Na tranquilidade dos Alpes italianosINTROD, terça-feira, 12 de julho de 2005 (ZENIT.org).- Bento XVI começou a redação da sua primeira encíclica na tranquilidade que estes dias em férias lhe oferecem nos Alpes italianos. A notícia encontrou confirmação esta terça-feira na crónica sobre as férias papais feita na «Rádio Vaticano» pelo jornalista Salvatore Mazza, correspondente do jornal «Avvenire».
A primeira encíclica de cada bispo de Roma costuma ter um carácter programático, como sucedeu no caso de Paulo VI com «Ecclesiam suam» (1964) ou de João Paulo II com «Redemptor hominis» (1979). Segundo a crónica transmitida pela emissora pontifícia, o Papa já haveria começado a redação do texto nas semanas precedentes. «O tempo à disposição, as condições ambientais, o silêncio, a total tranquilidade da região e a capacidade do Papa para concentrar-se no trabalho fazem pensar que aproveitará estes dias para continuar o trabalho da sua encíclica», acrescentava o jornalista.
O Papa também tem de preparar importantes discursos, como os que dirigirá aos jovens por ocasião da Jornada Mundial da Juventude em Colónia, no mês de Agosto, e grandes acontecimentos eclesiais, como o sínodo mundial sobre a Eucaristia, com o qual concluirá o ano dedicado a este sacramento. Segundo especulações, o Santo Padre teria trazido para suas férias três maletas cheias de livros.
As férias do Papa concluirão em 28 de Julho, quando irá a Castel Gandolfo, residência veraneia dos pontífices próximo a Roma.
Data de publicação: 2005-07-12
Sem comentários:
Enviar um comentário