domingo, 23 de fevereiro de 2020

Comunhão na Liturgia Bizantina

Eis o que diz o sacerdote, e os fiéis, ao comungar, na Liturgia Bizantina de São João Crisóstomo:

Creio, Senhor, e confesso que em verdade Tu és Cristo, Filho de Deus vivo e que vieste ao mundo para salvar os pecadores, do qual eu sou o primeiro. 

Creio ainda que este é o Teu Puríssimo Corpo e que este é Teu Próprio e Precioso Sangue. 

Suplico-Te, pois, tem misericórdia de mim e perdoa-me as minhas faltas voluntárias e involuntárias, que cometi por palavras ou acções, com conhecimento ou por ignorância e concede-me, sem condenação, receber os Teus puríssimos Mistérios para a remissão dos pecados e para a vida eterna. Amém. 

Da Tua ceia mística, aceita-me hoje como participante, ó Filho de Deus, pois não revelarei o Teu Mistério aos Teus inimigos, nem Te darei o beijo como Judas, mas como o ladrão me confesso: lembra-Te de mim, Senhor, no Teu reino! 

Que não seja para juízo ou condenação a recepção dos Teus Santos Mistérios, Senhor, mas para a cura da alma e do corpo. Amém.


blogger

Sem comentários: