terça-feira, 1 de agosto de 2023

Festa de São Pedro ad Vincula

No dia 1 de Agosto, a liturgia da Igreja comemora a Festa de São Pedro ad Vincula, honrando as correntes que aprisionaram o Santo Apóstolo e o facto histórico da sua libertação do cárcere, por meio de um Anjo (Actos 12, 1-19). Esta festa foi retirada do calendário e da liturgia pelos destruidores da liturgia da igreja pós-conciliar.

A festa de São Pedro ad Vincula é celebrada no dia 1 de Agosto em referimento ao Titulus Apostolorum que comemorava nesta data as correntes de São Pedro e a sua milagrosa libertação ocorrida por meio de um anjo do Senhor. É uma festa romana. Está ligada à dedicação da igreja de S. Pietro in Vincoli, na colina Oppio, em Roma; basílica que foi restaurada por Sixto III às expensas da família imperial.

No calendário litúrgico, as festas dedicadas a Cátedra de São Pedro são três: a de hoje, a de 18 de Janeiro (Cathedra Romana) e a de 22 de Fevereiro (Cathedra Antiochena) (Cf. A.P. FRUTAZ - E. JOSI, ad vocem Cattedra di S. Pietro, in Enciclopedia Cattolica, III, Roma, 1949, colI. 1172-1173).

A festa do dia 22 de Fevereiro, é relacionada ao Magistério de Pedro. Na Depositio martyrum (sec. IV), esta data é associada à comemoração do "Natale Petri de Cathedra" (cf. P. DELEHA YE, Les origines du culte des martyrs, Bruxelles, 1933, p. 263-269).

S. Agostino, no seu Sermão 190, (pl 39, col. 2100) considera o dia 22 de Fevereiro como a data de início do episcopado romano de Pedro. A data do dia 18 de Janeiro foi introduzida pelo rito galicano (metà VI sec.). Depois do ano mil, as duas datas aparecem nos livros litúrgicos romanos (Cf. P. FRUTAZ - E. JOSI, op. cit., 1949, col. 1173).

in Pale Ideas


blogger

3 comentários:

Zezé disse...

"Esta festa foi retirada do calendário e da liturgia pelos destruidores da liturgia da igreja pós-conciliar."

Não me diga! Destruidores? Mas eles tinham tão boas intenções...

Maria José Martins disse...

Mas como pode alguém, destes dois últimos Séculos, acreditar, que um Anjo tenha cortado as correntes a um SANTO, salvando-o, quando, até, os milagres Bíblicos são postos em causa? E falo com conhecimento de causa, porque se passou comigo.
Quando continuam a negar o "milagre do Sol" em Fátima e tudo o resto, apesar de cada vez mais, hoje, constatarmos, no que trouxe para a HUMANIDADE essa NEGAÇÃO!
E, para aqueles que AINDA tentam informar-se, sem pressão nem angústia, porque, segundo Jesus e Nossa Senhora, se nos conservarmos fiéis estaremos protegidos, pelo menos, no que se refere à Salvação...estejam atentos aos Fenómenos Científicos, que TODOS OS DIAS estão a ser comunicados nos MÉDIA TRADICIONAIS, para que não digam, depois, que é TEORIA DA CONSPIRAÇÂO!
Desde manchas no Sol que podem, de repente, mexer com a Energia da Terra e descontrolar tudo, provocando mesmo, um apagão...desde o movimento da Terra ter aumentado repentinamente, podendo alterar a hora solar e descontrolar tudo ---máquinas, computadores---desde a ameaça de asteroides muito perto da sua Órbita...
E tudo isto são ameaças constantes, não falando já no degelo, provocado pela subida astronómica das temperaturas, das secas, da guerra, com TODAS as suas consequências...
Assim, para quem ACREDITAR nas Profecias de La Salette, Nossa Senhora, sem utilizar linguagem científica, pois, essa é puramente humana, não nos adverte sobre tudo isto, como CONSEQUÊNCIA do nosso AFASTAMENTO de DEUS e, por isso, das nossa MÁS OPÇÕES?
E não será esse o nosso MAIOR CASTIGO--para aqueles que TEIMAM em pregar uma Religião LIGHT, sem castigo-- pois, onde não está Deus, está o MALIGNO?
E peço desculpa se não me exprimi com rigor científico, mas, somente transcrevo o que tenho lido, sem alarmismos, porque o remédio existe e AINDA está ao nossa alcance: A CONVERSÃO!

E mais uma vez, reitero: "quem me avisa, meu amigo é!" E, neste caso É O CÉU!!!!

Zezé disse...

Caríssima irmã em Cristo,
parece que ninguém quer saber de nada: desde que os seus pequeninos prazeres mundanos, sejam eles quais forem, estejam satisfeitos, está tudo bem!

A Paixão e Morte de Cristo salvou-nos a todos mas foi preciso sacrificar o amo para salvar os escravos. Será que as pequenas Igrejas domésticas bastarão para salvar o resto? Deus o queira na Sua infinita Misericórdia, mas também vejo tanto desafio e afronta a Deus que não sei como ainda estamos vivos...