quinta-feira, 5 de outubro de 2023

5 de Outubro: Portugal reconhecido como Reino independente no Tratado de Zamora

Em Zamora, a 5 de Outubro do ano de 1143, os monarcas do território lusitano e leonês, segundo a vontade do Papa Celestino II (nomeado um mês antes), conciliaram-se e firmaram tratado de paz (Tratado de Zamora). D. Guido de Vico estava ali como legado Papal. D. Afonso Henriques passou a ser oficialmente reconhecido como primeiro Rei de Portugal, e D. Alfonso VII de Leão passou a não ver mais como terras leonesas a grande parte da antiga Lusitânia (que já deveriam ter sido devolvida com a reconquista). 

Dá-se aqui o início do cumprimento da visão em que Nosso Senhor, quando apareceu a D. Afonso Henriques em vésperas da batalha de Ourique, determinou a missão do Reino e deu indicações para o brasão português.

D. Afonso Henriques colocou a si e ao reino nas mãos da Santa Sé. Portugal desde o berço é vassalo da Santa Sé.

Portugal tem o nome de "Terras de Santa Maria".

O Rei colocou também o reino sob protecção vitalícia da Mãe de Deus (naquele tempo mais designada por Santa Maria) e fez o seguinte voto: 

"Ordeno que eu, meu reino, minha gente, meus sucessores, fiquemos debaixo da tutela e protecção, defesa e amparo da bem-aventurada Virgem Maria de Claraval..." (o documento é posse do Mosteiro de Alcobaça). Mandou então edificar a igreja de Santa Maria de Alcobaça, aquando da conquista de Santarém aos mouros. Muitas outras igrejas e capelas dedicadas a Nossa Senhora foram erigidas ou dedicadas por sua iniciativa, tal como a Sé do Porto e a importantíssima Sé de Braga que tinha funcionado como centro de unificação lusitana lado a lado com o outro, o de Compostela.

Este nosso primeiro Rei teve uma vida de verdadeiro cavaleiro e não descuidava os fins legítimos bélicos , nem os da devoção. Foi terciário, e vestia ele e a Rainha esse habito religioso. Teve fama de virtudes heróicas e tinha como apoio espiritual o primeiro santo de Portugal-reino: S. Teotónio, co-fundador do Mosteiro da Ordem de Santa Cruz em Coimbra que, após um ano do seu nascimento para a eternidade, foi elevado aos altares pela grande santidade e abundantes milagres.



blogger

6 comentários:

Maria José Martins disse...

Mas quanta riqueza Espiritual contém a nossa História! E que grande responsabilidade a nossa, perante tanta fidelidade aos Valores por ela defendidos.
E eu que cheguei a pensar, que tudo isso era "lenda"... Agora, entendo melhor, tanta Predileção de Nossa Senhora, por "este canteirinho à beira mar plantado!"
Que Deus nos ajude a MERECER os nossos antepassados, fazendo JUS à Fé que demonstraram e ao empenho que tiveram em TESTEMUNHAR Jesus Cristo, na Sua Evangelização, por esse mundo afora. A "quem muito foi dado muito será exigido" e, nos tempos que correm, andamos bastante esquecidos, da ENORME responsabilidade que temos sobre os ombros, aceitando, pacificamente, qualquer lei...

Jorge disse...

Para a Maria José Martins:

"Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração"
(Romanos 12:12)

"Reza, confia e não te preocupes."
(Pe. Pio de Pietrelcina)

Maria José Martins disse...

Obrigada, Jorge. Já assim vou fazendo...

Anónimo disse...

Alexandre Herculano desmontou esse mito, tanto quanto sei.

Fora a ideia de nação já no século XII - isso, e foi muito cedo na Europa, foi Aljubarrota.

Anónimo disse...

Então, porque estão imprimidas, na Bandeira Nacional, as cinco chagas de Cristo?
Segundo li há pouco, S. TEOTÔNIO TAMBEM NOS CONSAGROU A ELAS, CINCO CHAGAS DE CRISTO.
Claro, para os Republicanos macons, tudo não passa de uma lenda

E S. NUNO ÁLVARES PEREIRA E O FEITO DA BATALHA DE ALJUBARROTA, TAMBÉM É LENDA?

Anónimo disse...

Cuidado, José Hermano Saraiva contava que havia uma lenda tramada que dizia que as quinas do meio valiam por duas pelo que representam de facto as trinta moedas de Judas. Dada a velhacaria pátria, talvez tenha fundamento.