sábado, 30 de setembro de 2023

As graves consequências do pecado da Luxúria

A luxúria é contada entre os sete vícios capitais. No plano individual, ela destrói a paz da alma, a nobreza do caráter, o desejo do Céu, e provoca cegueira espiritual. Quanto mais alguém satisfaz a luxúria, mais ela se torna veemente, provocando nervosismo, excitação e impaciência, conduzindo com frequência a outros pecados e até ao crime. 

A luxúria alimenta o egoísmo, a negligência, a impulsividade e a instabilidade. Por meio dela se contraem e se disseminam doenças extremamente dolorosas, sendo fatais algumas delas. Em relação à sociedade, a luxúria facilita a corrupção, fomenta a prostituição e a pornografia, torna instáveis as famílias, prejudica a formação infantil, incentiva a contracepção e o aborto.

A virtude da castidade liberta o homem da tirania da concupiscência, tornando-o mais apto para actividades nobres e espirituais e fortalecendo a sua vontade para as batalhas da vida. A castidade orienta os sentimentos e controla ou aperfeiçoa a sensibilidade. A temperança confere ao homem equilíbrio, especialmente nas acções e sentimentos mais directamente vinculados aos instintos de autopreservação e procriação.

Pe. David Francisquini in 'Homem e mulher Deus os criou' (Edit. Artpress, São Paulo, 2012, pp. 16-17)


blogger

3 comentários:

Maria José Martins disse...

Depois de ler este texto, podemos concluir o porquê da nossa Sociedade estar como está!
A toda a hora, oiço, em certos programas de televisão, comentários de pessoas que se dizem Crentes e que vão, constantemente, a Fátima, nutrindo ESPECIAL AMOR a Nossa Senhora--porque o afirmam-- elogiar todo o tipo de sexualidade e de relação, em nome do DIREITO À LIBERDADE! E, a maior parte das vezes, vulgarmente, sem qualquer pudor ou respeito pelo tema.
E isto só prova que nem a MENSAGEM DE FÁTIMA conhecem, quanto mais o que a Palavra de Deus nos ensina! E mais, se alguém os quiser contrariar é logo acusado de homofóbico, xenófobo, segregassionista... e outros adjetivos inventados, para justificar toda a promiscuidade que nos invade, apelidando de "castradores"--mas onde é que eu já ouvi isto?--os VALORES que a IGREJA VERDADEIRA sempre defendeu.

Maria José Martins disse...


S. João, interpela Jesus sobre as tentações.
E Jesus responde-lhe: " Eu também suportei este martírio do Homem, o de ter que ir para a frente sem enxergar, CONFIANDO TOTALMENTE NA PROVIDÊNCIA. Eu devo conhecer o Homem por inteiro, menos na culpa cometida por ele. E isso, não por alguma barreira posta por Me Pai, em frente à CARNE, ao MUNDO e ao DEMÔNIO, mas PELA MINHA VONTDE de Homem. EU SOU COMO VÓS! Mas sei QUERER MAIS DO QUE VÓS! Por isso, EU SINTO, TAMBÉM, AS MESMAS TENTAÇÕES, e nisso está o Meu mérito.
João--Tentações? Também Tu as sentes?
Jesus--Tu és puro, João, e passas por poucas...e, por isso, sendo-o Eu, mais do que tu, não devia conhecer a tentação. De facto, a tentação carnal, devido à MINHA CASTIDADE, é tão fraca, que nem chega a ser sentida por MIM. É como uma pétala lançada sobre uma superfície polida; ela ricocheteia para fora...Até o demônio se cansou de lançar esse dardo contra Mim. Mas, João, e quantas outras existem ao redor de Mim? Pensas que Eu não sinto afetos e deveres para com a Minha Mãe, que Me tentam para que EU FUJA do perigo? A Serpente dá-lhes o nome de PERIGO! Mas o seu verdadeiro nome É SACRIFÍCIO. O "eu mortal" não está ausente em Mim, e sofre com as ofensas, com os escárnios, com os fingimentos. Ó João, não perguntas o quanto Eu sofro com a MENTIRA e pelo mentiroso?
Sabes as vezes que o demônio Me tenta para Eu reagir contra essas coisas, que Me fazem sofrer, saindo da Mansidão e para que Me torne duro e intransigente?
E quantas vezes Me sopra o hálito da Soberba?
--Tu és grande! Diz ele. Os Elementos estão ao Teu Serviço!
Porém, a tentação de ser Santo é a MAIS SUBTIL. Aquela com a qual Satanás corrompeu Adão, tentando a SUA SENSUALIDADE em seu Pensamento e no seu Espírito!
--Não, João! "Eu sou o Homem que deve Recriar o Homem! De Mim, virá UMA NOVA HUMANIDADE!
E eis que SATANÁS procura os mesmos caminhos, a fim de destruir, e para sempre, a RAÇA DOS FILHOS DE DEUS, bloqueando a Dignidade de serem Seus Filhos através da EXALTAÇÃO DA VIDA NO ESPÍRITO..."(incitando-os a viverem como uns brutos, como refere mais à frente)

(..) " E depois de ficar sozinho, Jesus levanta de novo os olhos ao Céu e dá um gemido, por entre as folhagens das oliveiras: " Meu Pai! Faz com que, pelo menos, Eu possa conservar oculto o DELITO, para poder impedir que estes Meus Diletos se sujem de sangue.
Tem Piedade deles, Meu Pai! Eles são fracos demais para não reagirem à ofensa. Que eles não sintam ódio em seus corações, na Hora da Caridade Perfeita!--Paixão e Morte de Jesus--
E, entretanto, enxuga as lágrimas que só Deus Pai está vendo...--da Obra: "O Evangelho como me foi revelado", de Maria Valtorta.

É pena, que esta Obra tenha sido TÃO POUCO divulgada, para não dizer, RIDICULARIZADA! ( e sei do que falo)
Penso que nesta Passagem se explica o porquê de TODA a DEPRAVAÇÃO que existe, atualmente, na Humanidade inteira.
Se TODOS interiorizássemos o que Deus pretende, realmente, dos Seus filhos, depressa recorreríamos Àquilo que Jesus nos deixou, através da Sua Igreja: Os Sacramentos, que não são outa coisa, senão O REMÉDIO capaz de CURAR todos os vícios e todas as paixões DESORDENADAS, restaurando-nos como VERDADEIROS FILHOS de Deus, em vez de as banalizarmos, copiando o mundo, naquilo que tem de pior!

Maria José Martins disse...


E é só ver como aqueles que defendem o mundo, porque estão totalmente inseridos nele-- e assim, pelas suas dissertações, somente demonstram o quanto ignoram a Doutrina Divina-- depreciam a Virtude da Castidade.
Ainda hoje, li, nas notícias, um Artigo de alguém afirmando, que o maior mal ( e talvez o único, segundo ele) de um Sacerdote promíscuo está em ocultar o seu comportamento, por causa da Castidade exigida por alguns leigos...ou melhor, desde que assumam a sua traição à Igreja de Cristo e, logicamente a ELE, não há problema!
E tudo isto, somente, prova, a total ausência de Conhecimento, de Referências, de Valores, de Profundidade Espiritual: "Mas quem te manda, a ti, sapateiro, tocar rabecão?!"
Hoje, todo o mundo dá "bitaites" sobre a disciplina da Igreja, mesmo sem NADA perceber ou querer entender do assunto. E porquê?
Porque a Própria tem perdido Identidade e coerência, ao aproximar-Se demasiado de tudo o que é mundano, em vez de CONVERTER o MUNDO, como Deus pede.
Sempre foi difícil "remar contra a maré" , mas, nos tempos que correm, ainda é muito mais porque, se outrora AINDA havia a sensibilidade para ESCONDER o MAL, atualmente, já nem isso, pelos vistos, "se deve fazer", o que comprova que estamos num tempo completamente AMORAL, onde já TUDO é permitido e NORMAL!

(..)--Diz Jesus: "Em Verdade em Verdade Eu vos digo que a última perseguição será horrenda, porque não é entre homens, mas feita PELO FILHO DE SATANÁS e seus sequazes.
SACERDOTES? Mais do que Sacerdotes deverão ser aqueles da última hora, de tão feroz que será a perseguição, pelas HORDAS DO ANTICRISTO!
SACERDOTES? Não; ANJOS, agitando o turibulo cheio de incensos de virtudes a fim de purificar o ar dos miasmas de Satanás!
ANJOS? Mais do que Anjos! Outros CRISTOS; outros EU, para que os fiéis dos últimos tempos possam perseverar até ao fim!"--da Obra: "O Evangelho como me foi revelado, de Maria Valtorta.
Rezemos pelos sacerdotes que ainda lutam por o Ideal que os levou a entregarem-se a Cristo e à Igreja, para que não se deixem enganar, por esses "falsos profetas!"