domingo, 18 de junho de 2006

Oração do Pobre III

Evangelho
Mc 4, 26-34

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: "o Reino de Deus é como um homem que lançou a semente à terra. Dorme e levanta-se, noite e dia, enquanto a semente germina e cresce, sem ele saber como. A terra produz por si , primeiro a planta, depois a espiga, por fim o trigo maduro na espiga. E quando o trigo o permite, logo se mete a foice, porque já chegou o tempo da colheita". Jesus dizia ainda: "A que havemos de comparar o reino de Deus? Em que parábola o havemos de apresentar? É como um grão de mostarda, que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes que há sobre a terra; mas, depois de semeado, começa a crescer e torna-se a maior de todas as plantas da horta, estendendo de tal forma os seus ramos que as aves do céu podem abrigar-se à sua sombra". Jesus pregava-lhes a palavra de Deus com muitas parábolas como estas, conforme eram capazes de entender. E não lhes falava senão em parábolas; mas, em particular, tudo explicava aos seus discípulos.


blogger

sábado, 17 de junho de 2006

GAALLL... POR... TU... GAL!!...

ÇÃO... SE LE CÇÃO!...



blogger

Fr Stan em Portugal





O *Fr Stan* vai dar um concerto (com outreach) dia 19 de Julho (4ª feira), às 20h30, no Teatro Gil Vicente, em Cascais.
Os bilhetes custam 10 Euros (para ajudar a pagar a viagem de avião dos EUA)
Quem foi no ano passado sabe que VALE A PENA!!
Passem palavra e reservem rapidamente, antes q os bilhetes esgotem!
(é a Marta Silveira q trata dos bilhetes, mas cm é obvio n vou pôr aqui os contactos dela; quem quiser ir e n souber o nr dela escreva nos comentários e eu falo c ela)



blogger

sexta-feira, 16 de junho de 2006

As exigências de Cristo e a alegria do coração

João Paulo II

Discurso aos jovens holandeses, 14 de Maio de 1985



Queridos jovens, fizestes-me saber que muitas vezes considerais a Igreja como uma instituição que apenas promulga regulamentos e leis... E concluís que há um profundo hiato entre a alegria que emana da palavra de Cristo e o sentimento de opressão que suscita em vós a rigidez da Igreja... Mas o Evangelho apresenta-nos um Cristo muito exigente que convida a uma conversão radical do coração, ao abandono dos bens da terra, ao perdão das ofensas, ao amor para com o inimigo, à paciente aceitação das perseguições e mesmo ao sacrifício da própria vida por amor ao próximo. No que diz respeito ao domínio particular da sexualidade, conhece-se a firme posição que Jesus tomou em defesa da indissolubilidade do matrimónio e à condenação que pronunciou até a propósito do simples adultério cometido no coração. Poderá alguém não ficar impressionado diante do preceito de "arrancar um olho" ou de "cortar uma mão" se esses órgãos forem ocasião de "escândalo"?...A permissividade moral não torna os homens felizes. Tal como a sociedade de consumo não traz alegria ao coração. O ser humano só se realiza na medida em que sabe aceitar as exigências que provêm da sua dignidade de ser criado "à imagem e semelhança de Deus" (Gn 1,27). Por isso, se hoje a Igreja diz coisas que não agradam, é porque se sente obrigada a fazê-lo. Fá-lo por dever de lealdade...
Mas então não é verdade que a mensagem evangélica é uma mensagem de alegria? Pelo contrário, é absolutamente verdade! E como é isso possível? A resposta encontra-se numa palavra, numa só palavra, numa palavra curta mas com um conteúdo vasto como o mar. Essa palavra é: amor. O rigor do preceito e a alegria do coração podem perfeitamente conciliar-se. Quem ama não receia o sacrifício. Antes procura no sacrifício a prova mais convincente da autenticidade do seu amor.
(fonte: EAQ)


blogger

Definição de católico, segundo Jesus Cristo

"Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros." (Jo 13, 35)

blogger

A alegria do vinho


Gosto bastante da passagem das Bodas de Caná, até porque tem a sua piada dizer que o primeiro milagre conhecido de Jesus foi transformar água em vinho. Toda esta abundância (Jo 10,10 E.I. 1993 - e não, não é "Eu vim para que tenham vinho em abundância" é VIDA mesmo!), este esbanjar de Deus por nós, é sinal do Seu amor, que não contabiliza, não se põe a contar. Apenas dá. O vinho é sinal de alegria, sinal de festa à volta de uma mesa. «Tira-nos da tristeza e do cansaço do dia a dia e faz do estar juntos uma festa. Alarga os sentidos e a alma, solta a língua e abre o coração.» (In Um Papa (in)esperado, João Marujo, Paulus 2006)
Diz-nos ainda o evangelho de João a propósito de Caná que "Jesus revelou a Sua Glória e os discípulos acreditaram nEle".
É esta a importância daquela mudança da água em vinho: os discípulos começam a perceber melhor quem é Aquele que está no meio deles.
Maria também.
Nossa Senhora não pede um milagre. Ao invés, vai falar com o Filho e leva uma resposta torta: "Mulher, isso compete a nós? A minha hora ainda não chegou". Maria amua? Chateia-se? Dá um par de galhetas a tamanha insolência? Não. Esta aparente recusa não a abala um bocadinho que seja, não a perturba, não a desanima. "Façam tudo o que Ele vos disser".
Creio que já todos levámos e continuaremos a levar respostas tortas de Jesus. Aparentemente, claro. O certo é que, no imediato, é frequente parecer que Cristo nos dá uma nega. Felizmente Maria já nos mostrou que não é bem assim e como devemos reagir.

Enfim, tudo isto para reproduzir uma passagem do livro dos Provérbios muito boa, especialmente para quando perdemos o controle, fazemos misturas e... o resto já sabemos eheheh:
Para aqueles que permanecem junto do vinho, para aqueles que vão saborear o vinho misturado. Não consideres o vinho: "como ele é vermelho, como brilha no copo, como corre suavemente!" Mas, no fim, morde como uma serpente e pica como um basilisco! Os teus olhos verão coisas estranhas, o teu coração pronunciará coisas incoerentes. Serás como um homem adormecido no fundo do mar ou deitado no cimo de um mastro: "Feriram-me" dirás tu, "e não sinto dor!"
"Bateram-me... e não sinto nada. Quando despertarei eu? Quero mais ainda!"


blogger

quarta-feira, 14 de junho de 2006

teatro e palhaçada

Enviei um mail ao Teatro da Comuma relativamente ao espectáculo que está em cena no mesmo, conforme o post abaixo e outro nos Santiagrinos.

Para não sobrecarregar a página principal, vou publicar a reposta nos comments deste post.

blogger

segunda-feira, 12 de junho de 2006

Separados à nascença?

Já foi nomeado um novo bispo para a diocese de Viseu, depois da saída de D. António Marto para a diocese de Leiria-Fátima. O nomeado chama-se Pe. Ilídio Leandro e foi pároco de Canas de Senhorim durante vários anos (de onde o conheço de vista).
Ora, a coincidência é que, quando D. António Marto ascendeu à sé de Viseu, surgiram logo piadas, porque o novo bispo era igual ao pároco de Canas. E agora quem o vai substituir é nada mais nada menos que o seu sósia!!




(Ok, admito que agora nestas fotos não os acho assim tão parecidos, mas na altura teve piada...)

blogger

Oração do Pobre II

II leitura (de hoje)
Romanos 8,14-17

Todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Vós não recebeste um espírito de escravidão para recair no temor, mas o Espírito de adopção filial, pelo qual exclamamos: "Abá, Pai!". O próprio Espírito dá testemunho, em união com o nosso espírito, de que somos filhos de Deus. Se somos filhos também somos herdeiros, herdeiros de Deus herdeiros com Cristo; se sofremos com Ele, também com Ele seremos glorificados.

Evangelho
Mateus 28,16-20

Naquele tempo, os onze discipulos partiram para a Galileia, em direcção ao monte que Jesus lhes indicara. Quando O viram, adoraram-n'O; mas alguns ainda duvidaram. Jesus aproximou-Se e disse-lhes: "Todo o poder Me foi dado no Céu e na terra. Ide e ensinai todas as nações, baptizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-as a cumprir tudo o que vos mandei. Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos".

blogger

sábado, 10 de junho de 2006

ah pois é!

Afinal, o futebol até pode ter coisas boas!

http://www.youtube.com/watch?v=slXKNroeFfY&search=futebol

blogger

quinta-feira, 8 de junho de 2006

Solução para todos os códigos, teatros, filmes, programas de tv...

"Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos" Mc 12, 33


blogger

teatro e televisão - tá tudo louco

Agora estão em exibição 1 peça de teatro e um programa de televisão que desvalorizam completamente o casamento:

"O Submarino"

Teresa Guilherme e o actor brasileiro Miguel Falabella juntam-se em palco para protagonizarem um casal moderno com dificuldades no relacionamento.
César (Falabella) é corretor da bolsa de valores e Rita (Teresa Guilherme) é uma bibliotecária. Para ela, "o casamento é igual a um submarino. Até bóia, mas foi feito para afundar". Em suma, uma comédia romântica que acaba por ser uma viagem pela vida, pelas crises da idade e da relação a dois.


Isto vem também na sequência daquele programa de televisão da tvi, "o meu odioso e inacreditável noivo". Está-se a retirar todo o sentido ao casamento...Confesso que ao princípio não me apercebi logo da gravidade deste programa, até achei piada, mas por detrás disto, há uma completa desvalorização da dignidade do casamento, cada vez mais banalizado hoje em dia...

Também agora surgiu outra peça de teatro, uma sátira em relação às religiões:

"Me Cago en Dios"

A peça, do dramaturgo espanhol Íñigo Ramírez de Haro, apresenta-se como uma crítica aos mecanismos de culpa, às ideias que sabotam a liberdade e às palavras comprometedoras.

Já agora, não deixa de ser curioso que estas peças de teatro têm o apoio do ministério da cultura...que devemos fazer?

blogger

quarta-feira, 7 de junho de 2006

Estou espantado!

O presidente americano GWB é famoso pelas inúmeras atordoadas que com relativa frequência profere: são os chamados bushismos.

"The point now is how do we work together to achieve important goals. And one such goal is a democracy in Germany." —George W. Bush, D.C., May 5, 2006

Desta vez, porém, o homem até disse umas coisas acertadas:

Marriage is the most enduring and important human institution, honored and encouraged in all cultures and by every religious faith,” President Bush said. “Ages of experience have taught us that the commitment of a husband and a wife to love and to serve one another promotes the welfare of children and the stability of society. Marriage cannot be cut off from its cultural, religious, and natural roots without weakening this good influence on society. Government, by recognizing and protecting marriage, serves the interests of all.”

O que me aflige é a necessidade de proferir palavras como estas. Era suposto ser um dado adquirido há séculos...



blogger

terça-feira, 6 de junho de 2006

Um Polemista à Moda Antiga [sobre livro do P. Serras Pereira]

João César das Neves
In DN - 05. 06. 2006

Portugal tem excelentes cronistas e comentadores e algum debate jornalístico vivo e interessante. Dizemos mal da imprensa, por vezes com razão, mas sem dúvida que também existem bons valores nesse campo. No entanto, falta-nos frequentemente a agressividade e contundência que vemos, por exemplo, nos Estados Unidos ou, mesmo por cá, nos textos do Liberalismo e da Primeira República. São raras as penas afiadas e desbragadas e, em geral, dominam os nossos brandos costumes.

Vêm estas considerações a propósito da recente publicação do livro O Triunfo da Vida (Crucifixus, Lisboa, 2006), do padre Nuno Serras Pereira, que marca indiscutivelmente uma novidade no panorama da polémica nacional. O livro é insólito por várias razões. Primeiro por ser escrito por um sacerdote católico, classe que ultimamente tem andado bastante afastada da imprensa. Depois pela forma descomprometida, atrevida e contundente como trata os seus assuntos. Sempre truculento e por vezes violento, este livro parece dever mais a Guerra Junqueiro e Antero de Quental que aos comentadores actuais ou, ainda menos, aos autores sagrados.

O desassombro do autor provém de um facto simples, a denúncia indignada do que ele considera um crime enorme e abominável, e que a sociedade encara com apatia ou cumplicidade: "Um morticínio de seres humanos inocentes e indefesos, através da legalização do aborto provocado (precocemente ou cirurgicamente), da fecundação extracorpórea, da experimentação em embriões, etc., cuja dimensão não tem precedentes na História da Humanidade (p.7)." Horrorizado com esta realidade, o padre Serras Pereira luta com persistência e insistência, contra tudo e contra todos, porque qualquer respeito humano empalidece face à vastidão do martírio.

O autor, que já foi condenado em tribunal por um dos textos aqui incluídos, reúne agora num volume o labor dos últimos anos.Ver em conjunto estes impressionantes títulos mostra bem a dimensão da campanha pessoal.É importante dizer que a posição do padre Serras Pereira está longe de ser original. Ele esforça-se a cada passo por mostrar que defende apenas, com rigor e detalhe, aquela que é a atitude da Igreja Católica e que foi a das legislações dos países civilizados até há muito pouco tempo. E também não se limita a lançar golpes brutais contra os adversários.

O livro está cheio de referências eruditas, dados estatísticos, citações científicas e doutrinais. Na parte central a obra quase parece um tratado técnico sobre as questões da vida. O autor sabe fundamentar bem aquilo que diz. Mas fá-lo com um desassombro, desprendimento e candura que lhe dão um lugar à parte na polémica nacional. Nada do que está escrito destoa do que se lê lá por fora acerca desses temas, mas soa estranho neste pacífico jardim litoral.

Na sua epopeia, com uma naturalidade desarmante e um atrevimento que por vezes arrepia, o livro não recua perante o ataque às instituições mais reputadas, mesmo do seu lado. Rádio Renascença, Faculdade de Teologia, Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, até (com grande respeito) a Conferência Episcopal são increpadas, sempre com respeito, mas com inegável vigor e contundência, por vezes alguma impertinência.

Em várias páginas dá a sensação que, no meio de uma batalha onde dois exércitos se enfrentam ameaçadoramente, o padre Serras Pereira é o cavaleiro solitário que acusa de cobardia as suas tropas e não tem medo de cavalgar sozinho contra multidões. O nosso tempo costuma gostar destas vozes solitárias e descomprometidas. Dizemos ser uma sociedade heterodoxa e insolente. Mas quando o alvo é a própria sociedade (ou seja, quando as posições são mesmo heterodoxas e insolentes) as coisas mudam de figura.

A urgência e o dramatismo são as suas razões. A sua atitude, afinal, é a mesma daqueles que, em séculos recuados, desesperavam perante a modorra da sociedade diante de terríveis injustiças como a escravatura, holocausto, pobreza e exploração dos operários. Hoje, olhando para essas lutas antigas, condenamos os que, por conveniência ou compromisso, silenciavam ou moderavam as suas censuras. São as vozes livres e violentas que admiramos. Nós temos a prudência e a moderação, o padre Serras tem limpidez e pureza de posição. A sua fixação arrisca-se a ferir susceptibilidades e a injuriar por inflexibilidade. Mas o nosso equilíbrio sensato é bastante incómodo quando consideramos o que está em causa.


blogger

segunda-feira, 5 de junho de 2006

Jantar SENZA

Pois é, próximo fim de semana vou a casa e já tinhamos "apalavrado" um jantar senza, não era??

Sábado 10 de Junho na minha nova casa! Quem alinha diga-me rápidop, se não for muita gente não há jantar por isso venham!!
bjs e abrçs


blogger

hoje é dia de ...

... S. Bonifácio!!


blogger

domingo, 4 de junho de 2006

Oração do Pobre

II leitura de hoje:

Irmãos: Ninguém pode dizer "Jesus é o Senhor", a não ser pela acção do Espírito Santo.
De facto, há diversidade de dons espirituais, mas o Espírito é o mesmo.
Há diversidade de mistérios, mas o Senhor é o mesmo.
Há diversas operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
Em cada um se manifesta os dons do Espírito para o bem comum.
Assim como o corpo é um só e tem muitos membros e contituem um só corpo, assim também sucede com Cristo.
Na verdade, todos nós - judeus e gregos, escravos e homens livres - fomos baptizados num só Espírito, para constituirmos um só Corpo. E a todos nos foi dado a beber um único Espírito.

1 Cor. 12,3-7.12-13

(a oração do pobre é o que proponho a todos (senzas e todos) a partir de hoje, todos os domingos. escolho uma das leituras do dia e cada um de nós escreve a frase que mais lhe tocou.)

blogger

sábado, 3 de junho de 2006

ACTO DE CONTRIÇÃO

Há já algum tempo que sinto a necessidade de rezar o acto de contrição grande. É mais completo. O pequeno, que nos foi ensinado e à grande maioria dos nossos, parece insuficiente. As últimas vezes que tenho ido confessar-me , tenho levado sempre um papel com o acto de contrição escrito.

Deixo aqui o desafio: Na proxima confissão rezem o acto de contrição grande. Leiam-no calmamente, sentindo cada palavra.

Meu Deus, porque sois infinitamente bom e Vos amo de todo o meu coração, pesa-me de Vos ter ofendido e, com o auxílio da vossa divina graça, proponho firmemente emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender. Peço e espero o perdão das minhas culpas pela vossa infinita misericórdia. Amen.

blogger

sexta-feira, 2 de junho de 2006

E PORQUE PARECE QUE ANDAMOS (sempre) A PRECISAR

EXAME DE CONSCIÊNCIA

_deveres para com Deus
lembrei-me de Deus durante o dia, oferecendo-Lhe o meu trabalho, dando-Lhe graças, recorrendo a Ele com confiança de filho?
fiz bem todas as minhas orações?

_deveres para o próximo
tratei mal os outros?
tive a preocupação de ajudar e rezar pelos que me rodeiam?
fiz algum apostolado?
caí na murmuração?
disse alguma mentira?
soube perdoar?

_deveres para comigo
deixei-me levar por sentimentos de orgulho, vaidade, sensualidade?
esforcei-me por arrancar os meus defeitos?
fui preguiçoso ao levantar, ou no trabalho?

_que bem fiz hoje?
_que mal fiz hoje?
_que farei melhor amanhã?


_acto de contrição
Meu Deus, porque sois tão bom, tenho muita pena de Vos ter ofendido.
Ajudai-me a não tornar a pecar.


blogger

VALE A PENA VIVER!!!

Esta música é do melhor!!!

blogger

quinta-feira, 1 de junho de 2006

burrice adulta

"Abandonar animais é como abandonar uma criança"

Jane Goodall, a mais conhecida especialista mundial em comportamento dos primatas

(fonte: Público edição 1.06.2006, pág. 25)

blogger

Sabedoria infantil

"O amor é o dobro"

João Cassola, 5 anos

(fonte: Pais & Filhos)

blogger

Evoluir ou não, eis a questão


No outro dia, no seguimento de uma conversa sobre maneiras de vestir, surgiu-me uma pergunta: qual o papel dos católicos na questão do pudor no vestir?


É natural a “evolução” da indumentária, basta olhar para as fotografias de há 20 anos atrás, e é impossível não gozar com a pessoa, porque nos parece absurdo como alguém se poderia vestir daquela maneira. E essa evolução tem-se manifestado através de uma tendência, mais ou menos contínua, de diminuição da quantidade de roupa a tapar o corpo. Há coisas hoje em dia que nos chocam (tal como chocaram pessoas no passado certamente), e que são vistas por muitos (não todos) católicos (e alguns não católicos) como atentados ao pudor, faltas de respeito para com as outras pessoas. Claro que os católicos não têm o monopólio do zelo pelo pudor, mas se calhar têm maiores motivos para serem seus defensores, pela ligação que tem com a pureza e castidade.

E, olhando para o que se passa hoje, poder-se-ia dizer que esses católicos não aderem a esse “exagero” na desnudez, defendem uma moda ligeiramente mais conservadora. Ou seja, em termos de moda, estão atrasados em relação à “evolução” da sociedade em meia geração ou um quarto de geração, ou, em algumas coisas, apenas nuns anitos.

A pergunta que ponho é a seguinte: será que os católicos devem tentar apenas atrasar as modas mais “ousadas”, para daqui a uns anos aderirem a essas modas, porque entretanto outras “mais à frente” apareceram? Será que os católicos são uma tentativa de travão, mas que não quer realmente parar o comboio da nudez (lol!), porque o vai seguir mais tarde ou mais cedo? Será que é isto que Cristo nos pede?

Faço esta pergunta, não sabendo a resposta, e incluindo-me claramente nestes que tentam atrasa, mas que com o tempo se habituam às coisas, e começam a achar tudo natural.

Salvo todas as comparações, e compreendam mesmo que não tou a querer comparar as situações, mas a evolução das atitudes perante o problema. Em relação ao aborto, há 20 anos os católicos lutavam contra o aborto em todas as circunstâncias. Perdemos a batalha, e foi aprovada a lei que permite o aborto em três “casos especiais”. Entretanto passou o tempo, e a nova batalha era contra a legalização do aborto até às 10 ou 12 semanas. 

Esquecemos completamente a batalha antiga, e lutámos com todas as forças a favor da lei que há 20 anos achávamos imoral. Também nisso “evoluimos”, esquecendo a Verdade que nos fez ter a primeira luta. Com o tempo habituámo-nos à lei das excepções, que consideramos hoje em dia como um mal menor. Mas não é um mal menor, permite que se matem crianças, e deveriamos lutar contra essa lei, mas já não o fazemos. Será que daqui a uns anos teremos os católicos a lutar contra a legalização total do aborto, mas considerando aceitável o aborto livre até às 12 semanas? Rezo para que não...
TTES

João Silveira


blogger

terça-feira, 30 de maio de 2006

Temperança, segundo JPII


"Um homem moderado não abusa de comida, bebida, prazeres; não bebe bebidas alcóolicas em excesso; não se priva da sua consciência usando drogas ou narcóticos. Podemos imaginar dentro de nós um ser inferior e um superior. No nosso ser inferior, o corpo expressa-se com as suas necessidades, seus desejos, suas paixões de natureza sensível. A virtude da temperança garante a cada homem o controle do ser inferior pelo ser superior. Neste caso, seria uma questão de humilhar, privar, o nosso corpo? Ao contrário! Esse controle dá ao corpo um novo valor. Ele exalta-o." (Papa João Paulo II, 22 de Novembro de 1978)


blogger

domingo, 28 de maio de 2006

Comunhão

Porque hoje é dia do senhor, deixo-vos uma dúvida séria que me surgiu:
É mau comungar na mão?
Será que quando o Padre ou o ministro da comunhão colocam a hóstia na minha mão e eu posteriormente a levo à boca, se perdem algumas partículas, mesmo que invisíveis?
Ou , pelo contrário, trata-se de um acto de acolhimento ainda mais forte que o simples comungar directamente na boca?
Por alguma razão se costumam utilizar bandejas na comunhão, com o objectivo de não se perder um único bocadinho do Corpo de Cristo. Ou não é assim?

blogger

Blog

O que acham deste site? :)

blogger

sábado, 27 de maio de 2006

Quem diz que a Igreja é retrógrada??

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting

Pois é, com estas imagens todos ficam esclarecidos que os Papas podem ser e são modernos, até nos chapéus que usam!eheheh

Não há cá coroas nem tiaras nem mitras... será que os Papas tão a virar republicanos??

blogger

sexta-feira, 26 de maio de 2006

Medjugorje?!

Afinal, o que é que aconteceu em Mudjugorje?

http://www.medjugorje.org/

blogger

quarta-feira, 24 de maio de 2006

75000!!

Já se conseguiram as 75000 assinaturas!! Que espectáculo! Segundo sei vão ser amanhã entregues na Assembleia da República! Tudo a rezar!!Viva a vida!

Proponho o "vale a pena viver" como nova música do blog!!

blogger

segunda-feira, 22 de maio de 2006

Já não estamos nos tempos dos reis!

Nunca tinha reparado neste pormenor até ao outro dia quando tava a falar com um amigo! Achei giro mostrar!

Brasão JP2
Photobucket - Video and Image Hosting

Brasão Bento 16
Photobucket - Video and Image Hosting

"L’Osservatore Romano apresentou o novo brasão do papa Bento XVI, que mantém alguns elementos originais já contidos no brasão episcopal do cardeal Joseph Ratzinger. A novidade está na substituição da tradicional tiara pontifícia, por uma mitra e o retorno ao uso do pálio, há muito não mais visto em um brasão papal. O ultimo papa que recebeu a tiara foi Paulo VI.
Em cima do brasão aparece pela primeira vez aquela que poderemos chamar de mitra “papal” e não mais a tiara, como aparecia até então nos brasões pontifícios. Na mitra papal encontramos, contudo, as três faixas de ouro, dantes representadas na tiara, que estão coligadas entre si, e representam o tria munera exercidos pelo Santo Padre: santificar, governar e ensinar, funções que, com o seu serviço ordinário supremo, pleno, imediato e universal, pode sempre exercer livremente buscando a salvação de todos."

D. Hugo Cavalcante, OSB


blogger

Futebol só traz coisas boas...

Calcula-se que cerca de 40 mil mulheres da Europa do Leste irão a esse país prostituir-se.
A Coligação contra o Tráfico de Mulheres (Coalition Against Trafficking in Women, CATW) lançou uma campanha de recolha de assinaturas para protestar contra o enorme mercado de prostituição que se está a desenvolver por ocasião da do Mundial de Futebol.
São esperados cerca de 3 milhões de espectadores, na sua maioria homens, e estima-se em 40 000 o número de mulheres “importadas” da Europa Central e da Europa de Leste para “servir sexualmente” os milhões de espectadores do sexo masculino.
Por outro lado, acrescenta, «a Alemanha legalizou o proxenetismo e a indústria do sexo em 2002, contudo as zonas reservadas àquelas práticas não têm capacidade para os milhares de turistas desportivos/sexuais esperados».
«Prevendo este afluxo, a indústria do sexo alemã erigiu um gigantesco complexo para a prática da prostituição prevendo o «boom comercial» durante o Campeonato do Mundo», informa o comunicado.
«O futebol e o sexo estão como que lado a lado», declarou o advogado do novo mega-bordel de 3.000m2, estrutura que pode acolher 650 clientes, construída ao lado do principal estádio do Campeonato do Mundo, em Berlim.
«Em zonas fechadas do tamanho de um estádio de futebol foram construídas “cabanas do sexo” semelhantes a casas de banho designadas “cabines de serviços”. Capas e estacionamento privativo são algumas das possibilidades oferecidas para proteger o “anonimato” dos clientes».
BERLIM, terça-feira, 2 de Maio de 2006 (ZENIT.org).

A União de Conferências Europeias de Superiores e Superioras Maiores (UCESM) apoia as iniciativas de algumas congregações religiosas femininas contra a exploração sexual e a prostituição forçada durante a celebração do Mundial de Futebol na Alemanha. Segundo uma carta da Irmã Annick Bimbenet, secretária-geral das UCESM, as associações católicas que trabalham com mulheres em situação de risco consideram o número de 40.000 jovens prostitutas, muitas delas provenientes dos países do Leste, que chegarão à Alemanha durante a celebração do campeonato de futebol.

ROMA, terça-feira, 25 de Abril de 2006 (ZENIT.org).
gandas freirinhas!!!


«Como pode o Campeonato do Mundo do Futebol contribuir para erradicar o flagelo do tráfico e da exploração sexual?»
A Coligação pede que «os 32 países que participam no Campeonato do Mundo de Futebol que ratificaram as Convenções e/ou Protocolos contra a prostituição e o tráfico se oponham à promoção da prostituição pela Alemanha e dissociem publicamente a sua equipa da indústria da prostituição».
Dirige-se aos membros das equipas de futebol para exigir deles que se «declarem publicamente a sua oposição à exploração sexual das mulheres».
Dirigindo-se ao Comitê da FIFA e o seu Presidente, no cumprimento dos seus deveres de responsabilidade social, pedem que «se oponham à relação estabelecida entre futebol e comércio do sexo».


[Mais informações em http://catwinternational.org]


E o que é que fizeram os amantes do futebol em relação a isto??

blogger

As coisas + importantes

Qual é a coisa mais importante do mundo para ti?

Deus?


A família?


Os amigos?


Então quanto tempo por dia dedicas a Deus? 10 mn antes deitar e ao Domingo fazes a gentileza de Lhe dar + 1h?
E à tua família? Picas o ponto à hora de jantar e fora isso és um filho(a), irmão(ã), pai/mãe virtual?
E quanto aos teus amigos? Há qto tempo n ligas àquele amigo q precisa tanto de ti? Há qto tempo n mandas uma msg a alguém só para perguntar se está tudo bem?


Se calhar andamos a usar mal o nosso tempo...

blogger

domingo, 21 de maio de 2006

Oito!

Ah pois é, já cá estou há 8 meses!!
Era só para partilhar isto! =)
Muito obrigado por serem um apoio essencial, a vossa oração tem-me sustentado em alturas mais...santificantes!
Viva Jesus!

blogger

sexta-feira, 19 de maio de 2006

Ainda o Código da Vinci...

Um site muito bom que me foi indicado por vários padres nossos amigos é www.jesusdecoded.com. Aqui podemos encontrar muitas respostas que nos ajudam a desmascarar o código.

blogger

54 Perguntas sobre Jesus Cristo e a Igreja

Nos últimos meses recebemos muitas consultas sobre Jesus Cristo e a Igreja por motivo do livro e do filme "Código Da Vinci". Uma equipa de professores de História e Teologia da Universidade de Navarra, responde às 54 perguntas mais frequentes.

http://www.opusdei.pt/art.php?p=16374

(Agora já não há desculpas p não saber responder às "perguntas difíceis" :) )

blogger

quinta-feira, 18 de maio de 2006

Cannes: «Código Da Vinci» recebido sem aplausos e com assobios

O Festival de Cannes reservou uma gélida recepção ao filme «O Código Da Vinci», apresentado terça-feira à noite a cerca de dois mil jornalistas que o receberam em silêncio, com risos e alguns assobios na véspera da projecção oficial.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=14&id_news=228034

blogger

Dar com alegria

"(...) Dá mais quem dá com alegria. Se no trabalho tens dificuldades e as aceitas com alegria, os outros verão as tuas boas obras e glorificarão o Pai. A melhor maneira de mostrar a nossa gratidão a Deus e às pessoas é aceitar tudo com alegria. Um coração alegre é a consequência normal de um coração ardente de amor."


Madre Teresa de Calcutá


blogger

Evangelho do dia e comentário

Evangelho segundo S. João 15,9-11
«Assim como o Pai me tem amor, assim Eu vos amo a vós. Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como Eu, que tenho guardado os mandamentos do meu Pai, também permaneço no seu amor. Manifestei-vos estas coisas, para que esteja em vós a minha alegria, e a vossa alegria seja completa.»
Comentário ao Evangelho do dia feito por : Vida de S. Francisco de Assis, dita do "Anónimo de Perugia" §97

“Permanecei no meu amor”
Desde o início da sua conversão até ao dia da sua morte, o bem-aventurado Francisco foi sempre muito duro para com o seu corpo. Mas o seu principal e supremo objectivo foi o de possuir e conservar sempre, por dentro e por fora, a alegria espiritual. Ele afirmava que se o servidor de Deus se esforçasse por possuir e conservar a alegria espiritual interior e exterior que procede da pureza de coração, os demónios não poderiam fazer-lhe nenhum mal, e, constrangidos reconheciam: “Dado que este servidor de Deus conserva a sua alegria na tribulação como na prosperidade, não podemos encontrar nenhum meio para fazer mal à sua alma”.
Um dia, repreendeu um dos seus companheiros que tinha ar triste e o rosto melancólico: “Porquê manifestar assim a tristeza e a dor que sentes pelos teus pecados? É um assunto entre ti e Deus. Reza para que te dê, pela sua bondade, a alegria e a salvação (Sl 50,14). Diante de mim e dos outros, trata de te mostrares sempre alegre, porque não é conveniente que um servidor de Deus apareça diante dos irmãos com uma cara triste e franzida”.
fonte: EAQ


blogger

Hoje os foguetes são ao contrário - do Céu para a terra!

O Papa JP2 faria hoje 86 anos!

Photobucket - Video and Image Hosting


"Quando é que vens ter comigo ao Céu?"

é o que eu acho que ele está a pensar lá em cima!

blogger

quarta-feira, 17 de maio de 2006

Exame de consciência

Com Cristo é tudo ou nada!! Quando se vive uma vida em que Cristo é o centro, uma vida mergulhada n´Ele, tudo é feito por Cristo, com Cristo e em Cristo. Devo fazer dia-a-dia um exame de consciência do que faço, e porquê. Se encontrar na minha vida coisas que nada têm de Cristo, tenho duas soluções:

- Arranjar maneira de viver esse aspecto da minha vida, à luz de Cristo, como fariam os santos, a começar por Santa Maria.

- Por amor a Cristo, e à minha salvação, excluir o que não consigo viver em harmonia com Ele, da minha vida.

Concordam?

”Os verdadeiros discípulos de Cristo têm consciência da sua própria fragilidade. Por isto colocam toda a sua confiança na graça de Deus que acolhem com coração indiviso, convencidos de que sem Ele não podem fazer nada (cfr Jo 15,5). O que os caracteriza e distingue do resto dos homens não são os talentos ou as disposições naturais. É a sua firme determinação em caminhar sobre as pegadas de Jesus”. (João Paulo II)


blogger

terça-feira, 16 de maio de 2006

Sou tia há 17 anos!

Pois é, a minha sobrinha mais velha faz hoje 17 anos!
Como o tempo passa...

Peço-vos que rezem todos pela Bi (Beatriz), sff!
Rezem pela sua conversão ( eu bem tento evangelizá-la...); pelo seu futuro; pelos seus estudos; para que tenha juízo; para que seja uma adulta equilibrada; enfim... Rezem por ela!

blogger

Oração

A propósito desta notícia, aproveito para deixar aqui uma oração feita pela Fundação Europeia para a Família já há alguns anos.

Senhor Jesus,
a tua Mãe Maria recebeu-Te e trouxe-Te ao mundo com amor e São José cuidou de Ti. Junto com eles, com todos os santos, o seu anjo da guarda, peço-te por uma criança ainda não nascida que desejo adoptar espiritualmente para salvá-la da morte.
Pela Tua grande misericórdia Te suplico que dês aos pais o amor e a coragem para a trazer ao mundo. Mostra-lhes, na sua dificuldade, um caminho para que conservem essa vida. Dá-lhes amigos que os ajudem. Pai do Céu, confio em Ti e no Teu Espírito Santo. Pelas dores e sofrimentos do Teu Filho, tem piedade de nós e de todo o mundo.
Amen.


blogger

segunda-feira, 15 de maio de 2006

UM ano cheio de Dons do Espírito!!

Meu querido Afilhado, há um ano estávamos na Sé nesse dia tão importante que foi o teu Crisma! Que honra e responsabilidade ser o teu Padrinho! Rezo por ti todos os dias sem falta e espero estar disponível para o que for preciso!
Que nos ajude a Providência Divina, foi ela que nos uniu!!

Photobucket - Video and Image Hosting

Um grande abraço e mais orações!!

blogger

domingo, 14 de maio de 2006

Jogo!

Tava a pensar nos Senzas e lembrei-me de fazer uma experiência, para ver o que mais marcou cada um de nós. São daqueles joguinhos mongos mas deve ficar com piada! Têm de associar a cada palavra o que vos lembra da viagem Senza.
Sugiro que só vejam os dos outros no fim de fazerem o vosso, para não serem influenciados!!

Cor:
Sítio:
Data:
Pessoa:
Animal:
Oração:
Palavra:
Expressão:
Melhor momento:
Momento mais triste:
Momento mais divertido:
Momento mais comovente:
Momento mais "espiritual":

Vou por as minhas respostas nos comments!

E pronto, é mais uma maneira de se dar graças por esta viagem, hoje que é Dia do Senhor!
Beijinhos e abraços a quem quiser!

blogger

sexta-feira, 12 de maio de 2006

JP2

Vejam este site!!! Imperdível!! Tá lindo!!! =)

http://video.google.com/videoplay?docid=2138613379637991415&q=abba+pater

blogger

Até logo senzas!


TUDO LÁ!!!

blogger

Pensamento do dia

Jesus ama-te!!!
"O demónio pode tentar usar as mágoa da vida, e algumas vezes os teus próprios erros, para te fazer pensar que é realmente impossível que Jesus te ame, que esteja intimamente unido a ti. É um perigo para todos nós. É tão triste, porque isto é totalmente contrário ao que Jesus realmente deseja, espera para dizer-te... Ele ama-te sempre, mesmo quando não te sentes digno."
"Jesus ama-te ternamente, és precioso para Ele. Volta-te para Jesus com grande confiança e deixa-te amar por Ele. O passado pertence à Sua misericórdia, o futuro à Sua Providência, e o presente ao Seu amor."



Madre Teresa de Calcutá


blogger

quarta-feira, 10 de maio de 2006

Dúvida política

Será que os nossos governantes se entretêm a encerrar maternidades no primeiro semestre para no segundo começarem a abrir casas para abortos?

blogger

terça-feira, 9 de maio de 2006

Senzas a Roma!

Senzas!
O Papa convidou os movimentos para irem a Roma no fim de semana de 2 a 4 de Junho!
O Movimento Senza começa-se a organizar...

blogger

sábado, 6 de maio de 2006

Olá

Olá, eu sou o Duarte. Faço parte de um grupo de pessoas que querem ser santos. (Quer-me parecer que há mais deste grupo de pessoas nos Senzas...) Mas preciso da vossa ajuda! Preciso que rezem por mim!E que me ajudem sempre com o vosso exemplo de Santidade.

Não é para ser alarmista, mas é mesmo URGENTE a minha conversão. E a de cada um de nós. O mundo depende disso, literalmente. Isto não deixa de me assustar. Mas o que mais me assusta é como é que apesar disso tenho tanta preguiça em mudar.

É muito simples, temos de nos mexer, pessoal...

Alguém acredita nisto?
Alguém quer mudar?

Eu quero.

Eu sou o Duarte, e quero ser Bom.

blogger

Terço 13 de Maio

Caros amigos,Vamos rezar um terço, no dia 13 de Maio, sábado, junto ao mar.


O ponto de encontro é no Largo da Estação de Cascais, às 21:30 (nove e meia da noite), vamos junto ao mar e terminamos na Igreja de cascais.


Venham todos. Vamos rezar com os Pastorinhos, tragam crianças dos 0 aos 99 anos, digam a amigos.


Vamos rezar a nosso Senhor com a oração que Maria pediu em Fátima.


Até lá.


Fia e Rico.


blogger

Que entusiasmo pomos nas coisas de Jesus?

Hoje na missa, a propósito da 1ª leitura (conversão de S. Paulo), o Pe Paulino comentava que o que mais lhe agradava em S. Paulo era o facto de este ter canalizado todas as suas energias para uma causa justa (proclamar o Evangelho), depois de as ter usado para uma causa injusta (perseguir os cristãos). O que importa sublinhar é que, mal Paulo decidiu ser amigo de Jesus, fez a Sua vontade com todo o seu entusiasmo.
O Pe Paulino comparava a atitude de S. Paulo com as nossas nos dias de hoje, exemplificando: somos capazes de ficar horas e horas no café, mas custa-nos perder uma hora para ir à missa; tentamos convencer eloquentemente os outros de causas fúteis, mas qdo se trata de falar de Jesus falamos baixinho ou nem sequer falamos.
Está tudo ao contrário! 'Bora ter alegria e entusiasmo quando falamos dAquele que nos salvou! =)


blogger

sexta-feira, 5 de maio de 2006

Ajuda de Mãe

Queria postar isto + cedo mas só me lembrei msm hoje, último dia da campanha da Ajuda de Mãe, mas cm os centros comercias fecham às 23h ainda devo ir a tempo


A Ajuda de Mãe está a fazer uma campanha de recolha de bens para grávidas e bebés. Podem contribuir com variadíssimas coisas desde
-roupa para grávida
-roupa para bebé
-artigos para grávida
-artigos para bebé
-chuchas
-papas
-leite em pó
- etc

a campanha está a decorrer até HOJE nos seguintes locais
Centro Colombo
Centro Vasco da Gama
Cascais Shoping
Oeiras Parque
Jumbo Alfragide


Ajudem! Todos nós precisamos mt da nossa mãe, mas há aí muitas mães que precisam mt de nós!!!

blogger

quarta-feira, 3 de maio de 2006

Números de Telefones de Emergência

(Por favor, tenha sempre à mão estes Telefones de Emergência!)

* Se sentir a falta de união - chame Romanos 12
* Se estiver desanimado com o seu trabalho - chame Salmo 126 (125)
* Se as pessoas lhe parecerem ingratas - chame João 13
* Se se sentir desprezado - chame Salmo 27
* Se o mundo lhe parecer demasiado pequeno - chame Salmo 19 (18)
* Se precisar de ser mais activo na sociedade - chame João 15
* Se a sua carteira estiver a esvaziar-se - chame Salmo 37 (36)
* Quando Deus lhe parecer distante - chame Salmo 139 (138)
* Quando mergulhar na tristeza e na perturbação - chame João 14
* Quando perder a confiança nas pessoas - chame Salmo 27 (26)
* Qd o mundo lhe parecer maior do que Deus - chame Salmo 90 (89)
* Quando estiver em perigo e sem protecção - chame Salmo 91 (90)
* Quando experimentar a solidão e o medo - chame Salmo 23 (22)
* Quando se sentir deprimido e abandonado - chame Romanos 8,31-39
* Quando experimentar a amargura e a crítica - chame 1 Coríntios 13
* Quando lhe pesar a consciência do pecado - chame Salmo 51 (50)
* Quando sair de casa para trabalhar ou viajar - chame Salmo 121 (120)
* Quando pensa no retorno dos investimentos - chame Marcos 10
* Qd precisar da segurança e garantia d Cristo - chame Romanos 8,1-30
* Quando precisar de coragem para uma tarefa - chame Josué 1
* Quando precisar de paz e descanso - chame Mateus 11,25-30
* Quando estiver preocupado com a vida - chame Mateus 6,19-34
* Quando a sua fé precisar de ser exercitada - chame Hebreus 11
* Quando as suas orações se tornarem egoístas - chame Salmo 67 (66).

Os Telefones de Emergência podem ser marcados directamente!
Não precisa da assistência de um operador.
Todas as linhas estão abertas 24 horas por dia!
"Sião dizia: «O Senhor abandonou-me, o meu dono esqueceu-se de mim.» Acaso pode uma mulher esquecer-se do seu bebé, não ter carinho pelo fruto das suas entranhas? Ainda que ela se esquecesse dele, Eu nunca te esqueceria. Eis que Eu gravei a tua imagem na palma das minhas mãos." (Isaías 49,14-16)

recebido por e-mail.

blogger

terça-feira, 2 de maio de 2006

oração no terço diário



Querida Mãe,

na primeira semana do Teu mês e da oração pelas vocações consagradas, peço-te na oração diária do terço que guardes especialmente

o Bernas

o Dudu

o Pedro

o Duarte SL

e todos os amigos dos senzas que consagraram a vida ao serviço de Deus.

Ensina-nos, Maria, a fazer o que Ele nos disser!



blogger

Vocação na semana das vocações consagradas

[...]

No meio da maior paz interior, o coração a transbordar de alegria, Gonxha, a futura Madre Teresa, ouviu o convite de Deus para O servir durante toda a sua vida. E essa alegria esfuziante é precisamente a prova mais evidente do chamamento divino. Tal como lhe disse o seu confessor quando uma tarde lhe foi pedir conselho: “Como posso saber que Deus me chama?” perguntou Gonxha.

“Pela felicidade que sentes, respondeu-lhe ele. Se te sentes feliz com a ideia de que Deus te possa chamar para O servir a Ele e ao teu próximo, essa é a melhor prova da tua vocação. A alegria profunda é como uma bússola que indica a direcção da vida. É preciso senti-la sobretudo quando nos aventuramos por caminhos difíceis.”
in Pedro Arribas Sánchez, Teresa de Calcutá: Profeta da Paz, Ulmeiro (à venda na feira do livro na cidade universitária por 5€)


blogger

onde Judas perdeu as botas

Só agora li o texto, provavelmente já muitos de vós (sou do nuorte) o leram no www.abiblia.org, mas deixo aqui o link que tem muita informação e que também remete para o artigo do Frei Ildo Peroni.
Era bom para a Partilha.

blogger

Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima

Queridos Senzas,
recebi um e-mail do nosso Frei Bernardo a avisar que a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima está em Chicago! "Desafia os senzas a rezarem especialmente pelo proveito da visita nestas terras, para que o povo abra o coração a Deus por meio de Sua mãe maria santíssima."

Por isso... Tudo a rezar!

Por falar em Fátima, peregrinação EJNS de 8 a 13 de Maio.
(inscrições até dia 5)

Beijinhos a todos, em especial para o Bernardo!

blogger

música sacro-pop

Não gosto muito de cantar a música que está agora no nosso blog. Não que não seja gira, mas faz-me confusão dizer: "Dá-me uma razão, para Te seguir Senhor" . São precisas mais razões? Não creio! (trocadilho!)

blogger