terça-feira, 24 de janeiro de 2006

Vigília ecumênica reúne centenas de jovens em Lisboa

Uma vigília ecuménica reuniu mais de 300 jovens de várias Igrejas cristãs este sábado no Convento de São Domingos, em Lisboa. O evento, que se insere no contexto da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, foi promovido pelos departamentos da juventude das Igrejas da Confederação Portuguesa das Igrejas Cristãs (COPIC) e do Departamento da Juventude da diocese de Lisboa (SDPJ), segundo refere Agência Ecclesia.

Os jovens das Igrejas Metodista, Presbiteriana, Lusitana e Católica reuniram-se em oração numa expressão espiritual de grande importância, destacou o responsável do SDPJ, Pe. Carlos Miguel Gonçalves. «Dentro do ecumenismo espiritual uma das coisas que podemos fazer já, e em conjunto, é rezar», afirmou à agência portuguesa. Este encontro de várias Igrejas começou com um momento de reflexão, em conjunto e em trabalhos de grupo, após o qual se caminhou em procissão de luz para a Igreja onde teve lugar a celebração. Desde há alguns anos que os jovens, em Lisboa, se reúnem neste tipo de iniciativa, inserida num caminho iniciado durante a Assembleia Ecuménica de 1997 na Áustria. «Nesta Assembleia a delegação portuguesa reuniu-se à parte e decidiu que iria fazer alguma coisa de ecumenismo prático em Portugal, e foram os jovens quem melhor agarrou esta vertente», explicou Pe. Tony Neves, sacerdote católico que vem acompanhando de perto o movimento ecumênico jovem em Portugal. Segundo este sacerdote missionário espiritano, «os jovens desta geração, entre os 16 e os 30 anos, são muito mais abertos, a todos os níveis, e por isso também religiosamente», frisou.

in Zenit

Alguém ouviu falar disto? Que tipo de divulgação terão feito?

blogger

13 comentários:

Duarte 16 disse...

eu ouvi falar! mas eu oiço muuuito bem......

inésia disse...

ecumênica? lol! senza divulação

Senzhugo disse...

o quÊ?!?
ah!
eu também ouvi falar nos avisos no final da missa ;)
enfim, foi uma vigília senza senzas

mvs disse...

«Uma vigília ecuménica reuniu mais de 300 jovens de várias Igrejas cristãs este sábado no Convento de São Domingos, em Lisboa.»
aqui tens a resposta. ;-)

João Silveira disse...

ecumênica é mt bom.Isto tava tudo c sotaque brazuca, e eu emendei algumas palavas, mas escapou-se-me o titulo..eheheeh

mas gostava de ter ido, em 1o lugar por ser a semana de oração pela unidade dos cristãos, em 2o pq ñ conheço nenhum protestante..todo um diálogo ecuménico.

mvs disse...

Eu conheci protestantes qdo participei como voluntária naquela actividade da Bíblia manuscrita, mas devo dizer q houve alguns um pouco parvos, a dizer mal dos católicos pq tínhamos um livro qualquer da Bíblia que eles não tinham e tal... Não fiquei com uma gde imagem deles... :-s

Domingueira disse...

Gosto imenso dos Dominicanos, mas eles precisam de uma grande reforma. Eu conheço várias irmãs do convento de S.Domingos e não fazem divulgação nenhuma...

Tiago disse...

eu nunca oiço nada...

Tiago disse...

só se estiver de pé junto ao altifalante na missa...

Senzhugo disse...

silveira, fiquem contente por saber q gostavas de ter ido em décimo lugar. :p

João Silveira disse...

como assim?

mvs disse...

tu disseste: "mas gostava de ter ido, em 1o lugar"...

João Silveira disse...

havia uma virgulaaaaaaaaaa..faz toda a diferença nesta vida