quinta-feira, 15 de maio de 2014

Os novos pobres? Os divorciados

Relatório Cáritas 2014 sobre a pobreza e a exclusão. 

O divórcio prejudica os divorciados. Esta é a informação que emerge do Relatório Cáritas 2014 sobre a pobreza e a exclusão social chamado False Partenze. O documento, desenvolvido através da escuta e observação realizada por 220 Caritas diocesanas em Itália, revela que houve uma mudança no perfil do pobre. Se até há pouco tempo os pobres na Itália eram imigrantes e idosos, hoje a pobreza afecta mais as pessoas que passaram pelo término de um relacionamento conjugal.

66,1% dos separados que pedem ajuda à Caritas afirma ser incapaz de prover os bens considerados de necessidade básica. Destes, apenas 23,7% estava na mesma condição antes da separação.

Mas ainda não acabou. Os efeitos negativos da separação também afectam a saúde psicológica: 66,7% apresentam mais sintomas de distúrbios do que antes da separação. Além disso, a separação afecta a relação pai-filho: 68% dos entrevistados dizem que houve uma mudança na relação com os filhos; 58,2% revela a situação como pior do que antes.

O relatório indica que houve um aumento no número de pessoas que fazem uso da ajuda da Cáritas: destaca-se o facto de que 85,3% destes ‘novos pobres’ divorciados são italianos. 42,9% estão envolvidos em separação legal, 28,1% em separação de facto e 22,8% em processo de divórcio. in Zenit


blogger

Sem comentários: