sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

O que são as Têmporas de Setembro?

Hoje é Sexta-Feira das Têmporas de Advento. Mas o que são as Têmporas?

Do Missal Quotidiano de Dom Gaspar Lefebvre: «As Quatro Têmporas representam uma velha tradição, muito querida da Igreja romana. Quatro vezes no ano, na mudança das estações, consagravam-se três dias da semana – Quarta, Sexta e Sábado – ao jejum e à oração, a fim de evocar as bênçãos de Deus para a nova estação e para as Ordenações, que tinham lugar na vigília de Sábado para Domingo. 

As Quatro Têmporas de Setembro são conjuntamente dias de jejum e momentos de jubilosa acção e graças. Lembram aos Judeus a dupla promulgação da Lei, a saída do Egipto e depois do cativeiro da Babilónia. Lembram aos Cristãos a protecção permanente de Deus concedida ao seu povo, e a sua libertação. A acção de graças pelas colheitas do ano vai unir-se à evocação dos antigos benefícios de Deus.»

Do Catecismo de São Pio X: «Para que fim foi instituído o jejum das quatro Têmporas? O jejum das quatro Têmporas foi instituído:

1.º - Para santificar cada estação do ano com alguns dias de penitência;
2.º - Para pedir a Deus que nos dê e conserve os frutos da terra;
3.º - Para agradecer a Deus o frutos concedidos;
4.º - Para pedir a Deus que dê à sua Igreja bons ministros, cuja ordenação se faz ordinariamente nos Sábados das quatro Têmporas.»

Os dias das Têmporas sempre foram dias de jejum e abstinência, por isso apenas com uma refeição completa durante o dia (almoço ou jantar), se necessário mais duas pequeninas refeições, que juntas não cheguem a uma refeição completa. Hoje em dia esta disciplina cumpre-se por devoção e não por obrigação jurídica, visto que o Código de Direito Canónico não prevê estes dias de jejum. Seja como for, a penitência, tantas vezes pedida por Nossa Senhora de Fátima, é bastante necessária, especialmente diante da crise na Igreja.

Do Pale Ideas: «O tempura (lê-se tempurá), prato da culinária japonês, deve o seu nome às Quatro Têmporas. Tradicionalmente, remonta ao século XVI, com os primeiros contactos entre japoneses e os marinheiros portugueses que levavam consigo missionários cristãos.  Uma vez que nesse período os católicos comiam apenas verduras e peixe, e se dedicavam à oração, pediram aos habitantes locais que preparassem para eles um prato adequado às “tempora”.»


blogger

Sem comentários: