domingo, 7 de janeiro de 2024

Bênção das casas depois da Epifania

Ontem, dia 6, foi o dia da Epifania, uma das solenidades mais importantes do ano litúrgico. A Epifania, que significa manifestação, é uma das solenidades mais importantes do ano litúrgico. Neste dia a Igreja celebra as manifestações divinas de Jesus, em particular a adoração dos Reis Magos, o baptismo de Jesus no rio Jordão e o primeiro milagre público de Jesus, nas bodas de Caná.

A esta Solenidade desde muito cedo se associou o louvável costume de abençoar ouro, incenso e mirra, e giz. Este último é usado para abençoar a casa dos fiéis. No ritual da bênção marca-se, por cima da porta da casa, do lado exterior, a seguinte inscrição com giz abençoado: 20+C+M+B+24.

O 20 e o 24 representam 2024, o ano em que nos encontramos. O “C M B” representam “Christus Mansionem Benedicat” – Cristo Abençoe esta Casa, e cada letra é intercalada com uma cruz.

A sigla CMB significa também o nome dos 3 Reis Magos: Gaspar, Melchior e Baltasar.

Bênção do Giz (feita pelo sacerdote)

V. Adiutorium nostrum in nomine Domini.
R. Qui fecit caelum et terram.

V. Dominus vobiscum. 
R. Et cum spiritu tuo. 

Bene+dic, Domine Deus, creaturam istam cretae: ut sit salutaris humano generi; et praesta per invocationem nominis tui sanctissimi, ut, quicumque ex ea sumpserint, vel ea in domus suae portis scripserint nomina sanctorum tuorum Gasparis, Melchioris et Baltassar, per eorum intercessionem et merita, corporis sanitatem, et animae tutelam, percipiant. Per Christum Dominum nostrum. R. Amen 

Com o giz abençoado, um membro da Família, normalmente o Pai, faz a inscrição do texto na parte superior das portas: 20+C+M+B+24.


blogger

3 comentários:

Alex Antunes disse...

Linda bênção!
Obrigado por divulgar.

Maria Aparecida Nasser disse...

Agradeço a Deus por esta benção maravilhosa
Amém 🙏🙏

Maria José Martins disse...


Mas como é rica de Sobrenaturalidade e, por isso, de "defesas" contra o Maligno, a Igreja "dita" Tradicional!
Cada vez mais, entendo, a explicação de muitos Exorcistas, que atribuem a proliferação do Mal, a todos os níveis, à quase TOTAL desproteção do mundo, motivada pelo desprezo-- ou mesmo proibição-- da maior parte das Bênçãos e uso dos Sacramentais.
Com a desculpa de que são usados como superstição, acabámos por perder TUDO! Assim, nem uma coisa nem outra, com a agravante, como referem os mesmos Exorcistas, de, em desespero, as pessoas recorrerem ao Ocultismo, acabando por ficar piores, porque tudo isso é diabólico, o que agrava, também, o afastamento da Vivência e Prática Religiosa.
E nem estes resultados ajudam a refletir em que "algo vai mal", por parte da maioria dos nossos responsáveis, que teimam em não querer ver.
Valem-nos, contudo, os tais "fanáticos, ultrapassados e supersticiosos", de certas Comunidades mais CONSERVADORAS-- porque são FIÉIS-- que, contra tudo e contra todos, lá vão conseguindo RESTAURAR a Riqueza, que Jesus deixou à Sua Igreja!
Quantas Curas físicas, quantas Libertações, quantas Conversões, eu tenho assistido e até recebido, em Retiros de Oração, onde TUDO isso é denunciado, com enorme tristeza, mas com Caridade!
Prega-se pela NEGATIVA, quase ridicularizando tudo o que são "revelações", em vez de ENSINAREM as pessoas a descobrir que a Salvação está no TODO!
É preciso, sim, viver a Palavra de Deus, em todas as circunstâncias: rezar com a vida! Mas, também, acreditar, e saber USAR, ou RECORRER a TUDO, o que a Santa Tradição, Jesus e Nossa Senhora nos INDICAM ou ACONSELHAM, para que a nossa vida de Cristãos seja mais fácil e frutífera, uma vez que são MAIS VALIAS ou mesmos MIMOS, com que Deus continua a abençoar e a ajudar a Sua Igreja!
Esquecem-se de que Deus perscruta o nosso coração e que, se a intenção for boa, Ele Se encarrega de nos CONDUZIR à VERDADE!
Agora se, em nossa VAIDADE, ARROGÂNCIA e SUPERIORIDAE INTELECTUAL, minimizarmos Aquilo que Deus coloca ao nosso alcance, para que cheguemos até Ele e, assim, conseguirmos os SEUS MILAGRES, de certeza, que NADA obteremos, porque "Ele resiste aos soberbos" e Se "esconde", aos que O TENTAM!
Agradeço a lembrança destas BÊNÇÃOS, às quais, somente por acaso ou Providência divina, tive acesso, porque vivo numa cidade que, Graças a Deus, tem uma dessas Comunidades Conservadoras...que não se cansa de nos abrir as portas e incentivar a essas práticas!
Que Deus os abençoe e proteja!