quinta-feira, 24 de março de 2016

Tríduo Pascal em Lisboa - Quinta-feira às 22h

As celebrações do Tríduo Pascal são as mais importantes do ano. São o berço de toda a liturgia. Todas as Missas do resto do ano litúrgico vêm beber a estas três celebrações: a Ceia do Senhor (Quinta-feira Santa), a Paixão do Senhor (Sexta-feira Santa) e a Vigília da Ressureição (Sábado Santo).

É como se as celebrações fossem uma só celebração dividida por três.

Todas as paróquias costumam ter as suas próprias celebrações. Mas, infelizmente, esta é das celebrações onde se cometem mais abusos eucarísticos. Provavelmente por falta de formação dos sacerdotes, na Quinta-feira Santa muitas paróquias reproduzem a Última Ceia do Senhor num formato parecido a um teatro - uma ideia nunca antes sugerida pelo magistério da Igreja. Ao utilizar pão ázimo em vez das habituais hóstias não consagradas, corre-se o risco enorme de caírem migalhas do pão consagrado (o próprio Corpo de Deus) e de este ser pisado, esquecido, etc. Na verdade, não vemos como é possível não acontecer tal abuso (mesmo sem querer) com o pão ázimo.

Por outro lado, as paróquias que procuram seguir as sugestões, bem precisas, do magistério da Igreja produzem uma liturgia de uma beleza incomparável - é o próprio Céu a descer à Terra.

Numa viagem recente que fiz aos Estados Unidos, encontrei um casal americano que viveu um ano em Portugal. Disseram-me que uma das celebrações mais bonitas a que já assistiram na vida foi provavelmente a Missa de Quinta-feira Santa às 22h em S. Nicolau, na Baixa de Lisboa. Por essa razão recomendamos também essa cerimónia. Mas existem muitas outras que se encontram rapidamente com o google.

Uma Santa Páscoa!




blogger

1 comentário:

Roselia Bezerra disse...

Boa Tarde, querida Senza!
Um excelente Duo Pascal pra vc e seus amados!
Bjm muito fraterno