domingo, 9 de novembro de 2014

Obrigado Cardeal Burke

Este senhor é o Cardeal Raymond Burke e foi, até ontem, o Prefeito (o chefe) do Tribunal da Assinatura Apostólica (o tribunal maior da Santa Sé, onde vão parar os últimos recursos). É um grande canonista e o seu trabalho à frente desse Tribunal foi impecável ao longo destes anos.

O Cardeal vai agora deixar o Vaticano para passar a ser o patrono da Ordem de Malta, um cargo honorífico normalmente reservado a cardeais em fim de carreira. Burke ainda é novo, tem “apenas” 66 anos.

No dia seguinte à canonização do Papa João Paulo II fui ao seu escritório, com mais 20 jovens portugueses, e é indescritível a gentileza com que nos recebeu, a riqueza das palavras que nos dirigiu e a paciência com que respondeu às inúmeras perguntas daquela gente toda.

Há duas semanas vi-o a atravessar a Praça de São Pedro. Era acompanhado por um círculo gigante de pessoas que o rodeava para lhe contar coisas, talvez problemas das suas vidas, para lhe fazer perguntas ou simplesmente para tirar fotografias com ele. E o Cardeal, com perseverança e um sorriso, a todos atendia.

Em Roma existe uma Marcha pela Vida todos os anos em Maio. É preparada com bastante antecedência, começa a ser publicitada em Novembro do ano anterior, e já todos sabem quando é. Obviamente, sendo em Roma, são convidados todos os prelados que se encontram por cá.

Apesar da marcha ser sempre num Domingo de manhã - quando supostamente ninguém trabalha - dos inúmeros cardeais e bispos que vivem nesta cidade, o Cardeal Burke foi o ÚNICO que estava na marcha para defender a vida dos bebés inocentes que são abortados.

Não sei o que é que isto diz da nossa Igreja mas sei muito bem o que diz deste grande Cardeal (como lhe chamou há poucos dias o Papa Bento XVI).

João Silveira

Aqui fica uma petição para quem quiser agradecer o seu trabalho na Cúria: Obrigado Cardeal Burke


blogger

3 comentários:

Anónimo disse...

Mi pare un giusto apprezzamento per chi stima la persona e soprattutto apprezza il suo pensiero.

Io rispetto la persona.
Pero non seguo il suo pensiero!

Peccato...?!



Anónimo disse...

Não percebo o porquê de ter apagado o comentário que fiz ontem de madrugada.

Este cardeal está desalinhado com as orientações cristãs.

Pensei que este blog fosse aberto à discussão de ideias.

Posso saber o porquê de ter retirado o meu comentário?

João Silveira disse...

Caro Anonimo,

Ninguém apagou nenhum comentario deste post, provavelmente ter-se-a enganado no sitio onde comentou.

A discussao de ideias fica um pouco limitada quando o comentario é anonimo, nao concorda?