terça-feira, 1 de setembro de 2020

Actos de Contrição

Muita gente não sabe que acto de contrição dizer quando se confessa a um sacerdote ou depois do exame de consciência ou simplesmente depois de ter cometido um pecado. Deixamos aqui duas versões

Versão curta

Meu Deus, porque sois infinitamente bom,
eu Vos amo de todo o meu coração,
pesa-me ter-Vos ofendido,
e, com o auxílio da vossa divina graça,
proponho firmemente emendar-me
e nunca mais Vos tornar a ofender;
peço e espero o perdão das minhas culpas
pela vossa infinita misericórdia.
Ámen.

Versão Longa

Senhor Jesus Cristo,
Deus e homem verdadeiro,
Criador e Redentor meu,
por serdes Vós Quem sois
sumamente bom
e digno de ser amado
sobre todas as coisas,
e porque Vos amo e estimo,
pesa-me, Senhor,
de todo o meu coração,
de Vos ter ofendido;
pesa-me também
por perdido o Céu
e merecido o inferno,
e proponho firmemente,
ajudado com o auxílio
da vossa divina graça,
emendar-me
e nunca mais vos tornar a ofender,
e espero alcançar o perdão
das minhas culpas,
pela vossa infinita misericórdia.
Ámen.


blogger

3 comentários:

Maria José Martins disse...

Realmente, como ao longo dos tempos, a nossa Igreja, com ou sem má intenção, tem vindo a "simplificar" tudo! Até o Acto de Contrição que, depois de comparar estes dois, me parece, agora, muito menos profundo e, até, incompleto; e isto para não comentar já, Aquele que, actualmente, se ensina na Catequese: "Meus Deus, porque sois tão Bom, tenho muita pena de Vos ter ofendido. Ajudai-me a não voltar a pecar!"
Nem uma pequena alusão às consequências das nossas atitudes, à nossa possível Condenação Eterna... como no Primeiro.
Para quem não estiver atento, isto pode não querer dizer nada, mas para quem pensar um bocadinho mais...pode querer dizer muito!

Maria José Martins disse...

E mais, será que a NÃO referência, a Jesus Cristo "Deus Homem Verdadeiro e Redentor", também é pueril?
É que, no meio de tanta CONFUSÃO, começamos a duvidar de tudo!

Nas várias razões apontadas por Jesus para a escrita da Obra "O Evangelho como me foi revelado", de Maria Valtorta, Jesus condena o "modernismo" que nega: a sobrenaturalidade e divindade dos Dogmas, dos Sacramentos e da Igreja Una Santa, Católica e Apostólica.
A verdade de Cristo ser Deus e Homem, real e Perfeito, tanto na Fé como na história, que sobre Ele nos foi transmitida...
A Divindade de Jesus Cristo, a Doutrina de Paulo e de João e A dos Concílios de Nicéia, Éfeso e Calcedónia, Doutrina Verdadeira, ensinada por Ele, Jesus.
A Universalidade e continuidade do Evangelho, por Ele ensinado e para todos os homens.
A natureza Perfeita da Sua Doutrina, desde o começo, e que não Se formou através de sucessivas transformações, mas foi dada assim: Perfeita, imutável, uma Boa Nova para todos os que têm sede de Deus...




Unknown disse...

António Almeida

O concílio Vaticano segundo foi uma desgraça para a fé.