sexta-feira, 27 de março de 2020

O que é uma Bênção Urbi et Orbi?


Dada a situação actual, com a epidemia do coronavírus, o Papa Francisco resolveu dar uma bênção Urbi et Orbi extraordinária hoje na Praça de São Pedro às 17h00 (hora de Portugal Continental).

Urbi et Orbi

Urbi et Orbi” significa “à cidade (de Roma) e ao Mundo”. Esta é uma bênção dada pelo Papa, normalmente na varanda central da Basílica de São Pedro, nos dias de maior alegria na vida da Igreja: Natal, Páscoa e sempre que é eleito um novo Papa.

Indulgência Plenária 

A bênção Urbi et Orbi concede a quem a recebe, seja presencialmente seja através dos meios de comunicação social, a indulgência plenária. A indulgência plenária não perdoa os pecados mortais, isso apenas pode ser feito através da confissão ou quando muito através do arrependimento profundo do pecado e desejo de confessar-se assim que possível, mas apaga o pagamento que temos de fazer de algumas, ou todas, as penas temporais.

As penas temporais são dívidas que nós contraímos quando pecamos, e com isso impomos uma desordem no mundo, e que devem ser pagas através de oração e penitência. As indulgências compensam esses actos, e apagam essas penas. A compensação será tanto maior quanto a maior contrição (horror ao pecado até ao pecado venial como ofensa a Deus) que a pessoa tiver no momento em que recebe a indulgência.

O que fazer para receber a Indulgência

Segundo o Decreto da Penitenciária Apostólica, além de assistir à bênção do Papa, para obter a Indulgência plenária: os doentes de coronavírus, os que estão em quarentena, os profissionais de saúde e familiares que se expõem ao risco de contágio para ajudar quem foi afectado pelo Covid-19 poderão simplesmente recitar o Credo, o Pai-Nosso e uma oração a Maria.

Os outros poderão escolher entre várias opções: visitar o Santíssimo Sacramento ou a adoração eucarística ou ler as Sagradas Escrituras por pelo menos meia hora, ou rezar o Terço, a Via-Sacra ou o Terço da Divina Misericórdia, pedindo Deus a cessação da epidemia, o alívio para os doentes e a salvação eterna daqueles a quem o Senhor chamou a si.

A indulgência plenária também pode ser obtida pelos fiéis que, no momento de morte, não tiveram a possibilidade de receber o Sacramento da Unção dos Enfermos e do Viático: neste caso, recomenda-se o uso do crucifixo ou da cruz.

O Rito da Bênção

O rito será feito em latim, língua oficial da Igreja. A tradução para português é esta:

Que os Santos Apóstolos Pedro e Paulo, dos quais no poder e julgamento confiamos, intercedam por nós junto do Senhor.
R.: Amém.

Que por meio das orações e dos méritos da Santíssima Virgem Maria, de São Miguel Arcanjo, de São João Baptista, dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo e de todos os santos, o Deus omnipotente mostre compaixão de vós, e quando perdoados todos os vossos pecados, Jesus Cristo vos conduza à vida eterna.
R.: Amém.

Que o Senhor Todo Poderoso e misericordioso vos conceda indulgência, absolvição, e remissão de todos os vossos pecados, espaço para um verdadeiro e frutuoso arrependimento, mesmo o coração arrependendo-se sempre, e a bênção da vida, a graça, a consolação do Espírito Santo e perseverança final nas boas obras.
R.: Amém.

E que a bênção de Deus Todo Poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo desça sobre vós e permaneça sempre.
R.: Amém.


blogger

Sem comentários: