sábado, 31 de outubro de 2020
sexta-feira, 30 de outubro de 2020
Oração de Libertação adaptada do exorcismo de Leão XIII
Senhor Deus Altíssimo que “quer(eis) que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade” (2 Tim.2) esmagai a cabeça da serpente que na sua insolente soberba pretende assemelhar-se a Vós.
Que assim, vos pedimos, mande Deus Pai.
Mandai-o Vós, Seu Filho.
E o mande Deus Espírito Santo.
Mandai-o Majestade de Cristo, Verbo Eterno de Deus feito homem, que para salvação daqueles a quem perdeste por tua inveja Se humilhou e Se “tornou obediente até à morte” (Fil. 2, 8). Vós que edificaste a Vossa Igreja sobre pedra firme e prometeste que as portas do inferno não prevaleceriam contra Ela, querendo permanecer com Ela “todos os dias até ao fim do mundo” (Mt. 28, 20). Mandai-o, vos pedimos, poderosa Mãe de Deus, Santíssima Virgem Maria, ‘Omnipotência suplicante’, que desde o primeiro instante da Vossa Imaculada Conceição, por Vossa humildade esmagas-te a sua cabeça orgulhosa.
Mandai-o, vos suplicamos, a vossa Fé apóstolos Pedro e Paulo e todos os outros santos apóstolos. Mandai-o sangue dos mártires e a piedosa intercessão de todos os Santos e Santas. Esconjurai, vos pedimos, o dragão amaldiçoado e toda a legião diabólica, ó Deus Vivo, ó Deus Verdadeiro, ó Deus Santo, ó Deus que tanto amastes o mundo que lhe destes o Vosso Filho único, para que quem n’Ele acredite, não pereça mas tenha a vida eterna.
Fazei, pois, Senhor que cesse de enganar as criaturas humanas e deixe de derramar sobre elas o veneno da condenação eterna. Impedi-o Senhor de danificar a Igreja e de armar laços à sua liberdade. Arredai satanás, inventor e mestre de enganos, inimigo da salvação dos homens. Imperai para que ele, que nada em Vós encontrou das suas obras, Vos ceda o lugar. E ceda o lugar à Igreja - Única, Santa, Católica, Apostólica - que Vós adquiristes com o Vosso próprio Sangue. Humilhai-o Senhor sob a Vossa poderosa mão, que ele trema e fuja quando invocamos o Vosso terrível e Santo Nome que faz tremer o Inferno. Esse Nome ao qual estão submissas as Virtudes dos Céus, as Potestades e as Dominações; e que os Querubins e os Serafins louvam sem cessar, dizendo: “Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus dos Exércitos”.
Cede o lugar à Igreja – Única, Santa, Católica, Apostólica – que o próprio Cristo adquiriu com o Seu Sangue. Humilha-te sob a poderosa Mão de Deus, treme e foge à invocação, feita por nós, do Santo e terrível Nome de Jesus que faz tremer o inferno: a Quem as Virtude dos Céus, as Potestades e as Dominações estão submissas; e que os Querubins e os Serafins louvam sem cessar, dizendo: “Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus dos Exércitos.”
Oração final (de joelhos)
Oremos: Deus do Céu, Deus da Terra, Deus dos Anjos, Deus dos Arcanjos. Deus dos Patriarcas, Deus dos Profetas, Deus dos Apóstolos. Deus dos Mártires, Deus dos confessores, Deus das Virgens. Deus que tendes o poder de dar a vida depois da morte, o repouso depois do trabalho. Porque não há outro Deus senão vós; e, que não pode haver outro a não ser Vós: Criador de todas as coisas visíveis e invisíveis, cujo Reino não terá fim. Com humildade, suplicamos que a Vossa Gloriosa Majestade se digne livrar-nos poderosamente, e sãos e salvos de todo o poder, laço e mentira e malvadez dos espíritos infernais.
Das emboscadas do demónio,
R. Livrai-nos Senhor.
Dignai-vos conceder à nossa Igreja a segurança e a liberdade para Vos servir.
R. Nós Vos suplicamos, ouvi-nos Senhor.
Dignai-vos humilhar os inimigos da Santa Igreja.
R. Nós Vos suplicamos, escutai-nos Senhor.
Padre Nuno Serras Pereira
Cardeal Sarah lança forte ataque contra o Islão
quinta-feira, 29 de outubro de 2020
A Europa tem que controlar as mesquitas - Pe. Samir Khalil SJ
quarta-feira, 28 de outubro de 2020
Vésperas Solenes no Panteão, em Roma
Mãe de 7 filhos confirmada no Supremo Tribunal dos Estados Unidos
terça-feira, 27 de outubro de 2020
Chesterton sobre o "casamento" gay: Não é gay nem é casamento
segunda-feira, 26 de outubro de 2020
sábado, 24 de outubro de 2020
Arcanjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael
São Gregório Magno, Papa in Homilias sobre o Evangelho
sexta-feira, 23 de outubro de 2020
9 pecados veniais que convém especialmente evitar
Não há nada que nos possa dar uma tal certeza de salvação eterna do que uma preocupação constante em evitar o pecado venial, por insignificante que seja, e um zelo definido e geral, que alcance todas as práticas da vida espiritual — zelo na oração e nas relações com Deus; zelo na mortificação e na negação dos apetites; zelo em obedecer e em renunciar à vontade própria; zelo no amor de Deus e do próximo. Para alcançar este zelo e conservá-lo, devemos querer firmemente evitar sempre os pecados veniais, especialmente os seguintes:
1. O pecado de dar entrada no coração de qualquer suspeita não razoável ou de opinião injusta a respeito do próximo.
quinta-feira, 22 de outubro de 2020
quarta-feira, 21 de outubro de 2020
Quando o remédio é pior do que a cura (qualquer semelhança com a situação actual não é pura coincidência)
O perigo e a injustiça dos Juízos Temerarios
terça-feira, 20 de outubro de 2020
segunda-feira, 19 de outubro de 2020
domingo, 18 de outubro de 2020
2 portugueses e 1 brasileiro tonsurados
sexta-feira, 16 de outubro de 2020
quinta-feira, 15 de outubro de 2020
Quando Santa Teresa caiu do burro
"Senhor" disse ela, "não podíeis ter escolhido pior altura para isto acontecer. Porque deixastes isto acontecer?"
Uma voz respondeu do Céu: "É assim que trato os Meus amigos."
Ao que Santa Teresa respondeu: "Se é assim que tratais os Vossos amigos, não me admira que tenhais tão poucos!"
quarta-feira, 14 de outubro de 2020
Não manipularás São Francisco
Na 1º Regra escrita por S. Francisco, não aprovada pelo Papa, constam várias coisas que parecem, mas não são dissonantes entre si. Por ex., no capítulo 12 diz-se “Todos os irmãos onde quer que estejam ou vão, guardem-se de maus olhares e da conversação com mulheres. E nenhum se entretenha ou viaje a sós com elas ou partilhe à mesa do mesmo prato.”; no 13º: “Se algum dos irmãos por instigação do demónio, cair em fornicação, dispa-se-lhe o hábito, de que se tornou indigno pelo seu torpe pecado. E, deposto o hábito, seja expulso da nossa Religião (da Ordem Franciscana). Etc.
No capítulo 16, 6 consta uma frase citada, hoje em dia, a propósito da relação com os muçulmanos, a saber: mostrem-se “submissos a toda a humana criatura por amor de Deus”. Aqui, claramente, a palavra submisso significa serviço e humildade, no sentido Cristológico[1]. Este sentido, consta imediatamente, no mesmo capítulo, a seguir ao nº 6: “ ... anunciem a palavra de Deus, para que creiam no Deus omnipotente, Pai, Filho e Espírito Santo, Criador de todas as coisas, no Filho Redentor e Salvador, e sejam baptizados e se façam cristãos, porque, quem não renascer da água e do Espírito Santo, não pode entrar no Reino de Deus.”
Isto é, aliás, confirmado por São Boaventura, que testemunha: “Não se considerava amigo de Cristo, se não se preocupava com almas que Ele resgatara. ‘Nada se devia antepor à salvação das almas’, dizia. E apresentava como prova o facto de o Filho Unigénito de Deus se ter dignado morrer na Cruz por amor das almas.”
São Francisco de Assis, não foi, como hoje se diz, dialogar com o sultão. Foi sim anunciar-lhe o Evangelho para que se convertesse.
Padre Nuno Serras Pereira
[1] “E, realmente, eram menores porque a todos submetidos, buscando sempre o último lugar e os serviços a que estivesse ligada alguma humilhação a fim de merecerem, fundamentados na verdadeira humildade, sobre ela erguer o edifício espiritual de todas a s virtudes” in Tomás de Celano, Vida Primeira, nº38.