segunda-feira, 27 de junho de 2022

Fogos do Sagrado Coração no Tirol

Os Fogos do Sagrado Coração de Jesus estão ligados a uma tradição que nasceu em 1796 e ainda hoje, todos os anos, iluminam as montanhas do Trentino em meados de Junho.

Em 1796, Napoleão Bonaparte conduzia a sua campanha em Itália. Tendo derrotado o Reino de Piemonte, o Armistício de Cherasco abriu as portas da Lombardia, na época sob o domínio dos Habsburgos. Depois de Milão, o seguinte objetivo era o Principado de Trento e o condado do Tirol, que também eram possessões dos Habsburgos.

A Dieta do Tirol reuniu-se em Bolzano, de 30 de Maio a 3 de Junho de 1796, para encontrar uma possível solução para uma situação complicada para Trentino. O tiroleses, um exército de camponeses com pouca experiência e ferramentas agrícolas como armas, iria enfrentar o poderoso exército de Napoleão.

A conselho do Abade de Stams, Sebastian Stöckl, imploraram a ajuda de Deus, confiando o Tirol ao Sagrado Coração de Jesus, jurando que todos os anos acenderiam fogueiras em honra do Senhor se Ele os ajudasse naquele momento de grave perigo.

A promessa foi mantida por Andreas Hofer, lembrado como o campeão da liberdade tirolesa, em 1809, quando, tendo vencido a batalha de Berg-Isel contra as tropas franco-bavaras, organizou uma grande festa para agradecer a ajuda divina.

A ignição dos Fogos do Sagrado Coração de Jesus, também conhecido como Herz-Jesu-Feuer, tornou-se numa verdadeira tradição, como se fosse um aniversário religioso.

Todos os anos, no primeiro ou segundo Domingo após a festa de Corpus Domini, em meados de Junho, as montanhas de Trentino acendem-se com fogo em forma de coração ou recriam o sagrado nome de Jesus: INRI ou IHS.

Enquanto isso, as janelas são iluminadas por lanternas e imagens luminosas, alumiando a escuridão da noite.


Flaminia la Malga in Vaghis


blogger

Sem comentários: