terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Frei Yves Congar defende a antiguidade da Missa Tradicional

O frei dominicano Yves Congar foi um dos teólogos mais influentes do Concílio Vaticano II e um dos responsáveis pela chamada 'Nouvelle théologie'. Nesta passagem de um dos seus livros, Congar, que foi feito Cardeal em 1994 pelo Papa João Paulo II, explica que a Missa Tradicional Romana, tal como a conhecemos hoje, vem praticamente desde os tempos do Papa Gregório Magno (540-604 d.C.). É uma boa resposta para os que dizem que a 'Missa Tridentina' começou no Concílio de Trento:

«Basta entrar numa igreja antiga, benzer-se com água benta, como Pascal e Serapione fizeram antes de nós, para acompanhar uma Missa que, desde Gregório Magno, não mudou muito, nem sequer nos seus aspectos exteriores (...). Tudo foi preservado para nós, e nós podemos tomar posse de uma herança que poderemos facilmente transmitir àqueles que virão depois de nós.

O ritual, como meio de comunicação e vitória sobre o tempo devorador, é também um poderoso meio de comunicação da mesma realidade entre os homens separados por séculos de mudanças e sujeitos a influências muito diferentes.»

Yves Congar OP in La tradizione e le tradizioni (Edizioni Paoline, Roma 1965)


blogger

1 comentário:

Maria José Martins disse...


Hoje, vou divagar no tema, mas preciso desabafar!

Se a intenção foi boa, embora possa dar a entender o contrário, peço imensa desculpa.
É que li ontem, num jornal, o programa para as "Jornadas da Juventude", e cujo titulo é: "Não é só missa!"
Confesso que fiquei um pouco triste, porque fica-se com a sensação de que a Missa, em vez de ser o CENTRO, a ALMA da nossa Espiritualidade, acaba por ser "um frete" para não dizer "uma seca", como já ouvi da boca de muitos, que se dizem Cristãos...
Só espero, que o autor do Artigo seja ATEU ou Agnóstico, porque se não...deixa muito a desejar!