Segunda-feira, Dezembro 29, 2008
Não matarás!
O assunto é bastante sério e tenho pensado bastante nisto.
No entanto, o que me leva a escrever este post é o desespero de uma tia que está desde manhã com duas crianças a fazer barulho. Que neste exacto momento estão aos gritos e em cima de mim...
Terça-feira, Dezembro 23, 2008
«Maria deu graças ao Senhor»
Enfim, Maria é uma mulher que ama. E como poderia ser de outro modo? Enquanto crente que, na fé, pensa com os pensamentos de Deus e quer com a vontade de Deus, Ela não pode ser senão uma mulher que ama. Isto mesmo o intuímos nós nos gestos silenciosos que nos referem os relatos evangélicos da infância. Vemo-lo na delicadeza com que, em Caná, se dá conta da necessidade em que se acham os esposos e a apresenta a Jesus. Vemo-lo na humildade com que aceita ser esquecida no período da vida pública de Jesus, sabendo que o Filho deve fundar uma nova família e que a hora da Mãe chegará apenas no momento da cruz, que será a verdadeira hora de Jesus (cf. Jo 2, 4; 13, 1). Então, quando os discípulos tiverem fugido, Maria permanecerá junto da cruz (cf. Jo 19, 25-27); mais tarde, na hora de Pentecostes, serão eles a juntar-se ao redor Dela à espera do Espírito Santo (cf. Act 1, 14). Papa Bento XVI
Encíclica Deus Caritas est, § 41
Quarta-feira, Dezembro 17, 2008
Modernices
Não nos será difícil encontrar, em qualquer esquina, um sujeito que nos lance em cara a afirmação – a frenética e blasfema afirmação – de que poderá estar enganado. Todos os dias nos cruzamos com pessoas que afirmam que, naturalmente, poderão não ter a opinião mais correcta.
Claro que a opinião dessas pessoas é a mais correcta, senão elas não teriam essa opinião. Estamos em vias de produzir uma raça de homens mentalmente tão modestos, que não acreditam na tabuada. Corremos o risco de vir a conhecer filósofos que duvidam da lei da gravitação universal, considerando que se trata de uma simples fantasia sua.
Antigamente, os cínicos mostravam-se excessivamente orgulhosos para se deixarem convencer; hoje, mostram-se excessivamente humildes para se deixarem persuadir. Os mansos herdarão de facto a terra; mas os modernos cépticos são excessivamente mansos para reclamarem sequer essa herança.»
G. K. Chesterton in ORTODOXIA
Terça-feira, Dezembro 16, 2008
Povera Voce
Pobre a voz de um homem que não existe.A nossa voz, se não tem um porquê:
tem de gritar, tem de implorar
para que o alento da vida não acabe.
Depois, deve cantar,
porque a vida existe;
toda a vida pede a eternidade;
não pode morrer,
não pode acabar a nossa voz
que pede a vida ao Amor.
Não é a pobre voz de um homem que não existe,
a nossa voz canta com um porquê.
A música está aqui:
http://www.santidade.net/musicas/CD_Tu_es_Senhor/povera_voce.mp3
Quinta-feira, Dezembro 11, 2008
Quarta-feira, Dezembro 10, 2008
Amo-te exactamente como és
Henri Caffarel conta uma história passada em Itália em fins do séc. XVIII, num convento em construção na encosta dos Apeninos: o prior do convento chamou o arquitecto e mandou-lhe construir uma cela isolada sem janelas, com frinchas que apenas deixassem entrar alguns raios de sol; nada mais dentro da cela a não ser uma inscrição com estas palavras: "Amo-te exactamente como és".Nessa cela, ia ser proibido qualquer pensamento ou tema de meditação para além deste: "Deus ama-me infinitamente, ternamente, Deus ama-me exactamente como sou".
A cela destinava-se a algum monge que andasse triste ou ansioso a perguntar-se "como é que o Senhor pode amar alguém como eu?". (*)
Quem não sabe amar a Deus entre na cela do monge e deixe-se lá ficar; veja a inscrição na parede e não pense em mais nada. «Deus que te ama gratuitamente, te ensinará a amar."
Padre Luís Rocha e Melo, S.J - "Se tu soubesses o dom de Deus"
(*) Caffarek, H., L´oraison de pauvreté, p. 6-8
Árvore de Natal no Vati
É um abeto vermelho de 120 anos e 33 metros de altura a árvore escolhida para decorar o Natal 2008 no Vaticano. Trata-se de uma oferta do município austríaco de Gutestain, próximo de Sankt Poelten, na região da Baixa Áustria.A gigantesca árvore de Natal chegou este Sábado à Praça São Pedro. Uma equipa de trabalhadores do Vaticano irá tratar da sua decoração, para que esteja tudo a postos no próximo dia 13, na cerimónia em que serão ligadas as luzes.
Cerca de outros quarenta pequenos abetos, provenientes dos mesmos bosques, irão decorar durante o período natalício o quarto do Papa e os escritórios da Cúria Romana.
A tradição de colocar uma árvore junto do obelisco, iniciada por João Paulo II em 1982, tem sido mantida por Bento XVI. Ser escolhido para oferecer a árvore de Natal ao Vaticano é considerado uma honra e, para os próximos anos, esse privilégio já está reservado. É a oitava vez que a árvore do Vaticano vem da Áustria.
Findo o período do Natal, o abeto servirá para a construção de objectos destinados a crianças, revelou o jornal do Vaticano, L’Osservatore Romano.
Desde que não substitua o Presépio, só completa a décor!
PS - Gosto muito da ideia do Papa com um pequeno abeto no quarto!!
Terça-feira, Dezembro 09, 2008
Curiosidades papais
João VIII, Teodoro II, João X, Bento VI, João XIV e Gregório. Renúncia: Pierre de Morrone (Celestino V) renunciou em 1294, porque não se considerava capaz de exercer o pontificado.
Mais jovem
João XII tinha apenas 18 anos quando foi eleito.
Mais idoso
Honório III. Eleito com 90 anos.
Papa que não era padre
Conde Tusculum (João XIX) foi eleito em 1024 sem nunca ter recebido ordenação.
Papado mais longo
São Pedro ficou 33 anos no trono.
O mais curto
Urbano II. Durou apenas 13 dias.
Papas Canonizados
Há 78 papas canonizados e oito beatificados.
Insígnias do papado
O anel do pescador. Quando o Papa morre, o seu anel, que é usado na mão direita, é partido numa bigorna, com um martelo de ouro.
As chaves de São Pedro
Simbolizam o poder que foi dado a São Pedro.
Cadeira gestatória
Poltrona montada sobre um andor, carregada pelos oficiais do Vaticano quando o Papa saía em Procissão. João Paulo II substituiu-a pelo famoso Papamóvel.
Sotaina branca
Usada pela primeira vez por Pio V, em 1565. Até então, a sotaina era púrpura cardinalícia.
Tiara pontifícia
A tiara é imposta ao novo Papa pelo Cardeal protodiacono pronunciando a seguinte fórmula: "Recebe a tiara ornada com três coroas e sabe que és o pai dos príncipes e dos reis, o reitor do mundo, o vigário na terra do Salvador nosso Jesus Cristo, ao qual se deve toda a honra e toda a glória pelos séculos dos séculos". Paulo VI usou apenas uma vez e João Paulo I recusou-se a usá-la.
A palavra Papa
Derivada do grego pappas e do latim pappa. Ambas significam pai. Em 1073, o Papa Gregório VII proibiu que o termo fosse utilizado por qualquer outra pessoa. Até aquela data, bispos e padres também recebiam o tratamento de papa.
A autoridade Papal
Segundo a tradição católica, a liderança de São Pedro perante os 12 apóstolos, confiada por Jesus Cristo, é que define a supremacia do pontífice.
Homilia do Papa Bento XVI no dia da IC - 08/12/2005
Contudo, quando olhamos para o mundo à nossa volta, podemos ver que não é assim, ou seja, que o mal envenena sempre, que não eleva o homem mas o rebaixa e humilha, que não o enobrece, não o torna mais puro nem mais rico, mas o prejudica e faz com que se torne menor. É sobretudo isto que devemos aprender no dia da Imaculada: o homem que se abandona totalmente nas mãos de Deus não se torna um fantoche de Deus, uma maçadora pessoa consencientemente; ele não perde a sua liberdade. Somente o homem que confia totalmente em Deus encontra a verdadeira liberdade, a grande e criativa vastidão da liberdade do bem. O homem que recorre a Deus não se torna menor, mas maior, porque graças a Deus e juntamente com Ele se torna grande, divino, verdadeiramente ele mesmo. O homem que se coloca nas mãos de Deus não se afasta dos outros, retirando-se na sua salvação particular; pelo contrário, só então o seu coração desperta verdadeiramente e ele torna-se uma pessoa sensível e por isso benévola e aberta.
Quanto mais próximo de Deus o homem está, tanto mais próximo está dos homens. Vemo-lo em Maria. O facto de Ela estar totalmente junto de Deus é a razão pela qual se encontra também próxima dos homens. Por isso, pode ser a Mãe de toda a consolação e de toda a ajuda, uma Mãe à qual, em qualquer necessidade, todos podem dirigir-se na própria debilidade e no próprio pecado, porque Ela tudo compreende e para todos constitui a força aberta da bondade criativa. É nela que Deus imprime a sua própria imagem, a imagem daquela que vai à procura da ovelha perdida, até às montanhas e até ao meio dos espinhos e das sarças dos pecados deste mundo, deixando-se ferir pela coroa de espinhos destes pecados, para salvar a ovelha e para a reconduzir a casa. Como Mãe que se compadece, Maria é a figura antecipada e o retrato permanente do Filho. E assim vemos que também a imagem da Virgem das Dores, da Mãe que compartilha o sofrimento e o amor, é uma verdadeira imagem da Imaculada. Mediante o ser e o sentir juntamente com Deus, o seu coração alargou-se. Nela a bondade de Deus aproximou-se e aproxima-se muito de nós. Assim, Maria está diante de nós como sinal de consolação, de encorajamento e de esperança. Ela dirige-se a nós, dizendo: "Tem a coragem de ousar com Deus! Tenta! Não tenhas medo d'Ele! Tem a coragem de arriscar com a fé! Tem a coragem de arriscar com a bondade!
Tem a coragem de arriscar com o coração puro! Compromete-te com Deus, e então verás que precisamente assim a tua vida se há-de tornar ampla e iluminada, não tediosa, mas repleta de surpresas infinitas, porque a bondade infinita de Deus jamais se esgota!".
Neste dia de festa, queremos agradecer ao Senhor o grande sinal da sua bondade, que nos concedeu em Maria, sua Mãe e Mãe da Igreja. Queremos pedir-lhe que ponha Maria no nosso caminho, como luz que nos ajuda a tornar-nos também nós luz e a levar esta luz pelas noites da história. Amém!
Versão completa em: http://www.vatican.va/holy_father/benedict_xvi/homilies/2005/documents/hf_ben-xvi_hom_20051208_anniv-vat-council_po.html
Sexta-feira, Dezembro 05, 2008
Aula de Português
- Oh, bucéfalo anácrono! Não te interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas sim pelo acto vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à socapa.
Se fazes isso por necessidade, transijo... mas se é para zombares da minha elevada prosopopeia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com a minha bengala fosfórica bem no alto da tua sinagoga, e o farei com tal ímpeto que te reduzirei à quinquagésima potência que o vulgo denomina nada.
E o ladrão, confuso, diz:
- Doutor, afinal eu levo ou deixo os patos?
(já alguém aqui rezou pela alma do Bocage e deste (seguramente descendente do bom) ladrão?)
Quinta-feira, Dezembro 04, 2008
Quarta-feira, Dezembro 03, 2008
Música da Branca de Neve leva bombeiros a tribunal
Um capitão da GNR pôs em tribunal mais de duas dezenas de responsáveis das associações de bombeiros da região de Coimbra por cantarem a música de Branca de Neve e os Sete Anões no rescaldo de um incêndio.
in Diário de Coimbra
Cruz disfarçada!
(Isto sou eu a tentar ver Cristo no meio do mundo!eheh)

meninas, preparem os pompons !
27 Julho, 2005 19:21
Como vocês são todos muito santos e muito beatos.....
vão empatar concerteza!
27 Julho, 2005 19:29
falta de comparência equivale a derrota por 10-0 e ao pagamento de um salário mínimo nacional!
27 Julho, 2005 20:00
Tiago, é mesmo perde paga???
tá tudo de acordo...tenho de ver c a minha team, eu aceito, m tem q ser tudo a aceitar...
Conheces campos?? é q ainda n consegui marcar...
27 Julho, 2005 20:16
voces tem 5 ???
27 Julho, 2005 20:17
Temos 5 claro...e voces?
27 Julho, 2005 22:15
mas as santiagrinas já têm equipa ou vai tudo pós saldos na berschka?
27 Julho, 2005 22:53
As santiagrinas ainda não têm roupa...nós temos t-shirts senzas!
27 Julho, 2005 22:59
será q vão jogar de saltos altos? temos de ter cuidado quando fizerem carrinhos...
27 Julho, 2005 23:04
rapazes, preparem-se para ganharmos por mil a 0 (1000-0)...é bem possível
27 Julho, 2005 23:23
cheerleaders: façam olhinhos p eles, por mto q vos custe p eles serem hediondos...
27 Julho, 2005 23:28
siga começarmos já a rezar por eles?
27 Julho, 2005 23:29
n faço olhinhos a meninas
27 Julho, 2005 23:30
novena pelas santiagrinas?
27 Julho, 2005 23:31
mil novenas
27 Julho, 2005 23:31
uma novena não chega pó que eles vão chorar pela derrota de amanhã
27 Julho, 2005 23:31
pó? não é piso sintetico?
27 Julho, 2005 23:32
novena?
isso é prós lados de tercena e barcarena?
heeeeyy barcarena!
27 Julho, 2005 23:33
é p/os lados de bailena, o baile q os senzas vão dar às santiagrinas histéricas
27 Julho, 2005 23:37
com o baile que vão levar nem a saber dançar a bacarena se safam
27 Julho, 2005 23:38
amanhã ganhar por menos de 1000 a zero pa mim é derrota...
27 Julho, 2005 23:42
os senzas são agora dos Ohne Mitleid (sem compaixão)
27 Julho, 2005 23:45
mesmo sem o compaixão(o nosso nº10) vamos esmagar
28 Julho, 2005 00:03
Santiagrinas não levem cuecas fio dental porque aleija na virilha e dps quando chutarem a bola, enfim...
28 Julho, 2005 00:24