quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Martírio de S. Paulo Miki e companheiros

O Cristianismo no Japão começou graças à Companhia de Jesus, que foi para lá missionar com o Império Português do Oriente. O primeiro foi S. Francisco de Xavier.

Foi um início promissor das missões Católicos no Japão - haviam quase 300,000 cristãos no final do século XVI. Infelizmente, devido a problemas políticos entre os Europeus e o governo do Japão, o Cristianismo passou a ser proibido e muito perseguido.

Foi durante esta perseguição que no dia 5 de Fevereiro* de 1597 morreram 26 pessoas em Nagasaki: S. Paulo Miki e seus companheiros mártires. A maior parte eram leigos.


Foram todos crucificados e perfurados com lanças. Antes de morrer, S. Paulo Miki, um seminarista jesuíta, disse isto:

"A sentença de julgamento diz que estes homens vieram para o Japão das Filipinas, mas eu não vim de nenhum outro país. Eu sou um verdadeiro japonês. 
A única razão pela qual estou a ser morto é que ensinei a doutrina de Cristo. Verdadeiramente ensinei a doutrina de Cristo. Agradeço a Deus por ser por esta razão que morro. Acredito que estou a dizer apenas a verdade antes de morrer.
Eu sei que acreditam em mim e quero dizer-vos a todos mais uma vez: Peçam a Cristo que vos ajude a ser felizes. Eu obedeço a Cristo. 
Seguindo o exemplo de Cristo, eu perdoo os meus perseguidores. Não os odeio. Peço a Deus que tenha piedade deles e espero que o meu sangue caia sobre os meus companheiros como uma chuva de frutos." S. Paulo Miki

A campanha de perseguições não acabou e em 1630 já não se viam cristãos em público, no Japão.
Qual não foi o espanto quando, no início do século XX, missionários cristãos no Japão descobriram lá um grupo bem consistente de cristãos clandestino.

Nuno CB

(Mais informações em wikipedia.org, o artigo tem a lista com os nomes de cada mártir)

* A Igreja Católica celebra o dia destes mártires no dia 6 de Fevereiro porque no dia 5 é dia da mártir Sta. Águeda.


blogger

Sem comentários: