sábado, 4 de abril de 2020

Monges Beneditinos de Núrcia contam como vivem estes tempos

No meio da pandemia de Coronavírus, a vida dos monges em Núrcia (todos saudáveis ​​até agora) continua quase normal, com algumas excepções. Todas as manhãs, durante a Missa Solene conventual, acrescentamos algumas orações contra a pestilência. À tarde, fazemos uma procissão através da propriedade com relíquias da Verdadeira Cruz, orando pela libertação de 'pragas, fomes e guerras', como fizeram os antigos, que sabiam que essas tribulações frequentemente acontecem em conjunto.

As medidas adoptadas pelo governo italiano fizeram com que a maioria dos italianos agora viva num claustro imposto nas suas casas e que os nossos amigos nos outros países não possam viajar (para nos visitar). A ocultação do mundo assume um simbolismo quase sacramental durante esta crise extraordinária.

Durante séculos, não foi possível ver de perto os mistérios do altar. Em certos períodos, as cortinas eram fechadas nos momentos mais importantes da Missa. Ainda hoje, as orações solenes de consagração são ditas em vez baixa - com um sussurro - à medida que o drama da liturgia se desenrola.

A ocultação intrínseca na Missa (como uma iconostase no rito bizantino) foi comum a todos, de alguma forma, durante muitas centenas de anos; proporcionava uma atmosfera de mistério. No mundo de hoje, que exige ver para crer, Deus oferece-nos esta oportunidade de redescobrir o mistério - o mistério da eficácia invisível da Missa (2Cor 4, 18). Temos de confiar num remédio invisível para a nossa salvação diante desta ameaça invisível.


blogger

2 comentários:

Unknown disse...

Bom dia muito obrigado pelo vosso blogue. Onde fica este Mosteiro?

Unknown disse...

Está en la ciudad de Nursia, en Italia, allí hubo una basílica de San Benito que tristemente ya no existe, se derrumbó tras unos terremotos