Os dogmas de Maria (verdades de fé declaradas por um Concílio ou por um Papa, nas quais o fiel deve crer) foram enunciados em momentos importantes para a história da Igreja e tocam em pontos sensíveis relativos à doutrina.
Maternidade divina
Jesus Cristo é uma pessoa divina (que assumiu a natureza humana) e Maria é a Sua mãe. Foi declarado no Concílio de Éfeso, em 431. Na época a Igreja vivia uma profunda polémica interna causada pelos nestorianos, corrente muito popular entre as comunidades cristãs do Oriente. Segundo eles, Jesus tinha duas naturezas, uma humana e outra divina, mas pouco ligadas. Maria seria mãe apenas de Cristo. Para combater esse pensamento, a Igreja outorgou-lhe o título de Theotokos, expressão grega que significa Mãe de Deus
Virgindade perpétua
Maria foi virgem antes, durante e depois do parto. Foi declarado no segundo Concílio de Constantinopla, em 553. A virgindade de Maria é uma ideia tradicional, que remonta às origens do cristianismo, mas gerou bastante polémica ao longo da história da Igreja. Foi questionada pelos pagãos, que não compreendiam como uma virgem poderia dar à luz. Já as tendências gnósticas dentro do cristianismo achavam que Jesus era filho de José
Imaculada Conceição
Maria foi durante a sua vida isenta de pecado. Todo o resto da Humanidade está ligado ao pecado original, daí a necessidade da Salvação. Proclamado pelo papa Pio IX, teve como pano de fundo a luta que na época a Igreja travava contra o racionalismo. A corrente negava a possibilidade de forças sobrenaturais agirem no mundo. Este dogma realça justamente a intervenção directa de Deus no mundo, ao excluir Maria do pecado
Assunção
Após a morte, Maria subiu ao Céu em corpo e alma. Depois de Cristo, foi a única criatura que teve esta distinção. Foi declarado por Pio XII no pós-guerra, em 1950. Após a maciça mortantade da Segunda Guerra, o dogma fala da santidade da vida e da dignidade dos corpos humanos, ao lembrar que eles também estão destinados à Ressurreição.
26 comentários:
ontem falava o filipe que os miúdos da catequese estavam naquela fase das perguntas tipo "os meus colegas na escola dizem q é impossível Maria ser Virgem e ter dado à luz o Menino" ou "acredito em Deus mas Jesus..." alguém sabe se há algum livro que tenha respostas sumárias a estas questões e outras do mesmo género?
Para os mais crescidos há o Catecismo da Igreja Católica, ou o Compêndio, que é a versão light.
Para a miudagem, pergunta a algum senhor padre..
Guedes, tens andado a pedir sugestões para a Partilha, e aproveito este post sobre Nossa Senhora para partilhar umas coisas.
Em 1o lugar parabéns a ti, e à tua equipa, pela Partilha.
Como introdução devo dizer que discordo de toda esta filosofia, que tem sido seguida nos últimos tempos nas equipas, que diz q é preciso fazer um grd alarido, e mostrar que estamos a servir. Como se houvesse "os que servem", e "os que servem"!
"Sim, pq eu sou nao sei quantas nas equipas, só há aquele encontro por causa do trabalho que tive."
Como se estivessemos a pedir para nos agradecerem por isso.
Nós somos Equipas de Jovens de Nossa Senhora, e não foi assim que Ela serviu. Serviu sempre humildemente, e em silêncio. E é assim que as pessoas que têm algum cargo, pq Deus quer que tenham, devem servir.
O agradecimento e a glória virão na Vida Eterna.
E no seguimento disto, discordo tb da personalização dos aniversários na Partilha. Mais uma vez, não concordo "os amigos da equipa da Partilha" e depois "os outros". Cristo sempre esteve ao lado dos pouco conhecidos, pouco influentes, ou seja, sem cunhas.
Apesar de não pretender influenciar directamente a próxima edição da Partilha, faço anos em Março, e gostaria de ser um equipista como os outros, um anónimo (com nome ;>).
Não tenho a pretensão de estar completamente certo nesta análise, sei que há pros e contras, mas julgo ser este o caminho para maior glória de Deus. TT
Não concordo Silveira com isso dos aniversários...e ainda na ultima envelopagem falei c guedes e disse os criticos vão aparecer...qual o problema? dar "mimos" a alguem faz mal aos outros? seria estranho era por smiles nos desconhecidos...
Quanto a isso do serviço, é mto irritante, 1º pq acho q isso não se passa nas EJNS, achas que alguem diz q a Noite de Oração ou a Peregrinação n vão acontecer por pessoa x ou y n estar cá? este movimento é de todos e todos sabemos isso, agr é normal que quem está mais presente tb se sirva mais do movimento! Essa mania irrita-me um bocadinho pq há um grupinho spr a fazer alaridos disso sem qq razão e n digo q sejas tu... abraço
e no servir-se do movimento, obvio q n falo nos aproveitamentos ciganos...antes q apareçam as criticas ferozes..
A respeito da observação do Silveira, proponho que este assunto não se debata aqui ok?
Silveira, podias era mandar para a Partilha algo sobre este tema que postaste.
Estou com o Hugo, até porque deixei de receber a Partilha e por isso não sei do que é que estão a falar.
Quanto ao post, João, é da tua autoria? Ou tiraste de algum lado?
Filipe
Silvas,
1. "parabéns a ti, e à tua equipa, pela Partilha."
Obrigado em nome da fantástica Pteam
2. "discordo de toda esta filosofia, que tem sido seguida nos últimos tempos nas equipas, que diz q é preciso fazer um grd alarido,"
não me parece q isto tenha vindo a acontecer, o q se tem vindo a verificar é apenas a trivialidade do entusiasmo do que se faz... mais nada.
E sei que percebes do que falo (não fosses tu o Silveira!!!)
Entusiasmo no serviço... alegria no trabalho, brio no que se faz, amizade. Nada de pretensões, faltas de humildade, não faz mesmo sentido o que dizes.
Frases do género: "a minha pilotagem levou mais miudos do q a tua!!!" " a pteam de agora é melhor que a tua equipa" etc... são naturalidades entre AMIGOS!!! sorri-se, responde-se e pronto passa-se para o próximo assunto, anda tudo bem no teu trabalho? estudo? posso fazer alguma coisa por ti?...etc.
3. "discordo tb da personalização dos aniversários na Partilha"
este serviço especifico - equipa da partilha - tem também de ser divertido...mas sempre muito responsável...
em relação à "treta" nos aniversários entendo q se cair no exagero, etc e se as opiniões gerais dos equipistas começarem a ficar formadas / influenciada por opiniões mais "puristas" essa treta pode passar a ser nociva para a inocência do querido e comum equipista... assim que isso acontecer, ou se me for pedido... imediatamente cessarei com esses smiles e invento outra...
até q essa outra também seja comentada por alguém... :)
4. "faço anos em Março, e gostaria de ser um equipista como os outros"
em relação a este ponto só uma pergunta:
Alguma vez o deixaste de ser???
Vai haver reuniao de P-team hoje à noite...
nada disso me interessa agora, o que interessa é ganhar no sabado o futebol e o tenis!
Filipe: Desculpa só responder agora, mas não estive n internet durante a tarde. Este post não é da minha autoria, aliás nunca conseguiria arranjar estas imagens cromas...ehehe
Tudo começou numa conversa com o Caldeirada, em que surgiu a dúvida se seria apenas a Concepção virginal de Cristo o dogma, ou a virgindade de Maria para sempre.
Decidi investigar, e encontrei este artigo numa revista brazuca.
Depois alterar umas frases para corrigir o portugês, postei!
Tens alguma dúvida doutrinal relativamente ao artigo?
Pipos e Guedes: Limitei-me a sugerir algo p Partilha. Não vou entrar em discussões. Se tudo está bem, então óptimo.
"Credo in unam, sanctam, catholican et apostolicam Ecclesiam"
João,
Obrigado. Não tenho dúvida nenhuma. Acho tudo lindamente. Só perguntei porque calculei, pelo estilo, que o artigo não fosse teu. Acho é que nestes casos é simpático colocar a fonte. Já que retiramos de outro sítio, convém indicar onde. Só isso, nada de mais.
Eu já tinha discutido isso com o Caldeira no encontro internacional. Teimoso!
Existe uma passagem do antigo testamento espectacular sobre este assunto, uma profecia que é tida como aludindo à virgindade perpétua de Nª Srª...
Li uma vez um artigo sobre isso, e tenho-o guardado em casa dos meus pais, mas nunca mais consegui encontrar a passagem.
É mesmo muito bonita, fala de um palácio (Nª Srª) cuja porta está sempre fechada. Apenas se abrirá para um dia de lá sair o príncipe, depois fechará outra vez. Ninguém mais sairá, ninguém mais entrará.
Quando encontrar prometo que vos digo. Se entretanto alguém souber qual é avisem também.
Existe uma tradição no Oriente, de que Jesus tinha irmãos (um dos quais seria Tiago) mas estes são considerados filhos de S. José, de um anterior casamento, do qual terá enviuvado. Ou seja, a virgindade de Nª Srª nunca é posta em causa. Diga-se também, que essa tradição de S. José ter sido casado antes, não constitui blasfémia nem heresia, embora isso também não implique que seja verdade.
Muitas pessoas perguntam, "qual é o mal de Nª Srª ter deixado de ser virgem depois de nascer Jesus?"
Não é uma questão de mal. Eu vejo de outra maneira. Nª Srª entregou-se totalmente a Deus, completamente, não só um bocado até depois do miudo nascer. Ela, corpo e alma, era totalmente de Deus e de mais ninguém.
A devoção a Nª Srª, juntamente com a Eucaristia são os dois maiores dons que temos em relação aos protestantes. Eles nem sabem o que andam a perder! Rezemos para que um dia compreendam e abram os corações ao Filho e à sua mãe que Ele amou mais que tudo.
Filipe, tens razão, costumo referenciar de onde tiro o texto, se for o caso. Mas apaguei o link, e não faço ideia qual seria.
Entretanto tenho um presente p ti:
"Entäo me fez voltar para o caminho da porta exterior do santuário, que olha para o oriente, a qual estava fechada.
E disse-me o SENHOR: Esta porta permanecerá fechada, näo se abrirá; ninguém entrará por ela, porque o SENHOR, o Deus de Israel entrou por ela; por isso permanecerá fechada.
Quanto ao príncipe, por ser príncipe, se assentará nela para sempre, para comer o päo diante do SENHOR; pelo caminho do vestíbulo da porta entrará e por esse mesmo caminho sairá." (Ez 44, 1-3)
Tb me parece q não haveria mal se Nossa Senhora tivesse deixado de ser Virgem depois do nascimento de Jesus, mas o que me interessa não é fazer julgamentos de moral, nem de lógica, mas sim o que aconteceu. E se a Igreja diz que a virgindade d Maria é perpétua, então toda e qualquer dúvida em relação a esse assunto acaba.
Obrigado!
Quanto ao resto, estou contigo, mas pensa também de outra forma:
Há pessoas que não aceitam como nós os argumentos da igreja. Para eles, "A Igreja diz, logo, é assim" não servem.
Para essas pessoas é sempre bom demonstrar que a Igreja diz, sim, mas não diz por acaso nem porque lhe apeteceu. Tem lógica (nalguns casos, noutros é só uma questão de fé) e estava profetizado, aqui e acolá. (Qualquer ocasião é boa para usar o termo acolá...)
S. Filipe converteu e baptizou o Etiope depois de lhe explicar as escrituras que ele vinha a ler, e não só dizendo "A Igreja diz que é assim, por isso não há discussão."
Seja como for, obrigado por teres encontrado a passagem. É muito bonita, tenho que a ir ler em contexto outra vez.
Ah, sempre é essa a passagem. É que andei a pesquisar e essa de facto foi a que mais se parecia com a história do Filipe, mas não tinha a certeza se seria isso. Vinha aqui deixar a sugestão, mas pelos vistos já não foi preciso.
Filipe, apesar de não ser muito elaborado nas hipótes de pesquisa (só faz para uma palavra e não por conjugação de palavras), tens este site de pesquisa na bíblia, que dá muito jeito:
http://www.catolicanet.com.br/interatividade/biblia/index.asp
Filipe, claro que sim. Da mesma forma que não vamos ter com não-católicos a dizer que o aborto é mau porque é pecado. Se eles não aceitam o pecado, não estamos a falar a mesma linguagem. Em vez disso explicamos que o aborto é nocivo por isto, por aquilo ou acoloutro (nc tinha escrito esta palavra, e parece-m mt estranha).
O argumento "a Igreja diz por isso é assim" (mt especialmente em questões doutrinais) tava a usá-lo para mim, não como estratégia de evangelização.
Mas esta tem de ser a postura de todos os católicos. O Papa, e os bispos em comunhão com ele, não são um grupo de velhos retrógrados a ditar regras, mas representam a vontade de Deus e são fiéis guardadores da Verdade.
Antes de mais, quero aqui fazer uma mea culpa, porque também contribuí para o baixo nível do blog nos últimos tempos...
Filipe e todos os entendidos, aproveito para por aqui uma dúvida, acho que já uma vez se falou disso: o envelhecimento da carne, isto é, o nosso envelhecimento em termos corporais, é fruto do pecado? E Maria, nossa Mãe, envelheceu? As aparições de Nossa Senhora, em Fátima, Lourdes, etc, são em corpo e alma?
Tiago, nisto te dou uma resposta. Nossa Senhora Subiu ao céu em corpo e alma. Mas subiu já depois da sua morte. Ela envelheceu e morreu e só depois é que teve a sua assunção aos Céus.
ah, e é bom finalmente ter uma discussão com interesse neste blog, em que eu não fico a pensar q vocês não têm nada para fazer. (Não ao contrário de mim, eu só não tenho é net no meu computador do escritório...)
o nosso envelhecimento é fruto da nossa natureza mortal e de factores biológicos, n é p pecado nenhum. se o nosso corpo n fosse morrendo aos bocadinhos nós nc morreríamos e a Terra ficava a transbordar de pessoas pelas costuras
Q nojo! Era um lar gigante!!!!
há bcd ouvi num documentário um cientista a dizer que o envelhicimento é derivado da mutação celular e da acumulação de lixo tóxico nos tecidos, p ex, a cegueir pode ser derivada da acumulação de lixo atrás da retina. c o passardos anos, a ciência vai conseguir contornar esta situação e... transformar a Terra num lar gigante!
Elá! Tanta heresia junta!
Tiago, ainda bem que me avisaste que tinhas deixado cá perguntas. Vamos por partes:
Nossa Senhora Morreu? Depende. Não existem relatos, só existem tradições, que ainda por cima são mais ou menos divergentes.
No Oriente não se celebra a morte de Nossa Senhora, mas sim a sua "Dormição" (a tradição também existe por cá, mas menos divulgada).
Ou seja, segundo essa tradição, Nossa Senhora NÃO MORREU.
Nós, no Ocidente celebramos a Assuncão de Nossa Senhora, e não a morte dela... Segundo a nossa tradição ela também NÃO MORREU, mas foi elevada em corpo e alma, ainda viva.
Existe também a tradição da Boa Morte de Nossa Senhora (Daí Nossa Senhora da Boa Morte). É parecida com a ideia da Dormição. Nossa Senhora terá morrido, mas, uma morte tão suave e doce, que mais parecia que adormecia.
Todas estas tradições têm uma coisa em comum. Nossa Senhora estaria imune à morte humana, isto é, a morte com dor, com sofrimento, com angústia, com esquecimentos, tudo o que estamos habituados a ver na morte que temos à nossa volta.
Adiante. Outras tradições afirmam que, apesar de ter morrido com cerca de 60 e tal anos, fisicamente, ela se encontrava na flor da idade. Ou seja, Nossa Senhora Não Envelheceu! Não teve alzheimers, não precisou de óculos, não lhe cairam os dentes nem precisou de placa.
Isto tem tudo a mesma fonte, que é a doutrina antiga de que: A MORTE, A DOENÇA E O SOFRIMENTO entraram no nosso mundo por causa do PECADO ORIGINAL!!! Tenha sido com uma serpente à mistura, tenha sido com Adão e Eva ou com outro casal qualquer...
É este o ensinamento da Igreja, TANTO QUANTO EU SEI. Não reservo para mim mesmo qualquer género de infalibilidade. No entanto, desafio quem discordar a encontrar bases doutrinais para o que dizem.
A Inês disse: "se o nosso corpo n fosse morrendo aos bocadinhos nós nc morreríamos e a Terra ficava a transbordar de pessoas pelas costuras"
Pois Inês, se não fosse o pecado original, nós de facto não morríamos. Viviamos no paraíso. Não sei como é que Deus, na sua admirável omnipotência, resolveria o problema da sobrelotação, mas certamente lhe ocorreria qualquer coisa...
Finalmente. Quanto às aparições, se são em Corpo e em Alma... não faço a mais pequena ideia. Mas acreditas que há dois ou três dias, tive precisamente a mesma dúvida? Estamos em sintonia.
Abraços,
Filipe
Quanto à morte ou não de Nossa Senhora há algumas divergências até dentro da Igreja Romana.
Há uma tradição que diz que Nossa Senhora morreu(não de doença ou velhice, mas consumiu-a a veemência da saudade e do amor a Jesus que ardia em seu Imaculado Coração). Ressuscitou passado 3 dias, e o seu corpo reuniu-se à alma e foi transportada em triunfo para o Céu. Segundo esta tradição, S.Tomé (smp o mesmo) foi o único Apóstolo que faltou à morte de Nossa Senhora.
Chegou três dias mais tarde, triste por não ter presenciado os últimos instantes da Mãe do seu Mestre. Pediu aos Apóstolos que o deixassem ver os despojos mortais da Virgem Maria Santíssima. Quando removeram a pedra que fechava a entrada do sepulcro, procuraram em vão o corpo da Santíssima Virgem Maria, e encontraram só os linhos que o tinham envolvido, cobertos de rosas e de lírios de suave perfume. Os Apóstolos, admirados, buscavam uma explicação para o acontecido, quando lhes chegou aos ouvidos uma melodia dulcíssima. Ergueram os olhos para o Céu e viram Anjos que, entoando cânticos de alegria, transportavam para o Céu a sua Rainha.
A pergunta se as aparções são ou não de corpo e alma não faz mto sentido pq o corpo de Nossa Senhora, tal como o de Jesus, não é um corpo carnal, mas sim um corpo glorioso, que substitui o corpo terreno na Ressurreição e subida aos Céus.
O corpo glorioso é um corpo espiritualizado, que não pode ser visto por olhos humanos que não foram dotados dessa capacidade.
E muito poderia ser escrito, aqui, sobre o Sofrimento Espiritual de Jesus no Getsêmani. Porém, vou somente transcrever as palavras de Jesus, sobre o sofrimento simultâneo, existente entre Si e Sua Mãe, Nossa Senhora: "(...) Ela, Sim! A Minha pura Mãe, que Me trouxe, não somente nos nove meses de gestação, mas por toda a Sua vida...Os Nossos corações estavam unidos por fibras espirituais e palpitavam sempre juntos, não havendo lágrima materna que caísse sem regar o Meu Coração, com o gosto salobro do Seu sangue, assim como, nenhum lamento Meu passava sem que despertasse Nela um sinal de dor.
Dói-vos muito pensar, no sofrimento duma mãe, cujo filho está condenado à morte, por uma doença incurável?
Pensai no sofrimento e suplício da Minha Mãe que, desde o momento em que Me concebeu, tremeu, ao saber que Eu era O condenado; nessa Mãe que, quando deu o primeiro beijo nas Minhas carnes macias de recém-nascido, pensou nas futuras chagas de Seu Filho; nessa Mãe que daria cem mil vezes a sua vida para impedir que Eu Me fizesse homem e chegasse ao momento da imolação, devendo aceitar essa hora tremenda, por que era a Vontde de Deus, para Sua Glória e Salvação de toda a Humanidade! Não! Nunca houve agonia mais longa que terminasse numa dor ainda maior, do que a da Minha Mãe!(...) Da Obra: "O Evangelho como me foi revelado" de Maria Valtorta.
E, quanto à Assunção de Nossa Senhora, na mesma Obra, Jesus também lhe faz referência.
Segundo a mesma, Nossa Senhora, por influência e ajuda de Lázaro, acabou os Seus dias com S. João, no Getsêmani, propriedade murada e protegida.
É verdade, que há uma referência, também, à enorme saudade que sentia por Jesus, amenizada, somente, pela Eucaristia, mas que, com o tempo a ia consumindo...até que chegou um dia em que Maria, depois de tudo preparar, Se deitou e adormeceu para sempre--não morte-- para desilusão e enorme tristeza de S. João, que logo A viu ser elevada ao Céu em Corpo e Alma, por Anjos.
"(...) Ela passou para o outro lado, submersa nas ondas do Amor. E, agora, no Céu, tornou-Se um Oceano de AMOR que transborda sobre os filhos que Lhe são fiéis, Suas Ondas de Caridade para a Salvação Universal de TODOS os homens (...)"--palavras de Jesus, na mesma Obra.
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