terça-feira, 22 de abril de 2025
Cardeal Zen insurge-se contra a precoce convocatória para reunião de Cardeais em Roma
segunda-feira, 21 de abril de 2025
O Papa Francisco morreu
domingo, 20 de abril de 2025
Intróito da Missa de Domingo de Páscoa
sexta-feira, 18 de abril de 2025
Jesus está morto
Jorge Ferraz in Deus lo vult
quinta-feira, 17 de abril de 2025
Quinta-Feira Santa: Instituição da Eucaristia
quarta-feira, 16 de abril de 2025
Quarta-Feira Santa: Judas Iscariotes trai Nosso Senhor
Vais-lhe oferecer a Cristo mundos? Oh! que ignorância! Se quando lhe davas um mundo, lhe tiraras uma alma, logo o tinhas de joelhos a teus pés. Assim aconteceu. Quando Judas estava na Ceia, já o diabo estava em Judas: Cum jam diabolus misisset in cor ut traderet eum Judas. – Vendo Cristo que o demónio lhe levava aquela alma, põe-se de joelhos aos pés de Judas, para lhos lavar, e para o converter. Senhor meu, reparai no que fazeis: não vedes que o demónio está assentado no coração de Judas?
Não vedes que em Judas está revestido o demónio, e vós mesmo o dissestes: Unus ex vobis diabolus est? – Pois, será bem que Cristo esteja ajoelhado aos pés do demónio? Cristo ajoelhado aos pés de Judas, assombro é, pasmo é; mas Cristo ajoelhado, Cristo de joelhos diante do diabo? Sim. Quando lhe oferecia o mundo, não o pôde conseguir; tanto que lhe quis levar uma alma, logo o teve a seus pés. Para que acabemos de entender os homens cegos, que vale mais a alma de cada um de nós que todo um mundo.
As coisas estimam-se e avaliam-se pelo que custam. Que lhe custou a Cristo uma alma, e que lhe custou o mundo? O mundo custou-lhe uma palavra: Ipse dixit, et facta sunt - uma alma custou-lhe a vida, e o sangue todo. Pois, se o mundo custa uma só palavra de Deus, e a alma custa todo o sangue de Deus, julgai se vale mais uma alma que todo o mundo. Assim o julga Cristo, e assim o não pode deixar de confessar o mesmo demónio. E só nós somos tão baixos estimadores das nossas almas, que lhas vendemos pelo preço que vós sabeis.
Pe. António Vieira in Sermão do Primeiro Domingo da Quaresma (1653)
terça-feira, 15 de abril de 2025
segunda-feira, 14 de abril de 2025
Polícia italiana pagou a reparação de um crucifixo vandalizado
Em Fevereiro, um homem roubou um crucifixo de uma igreja na Via delle Orfanelle, em Alessandria, no norte de Itália. O indivíduo brandiu o crucifixo como se fosse uma arma, jurando e cuspindo sobre ele, e danificou carros ao longo do Corso Virginia Marini com o objecto.
O autor foi detido pelos Carabinieri depois de ameaçar matá-los e de os agredir violentamente para evitar ser revistado. A polícia encontrou o crucifixo gravemente danificado, tanto na parte de madeira da cruz como na parte de chumbo que representava o corpo de Cristo.
O homem foi preso sob suspeita de causar danos graves a veículos, resistir à autoridade, manusear bens culturais roubados, transportar objetos ofensivos e insultar crenças religiosas. Foi também acusado de ter ameaçado um menor em frente a uma escola próxima na Via Morbelli, brandindo o crucifixo.
Quando os Carabinieri viram o crucifixo no chão naquele estado, ficaram profundamente consternados e decidiram, sem hesitação, pagar pela sua reparação por um profissional.
A 9 de Abril, o crucifixo foi devolvido à Diocese de Alessandria.
O Comandante Provincial, Tenente-Coronel Palatini, afirmou que "o homem que roubou o crucifixo e o utilizou para danificar carros, ameaçar pessoas e, com desprezo, amaldiçoá-lo e caluniá-lo, reduzindo-o a pedaços, feriu e insultou a comunidade e a nós".
in gloria.tv
Jesus carregando a Cruz (1560) Tiziano Vecellio / Titian
domingo, 13 de abril de 2025
Semana Santa, a semana mais importante do ano
sexta-feira, 11 de abril de 2025
As Sete Dores de Nossa Senhora
quinta-feira, 10 de abril de 2025
Bispo Strickland fala da sua destituição e do estado da Igreja
quarta-feira, 9 de abril de 2025
segunda-feira, 7 de abril de 2025
Comunistas espanhóis cortaram os dedos a um Cartuxo que não largava o Terço
domingo, 6 de abril de 2025
Exame de consciência para adultos
Imagens e Crucifixos cobertos a partir deste Domingo da Paixão
Tradicionalmente, as duas semanas do tempo "da Paixão" começam no quinto Domingo da Quaresma. A primeira semana é a Semana da Paixão e a segunda semana é a Semana Santa.
As estátuas permanecem cobertas até ao Glória de Sábado Santo. Este é o momento em que acaba o jejum da Quaresma e começa a glória da Páscoa. Este desvelar revela Cristo que se revelou a si mesmo como ressuscitado e vitorioso.
A nossa Fé Católica é tão rica! Assegurem-se que ensinam aos vossos filhos e netos estas tradições antigas e bonitas!
Taylor Marshall
sábado, 5 de abril de 2025
A água de São Vicente Ferrer
sexta-feira, 4 de abril de 2025
S. Isidoro de Sevilha sobre os que ensinam com soberba e não com caridade
quinta-feira, 3 de abril de 2025
Católicos confrontam o Arcebispo de Madrid
quarta-feira, 2 de abril de 2025
terça-feira, 1 de abril de 2025
O Papa Gregório XIII e o dia das mentiras
segunda-feira, 31 de março de 2025
Que doce é sofrer perdoando
domingo, 30 de março de 2025
Hoje é o Domingo 'Laetare' (Alegra-te)
sábado, 29 de março de 2025
«Priest holes» (esconderijos de padres)
![]() |
Padres do Colégio dos Inglesinhos, em Lisboa, acabados de ordenar pelo Núncio Apostólico, no princípio dos anos 60 |
O impacto deste novo olhar sobre os últimos quinhentos anos de história é imenso, porque, em certo sentido, é a própria identidade deste Povo que está em causa. Além disso, o movimento «revisionista» não é uma moda extravagante, é a unanimidade dos principais especialistas. Dizia-me um professor da universidade que a história do Reino Unido já não volta atrás, depois do revisionismo. Começa a aparecer um «pós-revisionismo», mas nada que ponha em causa aquela ruptura com a história habitual.
Ao mesmo tempo, é interessante notar que os revisionistas são revisionistas por razões científicas. Em geral, não alteraram as suas convicções religiosas. Alguns já eram católicos ou converteram-se ao catolicismo, mas a maioria continua a achar que o catolicismo é uma religião de pobres e italianos. O surpreendente – reconhecem os historiadores – é que esses marginais tenham realizado coisas tão extraordinárias, apesar de séculos de perseguição. Tiveram um papel determinante na educação e ainda hoje são maioria nas áreas da enfermagem e do apoio social, além de que produziram figuras de primeiro plano no âmbito da cultura.
A nova visão da história tem facetas inesperadas e até divertidas do ponto de vista turístico, como os «priest holes». A maioria já desapareceu, mas ainda se conservam muitas centenas, que se podem visitar. Estes buracos são cavidades no interior das paredes, ou poços por baixo do soalho, para esconder os padres que iam, de casa em casa, celebrar a Missa. A polícia vigiava (numas épocas mais do que noutras) e o jogo era a sério. Os disfarces e os sistemas para alimentar os padres dentro do buraco eram variados e imaginativos. Um passo em falso significava morte. Porque, desde o tempo de Henrique VIII, houve o cuidado de considerar que o catolicismo não era uma religião mas uma traição à pátria. Assim, evitava-se reconhecer a perseguição religiosa e as penas eram mais pesadas e sem apelo.