terça-feira, 5 de junho de 2018

Por todos os caminhos da Terra: Corpus Christi 2018

Na passada Quinta-feira e Domingo celebrou-se por todo o mundo a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, mais conhecida como festa de Corpus Christi. Esta festa existe na Igreja desde o ano 1246 e os textos da Missa foram escritos por S. Tomás de Aquino.

No final da Santa Missa é costume fazer-se uma procissão com Nosso Senhor exposto numa custódia dentro da igreja ou pelas ruas. 

Este ano, mais uma vez,  Deus passou pelas ruas do mundo inteiro realmente presente em Corpo e Sangue. Quantas conversões terão acontecido? Não terão sido poucas. Este é um dia em que tradicionalmente muitos se convertem à Igreja Católica ao verem a piedade dos Católicos diante de Deus.

Estas são algumas das imagens que nos chegaram por várias fontes.

Na fotografia de Xela, a segunda maior cidade de Guatemala, vê-se um dos muitos tapetes de pétalas e sementes preparado pelo povo para a passagem de nosso Senhor. 

A fotografia de Nova Iorque é, na verdade, de 2017. Mas este ano a procissão repetiu-se, organizada pela mesma paróquia, pelas ruas de Manhattan. 

Não deixa de ser impressionante ver a quantidade de pessoas presentes na procissão em Portugal com o Cardeal Patriarca. A fotografia apenas mostra uma parte da multidão que seguiu Jesus pela Baixa de Lisboa. 

Ao contrário de anos passados onde a procissão era em Roma, o Papa Francisco foi à cidade de Ostia celebrar a festa de Corpus Christi. Entre outras coisas, Ostia foi a cidade onde morreu Santa Mónica, mãe de Santo Agostinho.



blogger

Sem comentários: