo fazer
Em sua memória.
E nós intruídos pelo
mandado divino
Consagramos o pão e o
vinho
Em hóstia de salvação.
É dogma de fé para os
cristãos
Que o pão se converte
na carne
E o vinho no sangue do
Salvador.
O que não compreendes
nem vês,
Diz-to a fé viva; porque
se opera
Fora das leis naturais.
Debaixo de espécies
diferentes,
Que são apenas sinais
exteriores,
Ocultam-se realides
sublimes.
O pão é comida, e o
vinho é bebida;
Mas debaixo de cada uma
das espécies
Cristo está totalmente.
E quem o recebe não o
parte
Nem divide, mas
recebe-o
Todo inteiro.
Quer o recebam mil,
quer um só,
Todos recebem o mesmo,
Nem recebendo-o podem
consumi-lo.
Recebem-no os bons e os
maus igualmente,
Porém com efeitos
diversos:
Os bons para vida e
maus para morte.
Morte para os maus e
vidas para os bons:
Consideremos como são
diferentes os efeitos
Que produz o mesmo
alimento.
Quando a hóstia é
dividida,
Não vacile a tua fé
porque o Senhor
encontra-se sempre todo
debaixo
do pequeno fragmento ou
da hóstia inteira.
Nenhuma coisa a pode
dividir:
apenas os sinais foram
divididos
sem a menor alteração
da realidade divina que esses mesmos sinais significam.
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Quem estiver interessado em cantar:
2 comentários:
Pode explicar-me porque o texto da sequência da Solenidade em uso é o seguinte e não o que refere? Obrigado.
SEQUÊNCIA DA SOLENIDADE DO SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO
Terra, exulta de alegria,
Louva o teu pastor e guia,
Com teus hinos, tua voz.
Quanto possas tanto ouses,
Em louvá-l’O não repouses:
Sempre excede o teu louvor.
Hoje a Igreja te convida:
O pão vivo que dá vida
Vem com ela celebrar.
Este pão – que o mundo creia –
Por Jesus na santa Ceia
Foi entregue aos que escolheu.
Eis o pão que os Anjos comem
Transformado em pão do homem;
Só os filhos o consomem:
Não será lançado aos cães.
Em sinais prefigurado,
Por Abraão imolado,
No cordeiro aos pais foi dado,
No deserto foi maná.
Bom pastor, pão da verdade,
Tende de nós piedade,
Conservai-nos na unidade,
Extingui nossa orfandade
E conduzi-nos ao Pai.
Aos mortais dando comida,
Dais também o pão da vida:
Que a família assim nutrida
Seja um dia reunida
Aos convivas lá do Céu.
E porque falam os naturalistas de uma estupenda serpente, segundo palavras do Pdr. Nieremberg que não duvidava em citá-la nas suas reflexões sobre o Corpo de Jesus Cristo? Dão-lhe o nome de Anfisbena, que tem duas cabeças, e é de tal natureza, que por uma vomita veneno e pela outra saudável antídoto contra ele. Adianta o Pdr. Silveira Malhão no seu sermão sobre o SSmo. Sacramento, que esta analogia tem por base o respeito com que devemos receber o SS.mo.: "...o Corpo de Jesus Cristo também mata, e vivifica: encerra veneno mortal, e antídoto salvífico, segundo S. Tomás.- Mors est malis, vita bonis. - Ele mata: -todo aquele, (diz o Apóstolo) que come e bebe indignamente o corpo, e sangue de Jesus Cristo, come, e bebe o próprio juízo!- Ele vivifica: - Todo aquele, diz o evangelista S. João, todo aquele que come a minha carne, e bebe o meu sangue, tem segura a vida eterna..."
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