Foi um dos maiores doutores da Igreja e um dos maiores génios da literatura ocidental. Agostinho foi um herói improvável: a sua vida tinha tudo para correr mal. E de facto correu, durante muitos anos. Teve um percurso errante, entregue aos prazeres mundanos, e foi a essa época a que se referia quando escreveu, nas suas Confissões:
"Andemos honestamente como de dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes; mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não vos preocupeis com a carne para não excitardes as suas cobiças."
Com uma inteligência e uma sede de verdade muito acima da média, Santo Agostinho percebeu que as ideias que seguia até aí não podiam ser verdadeiras nem saciavam o desejo do seu coração, como se percebe por esta que é uma das suas frases mais conhecidas:
"Senhor criaste-nos para Ti, e nosso coração vive inquieto enquanto não repousar em Ti."
A sua conversão deu-se em grande parte às orações e lágrimas da sua Mãe, Santa Mónica, que muito sofreu com a vida do seu filho até que este foi baptizado, aos 33 anos. Mesmo com essa idade ainda foi a tempo de ser ordenado sacerdote e mais tarde sagrado bispo de Hipona. A influência decisiva de Santa Mónica na vida de Santo Agostinho mostra bem que as mulheres sempre tiveram, e continuam a ter, um grande poder.
1 comentário:
Deus não resiste à oração de um coração contrito...e muito mais, quando se trata do coração duma mãe angustiada!
Enviar um comentário