quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

"Afinal"... Papa Francisco é a favor das famílias numerosas

Há uns dias, no avião das Filipinas para Roma, o Papa disse que os Católicos não têm que se reproduzir como coelhos. 

Depois de tanta polémica, o blog Senza explicou tudo num dos nossos artigos mais lidos dos últimos dias:

Ontem, o Papa também decidiu dar a sua explicação, na Catequese de Quarta-feira (22.Janeiro.2015).
As boas famílias são essenciais para a vida da sociedade. Dá consolo e esperança ver tantas famílias numerosas que acolhem os filhos como um verdadeiro dom de Deus: sabem que cada filho é uma benção. 
Ouvi dizer que as famílias com muitos filhos e o nascimento de tantas crianças se encontram entre as causas da pobreza. Parece-me uma opinião simplista. Posso dizer, podemos dizer todos, que a causa principal da pobreza é um sistema económico que tirou a pessoa do centro e colocou lá o deus dinheiro. Um sistema económico que exlcui, exclui sempre, as crianças, os idosos, os jovens sem trabalho e que cria a cultura do descartável em que vivemos. 
Habituámo-nos a ver "pessoas descartadas". Este é a razão principal da pobreza e não as famílias numerosas.
Invocando a figura de S. José, que protegeu a vida do "Santo Niño", muito venerado nesse país, recordei que é necessário proteger as famílias, que se enfrentam contra diversas ameaças, de modo que possam testemunhar a beleza da família no projecto de Deus. É preciso também defender as famílias das novas colonizações ideológicas, que agem contra a sua identidade e missão.


blogger

Sem comentários: