terça-feira, 12 de setembro de 2006

Beata Maria Vitória

Maria Vitoria Fornari-Strata nasceu em Génova Itália, morreu em 15 de dezembro de 1617 e foi beatificada em 1828.

Em 1579 com a idade de 17 Vitoria Fornari casou-se com Ângelo Strata. Viveram juntos e felizes até que Ângelo faleceu nove anos depois. Ficou desolada e preocupada com futuro de seus filhos. Pelo bem deles, estava disposta a se casar novamente, quando teve uma visão da Virgem Maria. Vitoria escreveu as palavras da Virgem para ela: "Seja brava e corajosa. Eu a levarei e a seus filhos sob minhas asas. Viva em paz sem ansiedade. Entregue-se aos meus cuidados e acima de tudo seja devota ao amor de Deus".

A visão concretizou-se pois embora Vitoria vivesse de caridade, perdendo praticamente toda a sua saúde, a seus filhos nada faltou. Em 1604 com o dinheiro provido por um de seus amigos ricos, Vitoria e 10 outras mulheres fundaram uma casa religiosa. Todas as onze tomaram os votos de freiras no ano seguinte.Tão vitoriosa foi o empreendimento delas, que uma segunda casa das "Irmãs em Azul" (como foram chamadas devido a cor do seu hábito) foi fundada em 1612 e em breve a ordem havia se espalhado por toda a Itália e França. Vitoria continuou como a madre superiora até a sua morte em 1617.

Hoje celebra-se a sua festa!

Espero que a Beata Vitória e as 10 fundadoras das Irmãs em Azul hoje protejam o verde e conduzam o nosso onze à dita vitória!

blogger

5 comentários:

inésia disse...

tinha q vir qq coisa sobre futebol... tss tss

inésia disse...

hj a Igreja tb celebra o Santíssimo Nome de Maria

Duarte 16 disse...

plo menos instruiu-me com alguma coisa interessante!apesar de ter descambado para o fim, valeu a pena!

Senzhugo disse...

amanhã tudo a tomar pequeno almoço na... Milano ahahahahahahah ciao inter

Senzhugo disse...

Obrigado, Beata Maria Vitória, pela fantástica noite em Alvalade!