quinta-feira, 25 de julho de 2019

Latim era a língua perfeita para a Missa

A Madre Angélica foi a fundadora do canal televisivo EWTN e um poço de energia apostólica. Era também conhecida por não ter 'papas na língua'. Na biografia escrita pelo jornalista Raymond Arroyo (Mother Angelica: The Remarkable Story of a Nun, Her Nerve, and a Network of Miracles) Madre Angélica diz qual é a sua opinião sobre a Missa Tradicional:

O latim era a língua perfeita para a Missa. É a língua da Igreja, que nos permite rezar uma oração verbal sem distracções.

O propósito da Missa é rezar e associar-se à crucificação e com aquele banquete glorioso do qual participamos na Santa Comunhão. Ele está lá. Mas muito é estragado pelo vernáculo.

Durante a missa em latim, tínhamos o missal se queríamos seguir a Missa em inglês. Era quase místico. Dava uma consciência do Céu, da humildade impressionante de Deus que Se manifesta sob as espécies do pão e do vinho. O amor que Ele tem por nós. O Seu desejo de permanecer connosco é simplesmente impressionante. Podíamos meditar profundamente nesse amor porque não estávamos distraídos pela nossa própria língua.

Poderíamos ir a qualquer lugar do Mundo e sabíamos sempre o que estava a acontecer. Era contemplativo porque enquanto a Missa estava a ser celebrada podíamos fechar os olhos e ver o que realmente aconteceu. Podíamos sentí-lo. Podíamos olhar para Este e perceber que Deus veio e estava realmente presente. 

Hoje em dia, com o Padre de frente para as pessoas, é algo entre as pessoas e o Padre. Na maior parte das vezes é apenas um género de reunião na qual Jesus é esquecido.


blogger

Sem comentários: