sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

São João Crisóstomo explica quais são os 5 caminhos de conversão

Dou-te a conhecer os cinco caminhos da conversão: o primeiro é o arrependimento pelos nossos pecados; depois, o perdão concedido às ofensas do próximo; o terceiro consiste na oração; o quarto, na esmola; o quinto, na humildade. Não fiques, pois, inativo, mas toma cada dia todos estes caminhos. São caminhos fáceis e não podes apresentar como pretexto a tua miséria.

Pois, mesmo que vivas na maior pobreza, podes abandonar a cólera, praticar a humildade, rezar assiduamente e arrepender-te dos teus pecados [...]. Uma vez que estejas no caminho da conversão, dá o que possuis. Nem a pobreza nos impede de cumprir este mandamento: vemo-lo na viúva que deu as duas moedas que tinha.

Esta é a maneira de curarmos as nossas feridas: apliquemos, pois, estes remédios. Tendo retomado a saúde da alma, aproximar-nos-emos da mesa santa e, com muita glória, iremos ao encontro do Rei da glória, Cristo. Ganhemos os bens eternos pela graça, a misericórdia e a bondade de Jesus Cristo Nosso Senhor.

in 'Sermão sobre o diabo tentador' 


blogger

1 comentário:

Anónimo disse...

Ainda bem que nos recordam a principal e indispensável condição imposta, por Jesus, para que possa haver perdão: arrependimento, que gera, com certeza, o propósito de mudança ou Conversão.
E isto, porque fala- se tanto em inclusão, que até nos convencem de que está tudo bem... como tenho ouvido.
Deus aceita- nos tal qual somos!
Claro, mas para nos ajudar a mudar para a Verdade, que é somente Ele! E isto chama- se: SALVAÇÃO!
Porque, se não houver mudança, como podemos evoluir?
Acabamos por ter todos razão e ninguém se entende.
Agora, há que saber respeitar o tempo de cada um com tolerância e misericórdia.