segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

São Vicente, Mártir

A Igreja comemora no dia de hoje a festa de São Vicente, mártir, que nasceu em Saragoça (Espanha) e recebeu do Bispo Valério o diaconato. Valério estava com dificuldades em falar. Para que não faltasse aos fiéis a pregação da palavra divina, encarregou Vicente da missão de pregar em seu lugar. O jovem diácono desempenhou com tanta proficiência este cargo, que a diocese de Saragoça se distinguiu pelo espírito de piedade. 

Quando Diocleciano começou a perseguição aos Cristãos, chegou à península ibérica o seu emissário, Daciano, com ordens para exterminar a Igreja Católica. Valério e Vicente foram as primeiras vítimas. Valério foi mandado para o desterro e Vicente submetido a cruéis torturas. Tão desumanas foram, que – assim diz Santo Agostinho – para sofrê-las era preciso uma assistência divina especial. O mesmo santo elogia Vicente dizendo que tinha uma paciência angélica, uma tranquilidade imperturbável e uma paz tão extraordinária que causou admiração e espanto até aos próprios algozes. 

Daciano, ao ver isto, não pôde dominar a fúria, que se lhe manifestava no olhar faiscante e na voz trêmula. Ferro e fogo foram os instrumentos de que Daciano se serviu, para martirizar o santo diácono. Mas Deus não abandonou o seu servo. O cárcere do mártir encheu-se de grande luz, e os Anjos desceram, cantando com Vicente louvores a Deus. O próprio carcereiro, vendo este espectáculo, converteu-se ao Cristianismo e recebeu o baptismo. 

Os Cristãos, que estavam proibidos de falar com o diácono-mártir, aproximaram-se, beijaram-lhe as feridas e embeberam panos no seu sangue, guardando-os como preciosas relíquias. Para que os Cristãos nada pudessem fazer com o corpo do mártir, Daciano deu ordem que fosse lançado num pântano, mas um corvo defendeu-o contra as feras. Mandou então que o atirassem ao mar, mas o mar despejou-o. 

Os Cristãos tomaram o corpo e sepultaram-no numa capela perto de Valência. Mais tarde as santas relíquias foram transportadas para a abadia de Castres, em Languedoc, na França, num evento em que se registaram muitos milagres.

in Página do Oriente


blogger

Sem comentários: