terça-feira, 2 de julho de 2013

Nalgumas tentações a única solução é fugir! - Papa Francisco

É tão difícil cortar com uma situação pecaminosa. É difícil! Mesmo numa tentação, é difícil! Mas a voz de Deus diz-nos esta palavra: "Foge! Tu não podes lutar, porque o fogo, o enxofre, hão-de matar-te. Foge!"

Santa Teresinha do Menino Jesus ensinou-nos que, às vezes, nalgumas tentações, a única solução é fugir e não ter vergonha de fugir, reconhecer que somos fracos e temos de fugir. E o nosso povo em sua sabedoria simples, diz um pouco ironicamente: 'soldado que foge, serve para outra guerra'. Fugir para avançar na estrada de Jesus.
 
Ante o pecado, fugir sem nostalgia. A curiosidade não ajuda, faz mal! "Mas, neste mundo tão pecador, como se faz? Como será este pecado? Gostava de saber... ". Não, deixa! A curiosidade vai te fazer mal! Fugir e não olhar para trás! Nós somos fracos, todos, e devemos defender-nos.

A terceira situação é na barca: é o medo. Quando se dá uma grande agitação no mar, a barca é coberta pelas ondas. "Salva-nos, Senhor, estamos perdidos!" Dizem eles. Medo! Também isso é uma tentação do diabo: ter medo de avançar na estrada do Senhor.

Olhar para o Senhor, contemplar o Senhor. Isso dá-nos este deslumbramento, tão belo, de um novo encontro com o Senhor. 'Senhor, eu tenho esta tentação: quero ficar nesta situação de pecado; Senhor, eu tenho a curiosidade de conhecer como é que são estas coisas; Senhor, eu tenho medo.'

E eles olharam para o Senhor: 'Salva-nos, Senhor, estamos perdidos'. E veio o deslumbramento de um novo encontro com Jesus.

Não somos ingénuos nem cristãos tíbios, somos valentes, corajosos. Somos fracos, mas temos de ser corajosos na nossa fraqueza. E a nossa coragem, muitas vezes deve manifestar-se numa fuga sem olhar para trás, para não cair na má nostalgia. Não ter medo." 


in Homilia na Casa de Santa Marta, 02/07/2013


blogger

Sem comentários: