terça-feira, 10 de março de 2020

Igreja Ortodoxa Grega recusa cancelar as Missas

Os bispos da Igreja Ortodoxa Grega na Grécia recusaram os pedidos para suspender as funções litúrgicas. A declaração oficial refuta a alegação de que os fiéis podem contrair o corona vírus quando recebem a Santíssima Comunhão nos ritos gregos.

Na liturgia de São João Crisóstomo e São Basílio, a Santa Comunhão é administrada da seguinte maneira: a Sagrada Hóstia - resultante da consagração de pão fermentado cortado em forma de pequenos cubos - é colocada num cálice onde se encontra o Preciosíssimo Sangue de Cristo; distribuindo, o sacerdote, com uma colher, cubo por cubo aos fiéis. 

Esta antiga prática evita qualquer contacto das mãos do padre com a boca do comunicante. E depois de cada comunhão, o sacerdote deve colocar a colher de volta no cálice do sangue, onde o acidente do álcool esteriliza a colher.

Em vez de cancelar as Missas, a Igreja Ortodoxa Grega exortou todos os clérigos e fiéis a oferecer orações pelo extermínio da praga e pelo fim da crise.

Enquanto isso, os Bispos Católicos da Eslováquia - uma nação com apenas 1 caso confirmado do vírus - decidiram suspender todas as funções litúrgicas no país, durante duas semanas.

Br. Alexis Bugnolo in fromrome.info


blogger

Sem comentários: