Numerosos Bispos e Sacerdotes escreveram um curto documento resumindo as mais graves preocupações em relação ao Sínodo da Amazónia que tem lugar durante este mês no Vaticano.
Ao Santo Padre e aos Padres Sinodais
Nós, numerosíssimos prelados, sacerdotes e fiéis
católicos de todo o mundo, vimos fazer presente que o Instrumentum laboris preparado
para a próxima assembleia do Sínodo levanta interrogações sérias e suscita
graves reservas, pela contradição tanto com pontos individuais da doutrina
católica, ensinada desde sempre pela Igreja, como com a fé no Senhor Jesus,
único Salvador de todos os homens. Extraímos do documento, seguindo o método
clássico, quatro proposições em forma de "teses", usando as proprias ideias
fundamentais do documento. Em consciência e com toda a sinceridade, o
ensinamento por elas transmitido é inaceitável.
1 – A
diversidade da região amazónica, sobretudo aquela religiosa, evoca um novo
Pentecostes (IL 30): respeitá-la é reconhecer que há outros
caminhos de salvação, sem os reservar exclusivamente à própria fé. Aliás, há
grupos cristãos não católicos que ensinam outras maneiras de ser Igreja, sem
censuras, sem dogmatismos, sem disciplinas rituais, e a Igreja católica deveria
integrar alguns destas formas eclesiais (IL 138). Reservar a salvação exclusivamente ao próprio
credo é destrutivo para esse mesmo credo (IL 39).
Esta última afirmação contida no n. 39 é particularmente escandalosa.
Contra, entre outros: Dominus Jesus 14
e 16.
2 – Um ensino
da teologia pan-amazónica que tenha especialmente em conta os mitos, ritos e
celebrações das culturas originais, é necessário para todas as instituições
educativas (IL 98 c 3). Os ritos e as celebrações não cristãs
são propostos como «essenciais para a saúde integral» (IL n. 87), e pede-se que
«adaptem o ritual eucarístico às suas culturas» (IL n. 126, d). Sobre os ritos,
ainda: IL nn. 87, 126.
Contra: Dominus Iesus 21.
3 – Entre os lugares
teológicos (isto é, fontes da teologia, como a Sagrada Escritura, os
Concílios, os Padres), encontramos o território [da Amazónia] e o grito dos
seus povos (IL, nn. 18, 19, 94, 98 c 3, 98. d 2, 144).
Contra, entre outros: Dei
Verbum 4, 7, 10.
4 – Sugere-se que se confira a ordenação a pessoas
idosas com família e que se confira «ministérios oficiais» a mulheres.
Propõe-se assim uma nova visão do sacramento da Ordem que não provém da
Revelação, mas dos usos culturais dos povos amazónicos (que prevêem uma rotação
na autoridade). Dever-se-ia então
proceder a uma separação entre o sacerdócio e o munus regendi (IL 129 a 2, 129 a 3, 129 c 2).
Esta separação
entre sacerdócio e munus regendi mina
as bases eucarísticas do ministério da autoridade na Igreja.
Contra: Lumen gentium 21; Presbyterorum
Ordinis 13.
Contra também: Sacerdotalis cælibatus, na totalidade e, em especial, 21 e 26; Odinatio sacerdotalis 1, 3 e 4; Pastores dabo vobis 26 e 29.
Grupo de trabalho Coetus Internationalis Patrum
Sem comentários:
Enviar um comentário