domingo, 19 de janeiro de 2014

Esmoler do Papa celebra funeral de sem-abrigo que morreu de frio


Celebradas por D. Konrad Krajewski, esmoler pontifício, na presença do Cardeal Filos, as exéquias de Alessandro: um sem-abrigo que morreu de frio em Dezembro passado.

Um funeral assim, de certo, ele nunca teria esperado, dado que viveu nas ruas dá anos e anos para cá. Alessandro (só se conhece o nome), 63 anos, era um vagabundo de origem polaca, que vivia nas ruas em redor do Vaticano. Encontraram-no morto pelo frio perto do parque de estacionamento do Gianicolo, "a dois passos" da Universidade Urbaniana e do Vaticano.

Foram os estudantes da Universidade Pontifícia a pedir aos superiores que as exéquias do sem-abrigo fossem celebradas na capela da Urbaniana. E assim, na tarde de hoje (10.I.2014), às três horas, deu-se o funeral de Alessandro: presidiu o Arcebisbo Konrad Krajewski, Esmoler do Papa, que Francisco escolheu para que fosse o "Bispo das ruas" entre os pobres e necessitados. Esteve presente o Cardeal Fernando Filoni, Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos (da qual depende a Universidade). Também se fizeram representar as autoridades civis municipais e regionais. Mas, e sobretudo, estiveram presentes mais de duzentos estudantes da Urbaniana, que quiseram, deste modo, cumprimentar um vagabundo, desconhecido da maior parte dos estudantes, e que veio a morrer de frio a dois passos da Universidade.

Pregou a homilia da Missa fúnebre o Padre Policarp Nowak, latinista da Secretaria de Estado. O Papa Francisco ficou profundamente triste quando quando soube que um vagabundo tinha sido encontrado morto nestas condições. Em Maio de 2013, durante a Vigília de Pentecostes, o Romano Pontífice tinha dito: "Hoje - dizer isto até faz mal ao coração - hoje, encontrar um vagabundo morto de frio não é noticia". Andrea Tornielli in Vatican Insider


blogger

Sem comentários: