quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

Cardeal Ratzinger: Ainda há um Rito Latino?

[O Concílio Vaticano II] havia dito que o rito latino deveria continuar a ser em latim, embora pudesse ser dada alguma abertura ao vernáculo. Hoje podemos perguntar: ainda existe um rito latino? Certamente não há consciência disso. 

Cardeal Joseph Ratzinger in The Feast of Faith: Approaches to a Theology of the Liturgy (1986), p. 84


blogger

1 comentário:

Maria José Martins disse...


Cada vez entendo melhor a posição dos que sempre condenaram o Concílio Vaticano II, apesar de na altura, ainda ser uma criança, e nada entender sobre o perigo subjacente nas mudanças que ele preconizava. Realmente, hoje, podemos concluir, que havia uma segunda intenção, a qual pegou de surpresa, com o passar do tempo, muito dos bons e santos colaboradores de então, tais como Bento XVI, S. João Paulo II, Paulo XVI e outros...
As exceções acabaram por virar REGRA, como esta que acabámos de ler, a Comunhão na mão, o abuso às nulidades matrimoniais, os exageros na Liturgia, a destruição do Sagrado e a consequente imposição do secularismo...enfim, institucionalizou-se a CONFUSÃO!
Agora, só nos resta pedir perdão por termos banalizado o SIM, SIM, NÃO, NÃO, de Jesus Cristo, tentando estancar de vez todo o Mal que deixámos entrar, por tantas brechas que o RELATIVISMO abriu.