Os pecados contra o Santíssimo Sacramento
e a necessidade de uma cruzada de reparação
eucarística
D. Athanasius Schneider
Nunca houve um tempo na história da Igreja em
que o Santíssimo Sacramento tenha sofrido abusos e ofensas tão assustadores e
sérios quanto os infligidos nas últimas cinco décadas, especialmente desde a
autorização oficial e a aprovação papal em 1969 da prática da comunhão na mão.
Esses abusos são ainda mais agravados pela prática generalizada em muitos
países quando os fiéis, sem terem recebido o sacramento da penitência durante
muitos anos, recebem, no entanto, regularmente a Comunhão.
A gravidade dos abusos da Santa Eucaristia é
confirmada na admissão à Santa Comunhão de casais que vivem em estado público e
objectivo de adultério, violando assim os seus laços matrimoniais sacramentais
válidos e indissolúveis, como no caso dos chamados “divorciados e novamente
casados”. Em algumas regiões, essa admissão à comunhão foi oficialmente
aprovada com normas específicas e, no caso da região de Buenos Aires na
Argentina, essas normas foram até ratificadas pelo Papa. Além desses abusos, a
prática de admissão oficial à Santa Comunhão também é verificada para cônjuges
protestantes de casamentos mistos, por exemplo, em algumas dioceses da
Alemanha.
Dizer que o Senhor não está a sofrer por
causa dos ultrajes perpetrados contra Ele no Santíssimo Sacramento pode
levar-nos a minimizar as enormes atrocidades cometidas. Algumas pessoas dizem:
Deus ofende-Se com o abuso do Santíssimo Sacramento, mas o Senhor não sofre
pessoalmente. Essa é, no entanto, uma visão teológica e espiritualmente muito
estreita. Embora Cristo esteja agora em seu estado glorioso e, portanto, já não
esteja sujeito ao sofrimento humano, Ele é, no entanto, afectado e tocado no
Seu Sagrado Coração pelos abusos e ultrajes cometidos contra a Sua Divina
Majestade e contra o Seu amor infinito no Santíssimo Sacramento. Nosso Senhor
expressou a alguns santos as suas queixas e tristeza pelos sacrilégios e
ultrajes com que os homens O ofendem. Podemos entender essa verdade com as
palavras que o Senhor dirige a Santa Margarita Maria de Alacoque, como o Papa
Pio XI as relata na sua encíclica Miserentissimus Redemptor:
“Quando Jesus Cristo aparece a Santa
Margarida Maria, manifestando-lhe a infinidade do Seu amor, juntos, como se
estivesse entristecido, queixa-se de tantos ultrajes que recebe dos homens por
estas palavras que teriam que ser gravadas em almas piedosas para que nunca
fossem esquecidas: «Aqui está este coração que amou tanto os homens e os encheu
de tantos benefícios e que, em preço de seu amor infinito, não encontra
gratidão, mas ultrajes, às vezes até mesmo daqueles que são obrigados a amá-lo
com amor especial.»”
O Frei Michel de la Sainte Trinité deu uma
explicação teológica profunda do significado do "sofrimento" ou
"tristeza" de Deus por causa das ofensas que os pecadores cometem
contra Ele:
“Este “sofrimento”, esta "tristeza"
do Pai Celestial ou de Jesus desde a sua Ascensão devem ser entendidos de
maneira analógica. Eles não sofrem passivamente como nós, mas, pelo contrário,
são livremente escolhidos como expressão máxima da sua misericórdia para com os
pecadores chamados à conversão. Eles são apenas uma manifestação do amor de
Deus pelos pecadores, um amor que é soberanamente livre e gratuito e que não é
irrevogável.” (cf. Toda a verdade sobre Fátima, vol. I 1311-1312).
Este significado espiritual análogo da
"tristeza" ou "sofrimento" de Jesus no mistério eucarístico
é confirmado pelas palavras do Anjo em sua aparição em 1916 aos pastorinhos de
Fátima e especialmente pelas palavras e exemplo da vida de São Francisco Marto.
As crianças foram convidadas pelo anjo para reparar as ofensas contra Jesus
sacramentado e consolá-lo, como podemos ler nas Memórias da Irmã Lúcia:
“Estando, pois, aí, apareceu-nos pela
terceira vez, trazendo na mão um cálix e sobre ele uma Hóstia, da qual
caíam, dentro do cálix, algumas gotas de sangue. Deixando o cálix e a
Hóstia suspensos no ar, prostrou-se em terra e repetiu três vezes a oração:
– Santíssima Trindade, Padre, Filho, Espírito Santo… Depois, levantando-se,
tomou de novo na mão o cálix e a Hóstia e deu-me a Hóstia a mim e o que
continha o cálix deu-o a beber à Jacinta e ao Francisco, dizendo, ao mesmo
tempo: – Tomai e bebei o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo horrivelmente
ultrajado pelos homens ingratos. Reparai os seus crimes e consolei o vosso
Deus.” (Memórias da Irmã Lúcia I, Fátima 2007, pp. 170-171)
Relatando a terceira aparição em 13 de julho
de 1917, a Irmã Lúcia sublinhou como Francisco percebeu o mistério de Deus e a
necessidade de consolá-lo por causa das ofensas dos pecadores:
“O que mais o impressionava ou absorvia
era Deus, a Santíssima Trindade, nessa luz imensa que nos penetrava no mais
íntimo da alma. Depois, dizia: – Nós estávamos a arder, naquela luz que é
Deus, e não nos queimávamos. Como é Deus!!! Não se pode dizer! Isto sim,
que a gente nunca pode dizer! Mas que pena Ele estar tão triste! Se eu O
pudesse consolar” (Memórias da Irmã Lúcia I, Fátima 2007, p. 145)
A Irmã Lúcia escreveu como Francisco percebeu
a necessidade de consolar Deus, que ele entendia "triste" por causa
dos pecados dos homens:
Um dia perguntei-lhe: “Francisco, tu, de
que gostas mais: de consolar a Nosso Senhor ou converter os pecadores, para que
não (vão) fossem mais almas para o inferno? – Gostava mais de consolar a
Nosso Senhor. Não reparaste como Nossa Senhora, ainda no último mês, se pôs
tão triste, quando disse que não ofendessem a Deus Nosso Senhor que já está
muito ofendido? Eu queria consolar a Nosso Senhor e depois converter os
pecadores, para que não O ofendessem mais” (Memórias da Irmã Lúcia
I, Fátima 2007, p. 155)
Nas suas orações e na oferta de seus
sofrimentos, São Francisco Marto tinha como prioridade a intenção de
"consolar o Jesus escondido", isto é, o Senhor Eucarístico. A Irmã
Lúcia relatou estas palavras de Francisco, que ele lhe disse: “Olha:
vai à Igreja e dá muitas saudades minhas a Jesus escondido. Do que tenho mais
pena é de não poder já ir a estar uns bocados com Jesus escondido. Mas
primeiro ofereço para
consolar a Nosso Senhor, a Nossa Senhora e depois, então, é que ofereço por os pecadores e por o Santo Padre.” (Memórias da Irmã Lúcia I, Fátima 2007, p. 156)
Jesus Cristo continua misteriosamente a sua
paixão no Getsémani ao longo dos séculos, no mistério da sua Igreja e também no
mistério eucarístico, o mistério do seu imenso amor. É conhecida esta expressão
de Blaise Pascal: “Jesus ficará em agonia até o fim do mundo. Não devemos
dormir durante esse tempo”. (Pensées, n. 553) O cardeal Karol Wojtyla
deixou-nos uma profunda reflexão sobre o mistério dos sofrimentos de Cristo no
Getsémani, que, em certo sentido, continuam na vida da Igreja. O cardeal
Wojtyla também falou sobre o dever da Igreja de consolar Cristo:
“E agora a Igreja procura recuperar aquela
hora no Getsémani - a hora perdida por Pedro, Tiago e João - para compensar a
falta de companhia do Mestre que aumentou o sofrimento da sua alma. O desejo de
compensar essa hora tornou-se uma verdadeira necessidade de muitos corações,
especialmente para aqueles que vivem tão plenamente quanto possível o mistério
do Coração Divino. O Senhor Jesus permite-nos encontrá-lo a essa hora e
convida-nos a compartilhar a oração do seu coração. Diante de todas as
provações pelas quais o homem e a Igreja precisam passar, há uma necessidade
constante de retornar ao Getsémani e empreender essa participação na oração de
Cristo, nosso Senhor.” (Sinal de contradição, capítulo 17, "A
oração no Getsémani")
Jesus Cristo, no mistério eucarístico, não é
indiferente e insensível ao comportamento que os homens Lhe mostram neste
sacramento de amor. Cristo está presente neste sacramento também com a sua
alma, que está hipostaticamente unida à sua Pessoa Divina. O teólogo romano
Antonio Piolanti apresentou uma sólida explicação teológica a esse respeito.
Embora o Corpo de Cristo na Eucaristia não pudesse ver ou sentir com os
sentidos o que está acontece ou o que é dito no lugar da sua presença
sacramental, Cristo na Eucaristia "ouve tudo e vê com conhecimento
superior". Piolanti então cita o cardeal Franzelin:
"A santa humanidade de Cristo vê todas
as coisas em si mesma em virtude do infinito conhecimento infuso do Redentor da
humanidade, do Juiz dos vivos e dos mortos, do Primogénito de todas as
criaturas, do centro de toda a história celestial e terrestre. Todos esses
tesouros da visão beatífica e do conhecimento infuso estão certamente na Alma
de Cristo, na mesma medida em que estão presentes na Eucaristia. Além dessas
razões, por outro título especial, assim como a alma de Cristo está formalmente
na Eucaristia, para o próprio objectivo da instituição do mistério, ela vê
todos os corações dos homens, todos os pensamentos e afectos, todas as virtudes
e todos os pecados, todas as necessidades de toda a Igreja e dos seus membros
individuais; as obras, as ansiedades, as perseguições, os triunfos - numa
palavra, toda a vida interna e externa da Igreja, sua Esposa, alimentada com a
sua carne e o seu precioso Sangue. Assim, para um título triplo (se é que
podemos dizer), Cristo no Santíssimo Sacramento vê e de certa maneira divina
percebe todos os pensamentos e afectos, a adoração, as homenagens e também os
insultos e pecados de todos os homens em geral, de todos os seus fiéis
especificamente e os seus sacerdotes em particular; Ele percebe homenagens e
pecados que se referem directamente a este inefável mistério do amor”. (De Eucharistia, pp. 199-200, citado em Il Mistero
Eucaristico, Firenze 1953, pp. 225-226)
Um dos maiores apóstolos da Eucaristia nos
tempos modernos, São Pedro Julião Eymard, deixou-nos as seguintes profundas
reflexões sobre os efeitos do amor sacrificial de Cristo na Eucaristia:
“Ao instituir o seu sacramento, Jesus
perpetuou os sacrifícios da Sua paixão ... Ele estava familiarizado com todos
os novos Judas; ele contou-os entre os seus, entre os seus filhos amados. Mas
nada disso poderia detê-lo. Ele queria que o seu amor fosse além da ingratidão
e malícia do homem; ele queria sobreviver à malícia sacrílega do homem. Ele
sabia de antemão a tibieza dos seus seguidores: conhecia a minha tibieza; Ele
sabia quão pouco fruto obteríamos da Sagrada Comunhão. Mas Ele queria amar da
mesma maneira, amar mais do que era amado, mais do que aquilo que o homem
poderia retribuir. Existe algo mais? Mas não é nada ter adoptado esse estado de
morte quando se tem a plenitude da vida, uma vida glorificada e sobrenatural?
Não é nada para ser tratado e considerado morto? Nesse estado de morte, Jesus
não tem beleza, movimento ou defesa; é envolto na espécie sagrada como uma
mortalha e colocado no tabernáculo como uma sepultura. No entanto, está lá; Ele
vê tudo e ouve tudo. Ele submete-se a tudo como se estivesse morto. O seu amor
projecta um véu sobre o seu poder, sobre a sua glória, nas mãos, nos pés, no
rosto formoso e nos lábios sagrados; escondeu tudo. Ele apenas deixou o seu
coração para nos amar e a sua condição de vítima para interceder por nós”.
(A Presença Real: O Santíssimo Sacramento não é Amado!, III)”
São Pedro Julião Eymard escreveu a seguinte
profissão comovente e quase mística do amor eucarístico de Cristo, com um
ardente apelo à reparação eucarística:
“O coração que suportou os sofrimentos com
tanto amor está aqui no Santíssimo Sacramento; ele não está morto, mas vivo e
activo; não é insensível, mas ainda mais carinhoso. Jesus já não pode sofrer: é
verdade; mas, infelizmente, o homem ainda pode se tornar culpado de ingratidão
monstruosa. Vemos cristãos que desprezam Jesus no Santíssimo Sacramento e
mostram desprezo pelo coração que os amou tanto e que consome amor por eles.
Para desprezá-lo, alegremente, aproveitam-se do véu que O oculta. Eles
insultam-No com as suas irreverências, pensamentos pecaminosos e olhares
criminosos na presença d'Ele. Para expressar o seu desprezo por Ele, aproveitam-se
da sua paciência, da bondade que tudo sofre em silêncio, como aconteceu com o
soldado ímpio de Caifás, Herodes e Pilatos. Eles blasfemam sacrílegamente
contra o Deus da Eucaristia. Eles sabem que o seu amor O deixa sem palavras.
Eles crucificam-No mesmo nas suas almas culpadas. Eles recebem-No. Eles
atrevem-se a pegar esse coração vivo e amarrá-lo a um cadáver imundo. Eles
atrevem-se a entregá-lo ao diabo que é seu senhor! Não! Nem mesmo nos dias da
sua paixão Jesus recebeu tantas humilhações como no seu Santíssimo Sacramento!
A terra para Ele é um calvário de ignominias. Na sua agonia, procurou alguém
para confortá-lo; na cruz, pediu a alguém que compartilhasse as suas aflições.
Hoje, mais do que nunca, devemos expiar e reparar a honra do adorável Coração
de Jesus. Vamos esbanjar a nossa adoração e o nosso amor pela Eucaristia. Ao
coração de Jesus que vive no Santíssimo Sacramento seja dada honra, louvor,
adoração e poder real para todo o sempre!” (A Presença Real. O Sagrado
Coração de Jesus, III)
Na sua última encíclica Ecclesia de
Eucharistia, o Papa João Paulo II nos deixou reflexões luminosas com as
quais destacou a extraordinária santidade do mistério eucarístico e o dever dos
fiéis de tratar este sacramento com a máxima reverência e ardente amor. De
todas as suas exortações, essa afirmação se destaca: “Não há perigo de exagerar
no cuidado que lhe dedicamos, porque, «neste sacramento, está condensado todo o
mistério da nossa salvação»” (São Tomás de Aquino, Summa Theologiae, III, q.
83, a. 4c). ” (n. 61)
Seria uma medida pastoralmente urgente e
espiritualmente frutuosa para a Igreja estabelecer em todas as dioceses do
mundo um "Dia de reparação pelos crimes contra a Santíssima
Eucaristia". Esse dia poderia ser a Oitava dia da festa de Corpus
Christi. O Espírito Santo dará graças especiais de renovação à Igreja em
nossos dias quando, e somente quando, o Corpo Eucarístico de Cristo será
adorado com todas as honras divinas, amado, cuidadosamente tratado e defendido
como realmente o Santo dos Santos. Santo Tomás de Aquino diz no hino Sacris
sollemniis: “Ó Senhor, visitai-nos na medida em que nós Vos veneramos neste
sacramento.” (sic nos Sua visita, sicut Te colimus) E podemos dizer sem
dúvida: Ó Senhor, Vós nos visitareis na Vossa Igreja em nossos dias, na medida
em que a prática moderna da Comunhão nas mãos retrocede e na medida em que Vos
oferecemos actos de reparação e amor.
Na actual chamada "Emergência Pandémica
COVID-19", os horríveis abusos do Santíssimo Sacramento aumentaram ainda
mais. Muitas dioceses em todo o mundo ordenaram a Comunhão na mãos e, nesses
lugares, o clero, de uma maneira muitas vezes humilhante, nega aos fiéis a
possibilidade de receber o Senhor de joelhos e em boca, demonstrando um
clericalismo deplorável e exibindo o comportamento de neopelagianos rígidos.
Além disso, em alguns lugares, o adorável Corpo Eucarístico de Cristo é
distribuído pelo clero e recebido pelos fiéis com luvas domésticas ou
descartáveis. O tratamento do Santíssimo Sacramento com luvas apropriadas para
o tratamento do lixo é um abuso eucarístico indescritível.
Em vista dos horríveis maus tratos de Nosso
Senhor Eucarístico - que é continuamente pisoteado por causa da Comunhão na
mão, durante a qual pequenos fragmentos da Santa Hóstia quase sempre caem no
chão; em vista do facto que o Corpo do Senhor é tratado de maneira minimalista,
privado do sagrado, tratado como uma bolacha ou como lixo pelo uso de luvas de
uso doméstico - nenhum bispo, sacerdote ou fiel fiel católico pode permanecer
indiferente e ficar simplesmente a assistir.
Deve ser iniciada uma cruzada mundial de
reparação e consolo do Senhor Eucarístico. Como medida concreta para oferecer
ao Senhor Eucarístico os urgentemente necessários actos de reparação e consolo,
cada católico pode prometer oferecer pelo menos uma hora inteira de adoração
eucarística mensalmente, seja diante do Santíssimo Sacramento no tabernáculo ou
diante do Santíssimo Sacramento exposto no ostensório. A Escritura Sagrada diz:
"Onde abundaram os pecados, a graça abundou mais" (Rom. 5, 20) e
podemos acrescentar de maneira análoga: "Onde abundam os abusos
eucarísticos, os actos de reparação serão mais abundantes".
O dia em que, em todas as igrejas do mundo
católico, os fiéis recebem o Santíssimo Sacramento, velado sob as espécies da
pequena Sagrada Hóstia, com verdadeira fé e coração puro, no gesto bíblico de
adoração (prosquinesis), isto é, ajoelhado e com a atitude de uma
criança, abrindo a boca e deixando-se alimentar pelo próprio Cristo com um
espírito de humildade, então a verdadeira primavera espiritual virá sem dúvida.
A Igreja crescerá na pureza da fé católica, no zelo missionário pela salvação
das almas e na santidade do clero e dos fiéis. De facto, o Senhor visitará a
sua Igreja com suas graças na medida em que o veneramos em seu sacramento
inefável de amor (sic nos Tu visita, sicut Te colimus).
Queira Deus que, através da Cruzada
Eucarística de reparação, possa aumentar o número de adoradores, amantes,
defensores e reparadores do Senhor Eucarístico. Que os dois pequenos apóstolos
eucarísticos de nossa época, São Francisco Marto e o em breve bem-aventurado
Carlo Acutis (beatificação em 10 de Outubro de 2020) e todos os santos
eucarísticos sejam os protectores desta Cruzada Eucarística. Porque, como
lembra São Pedro Julião Eymard, a verdade irrevogável é a seguinte: “Uma época
prospera ou diminui proporcionalmente à sua devoção à Eucaristia. Esta é a
medida da sua vida espiritual, da sua fé, caridade e virtude. ”
+ Athanasius Schneider, Bispo Auxiliar da
Arquidiocese de Santa Maria em Astana
Oração da Cruzada de Reparação ao Coração
Eucarístico de Jesus
Ó Divino Coração Eucarístico de Jesus, aqui
estamos nós, prostrados com um coração contrito e adorador diante da majestade
do Vosso amor redentor no Santíssimo Sacramento. Declaramos que estamos
dispostos a reparar por expiação voluntária, não apenas por os nossos próprios
pecados pessoais, mas, em particular, pelos ultrajes indescritíveis,
sacrilégios e indiferenças com os quais Vós estais ofendido no Santíssimo
Sacramento do Vosso Divino Amor neste nosso tempo, especialmente pela prática
da Comunhão na mão e pela recepção da Sagrada Comunhão em estado de descrença e
pecado mortal.
Quanto mais a incredulidade ataca a Vossa
Divindade e a Vossa presença real na Eucaristia, mais acreditamos em Vós e Vos
adoramos, o coração eucarístico de Jesus, em quem habita toda a plenitude da
Divindade!
Quanto mais os Vossos sacramentos são
desprezados, mais creremos neles e mais reverentemente queremos recebê-los, ó
Coração Eucarístico de Jesus, fonte de vida e santidade!
Quanto mais o Vosso Santíssimo Sacramento é
ultrajado e blasfemado, mais proclamaremos solenemente: “Meu Deus, eu creio,
adoro, espero e amo Vos! Peço Vos perdão para os que não crêem, não adoram, não
esperam e não Vos amam“, o Coração Eucarístico de Jesus, digno de todo
louvor!
Quanto mais Vos sois abandonado e esquecido
em Vossas igrejas, mais queremos visitar Vos que habitais entre nós nos
tabernáculos das nossas igrejas, ó Coração Eucarístico de Jesus, Casa de Deus e
Porta do Céu!
Quanto mais a celebração do sacrifício
eucarístico é privada de seu carácter sagrado, mais queremos apoiar uma
celebração reverente da Santa Missa, orientada externa e internamente para Vos,
ó Coração eucarístico de Jesus, tabernáculo do Altíssimo!
Quanto mais Vós sois recebido na Sagrada
Comunhão nas mãos e em pé, sem um sinal visível de humildade e adoração, mais
queremos receber Vos ajoelhados e na boca, com a humildade do publicano e a
simplicidade de uma criança, ó Coração Eucarístico de Jesus, de infinita
majestade!
Quanto mais corações impuros em estado de
pecado mortal Vos receberem na Sagrada Comunhão, mais queremos fazer actos de
contrição e purificar os nossos corações com a frequente recepção do Sacramento
da Penitência, ó Coração Eucarístico de Jesus, nossa Paz e Reconciliação!
Quanto mais o inferno trabalha pela perdição
de almas, mais o nosso zelo pela salvação delas arde com o fogo do Vosso amor,
ó Coração Eucarístico de Jesus, salvação daqueles que esperam em Vós!
Quanto mais a diversidade de religiões é
declarada como vontade positiva de Deus e como um direito baseado na natureza
humana; e quanto mais o relativismo doutrinário cresce, mais confessamos
vivamente que Vós sois o único Salvador da humanidade e o único caminho para
Deus Pai, ó Coração Eucarístico de Jesus, Rei e centro de todos os corações!
Quanto mais algumas autoridades da Igreja não
se arrependerem da exibição de ídolos pagãos nas igrejas, e mesmo em Roma, mais
confessaremos a verdade: "Que acordo existe entre o templo de Deus e os
ídolos?" (2 Cor. 6, 16); e mais condenaremos convosco “a abominação da
desolação no lugar santo” (Mateus 24, 15), ó Coração eucarístico de Jesus,
templo santo de Deus!
Quanto mais os Vossos santos mandamentos são
esquecidos e transgredidos, mais queremos observá-los com a ajuda de Vossa
graça, ó Coração eucarístico de Jesus, abismo de todas as virtudes!
Quanto mais a sensualidade, o egoísmo e o
orgulho reinam entre os homens, mais queremos dedicar nossa vida a Vós com um
espírito de sacrifício e abnegação, ó Coração Eucarístico de Jesus, saturado de
opróbrios!
Quanto mais violentamente as portas do
inferno assaltam a Vossa Igreja e a rocha de Pedro em Roma, mais cremos na
indestrutibilidade de Vossa Igreja, ó Coração Eucarístico de Jesus, fonte de
toda a consolação, que não abandonais Vossa igreja ou a rocha de Pedro, nem
mesmo nas tempestades mais pesadas!
Quanto mais as pessoas se separam em ódio,
violência e egoísmo, mais intimamente nós, como membros da única família de
Deus na Igreja, queremos amar uns aos outros em Vós, ó Coração eucarístico de
Jesus, cheio de bondade e de amor!
Ó Divino Coração Eucarístico de Jesus,
concedei-nos a Vossa graça, para que sejamos fiéis e humildes adoradores,
amantes, defensores e reparadores do Vosso Coração Eucarístico nesta vida e
recebamos as glórias do Vosso amor na visão beatífica por toda a eternidade!
Amém.
Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo Vos!
Peço Vos perdão para os que não crêem, não adoram, não esperam e não Vos amam. (três vezes)
Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, rogai
por nós!
São Tomás de Aquino, São Pedro Julão Eymard,
São Francisco Marto, São Pio de Pietrelcina e todos os santos eucarísticos,
rogai por nós!