domingo, 6 de julho de 2014

Livros para aprender a educar na família

A Ediciones Internacionales Universitarias e a Ediciones Universidad de Navarra (EUNSA) possuem uma coleção sobre Família, da qual se seleccionaram dez títulos que podem ser de interesse para a tarefa educativa dos casais.

1. Casamos! Curso de preparação para o matrimónio Augusto Sarmiento, Mario Iceta
O que é casar-se? Que compromissos implica a celebração do matrimónio? O que é viver como casados? São perguntas importantes e da resposta adequada depende a felicidade do casal no futuro.
O propósito deste livro é responder a essas perguntas. Nele, são disponibilizadas matérias que apresentam, de uma maneira clara e simples, o bem do casal de acordo com o que foi revelado por Deus e é anunciado pela Igreja. Contém, também, as disposições necessárias para celebrar e viver, depois, as exigências próprias da vocação matrimonial.
2. Quem são os nossos filhos e que esperam de nós Bartolomé Menchén y Tomás Melendo
Muitos pais sentem-se desanimados com a educação dos seus filhos. Querem para eles o melhor e estão dispostos a tudo, mas não sabem exatamente o que fazer. O remédio: desfruta de cada um dos teus filhos; e, para o conseguir, antes de mais, aprende a contemplá-lo, a olhá-lo com atenção e carinho.
3.…E foram felizes Susana Moreu
A intenção deste livro é sugerir o que devem fazer marido e mulher para converter o seu casamento naquilo que está chamado a ser a maior aventura de toda a sua vida… e com um final feliz! Mostra-se a atitude com que se deve ir e estar no matrimónio, mostrando-o no comportamento diário. O amor é eterno enquanto dura? Somos monógamos por natureza ou por costume? Podem evitar-se as crises? Que lugar ocupa a vida de casal na nossa escala de valores?
«O problema mais frequente na educação atual é que muitos gostariam de fazer bem de pais… sem se esforçarem seriamente para ser bons pais». Escrito num tom descontraído e mesmo divertido, o livro junta ideias muito profundas, com observações de aplicação à vida quotidiana.
– Em que idade começa a educação sexual? – Pensou na importância que têm as suas explicações para a formação dos seus filhos neste terreno tão pessoal? – Que sucede quando os filhos passam da meninice para a adolescência? Como explicar-lhes, de maneira simples, as mudanças que viverão nessa etapa? – Que dizer aos filhos acerca da atração, do enamoramento, do amor? – O que é a saúde sexual? – Quanto tem de seguro o «sexo seguro»? – Como explicar a um adolescente o início da vida?  
6. A família transmissora da fé. Textos de Bento XVI e comentários Augusto Sarmiento y Javier Escrivá (Eds)
Falar de família é falar de fé e de vida, de educação, de transmissão de valores e de tradições; é falar de amor, de solidariedade, de acolhimento e de companhia, de estabilidade pessoal e social; é falar de uma comunidade de gerações, que compreende, não apenas pais e filhos, mas também os avós e os antepassados.
7. 50 perguntas sobre a Fé Jorge Miras y Tomás Trigo (eds)
– O que crê é mais feliz? – A fé não deforma o modo de ver a realidade? – Pode perder-se a fé? E se se perde, como se pode recuperar? – Como são, atualmente, as relações entre a fé e a ciência? – Não se deveria dar mais importância na ajuda às pessoas nos seus problemas urgentes do que à fé? – Que diria a uma pessoa que afirma crer em Deus mas não na Igreja? – Como é que a fé afeta a vida real de cada dia?  
8. Educando para a igualdade María Calvo Charro
É a educação mista ou separada o modelo ideal para conseguir a verdadeira igualdade de oportunidades entre os sexos? Porque razão os rapazes fracassam mais do que as raparigas? Meninos e meninas têm os mesmos interesses, gostos, preferências e afetos? Porque é que nos países desenvolvidos se está a regressar à educação separada por sexo? Como é que a educação separada por sexo afeta a socialização dos meninos e das meninas?
No livro dão-se orientações concretas aos pais para a educação da amizade, da vontade, da afetividade, do trabalho intelectual e do tempo livre dos filhos. Também lhes são proporcionadas as chaves para que a educação familiar seja uma autêntica preparação para a vida.
10. Moral económica da família Mario Pérez Luque
Muito se escreveu sobre a família mas, provavelmente, muito pouco sobre a sua faceta económica, focada do ponto de vista moral. Embora saibamos que o dinheiro é apenas um meio necessário e nunca um fim, às vezes observa-se um desvio geral dos bons princípios, à hora de o conseguir ou de o exigir, de o gastar ou de o investir, que convém descobrir para retificar. Se tal acontece no âmbito da família, lançar-se na tarefa é o mais importante e urgente que podemos fazer, por ser a célula básica da sociedade.
in opusdei.pt


blogger

Sem comentários: