sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

O mundo a mudar - Novo livro de Fé e Ciência

A relação entre a Fé e a Ciência já está muito bem estudada a nível académico, não temos dúvida: "Fé e Ciência em conflito: ainda nisto?!"

Os historiadores da ciência sabem todos que a Fé não só não é contra a ciência como muitas vezes foi o que a fez avançar, em particular a Fé Cristã.

No entanto, entre os não especialistas, e entre os meios de comunicação de social em particular, continuam a circular imensos erros básicos. Felizmente a situação tem estado a mudar e hoje soubemos mais uma novidade que muito contribuirá para isto.

Chegará para a semana às livrarias o livro do Francisco Malta Romeiras, Doutor em História das Ciências e, muito provavelmente, o maior especialista que há no mundo sobre os avanços científicos em Portugal nos séculos XIX e XX entre os intelectuais da Companhia de Jesus.
O livro pode ser comprado aqui, no wook.pt
Sinopse 
Quando a Companhia de Jesus foi restaurada em Portugal, em meados do século XIX, permanecia ainda a memória da forte campanha ideológica que o Marquês de Pombal lançara no século XVIII, segundo a qual os jesuítas teriam sido os principais responsáveis pelo atraso científico no nosso país. 
Conscientes da longevidade, da influência e da transversalidade absolutamente invulgares dos argumentos pombalinos, os jesuítas compreenderam que tinham de ultrapassar as acusações de obscurantismo para se estabelecerem com alicerces firmes em Portugal e, assim, reconquistarem a influência e o raio de ação que tinham tido nos séculos anteriores. 
Da vontade de recuperar a sua credibilidade científica acabaria por nascer um grande investimento no ensino e na prática das ciências naturais nos seus colégios, nomeadamente no Colégio de Campolide (1858-1910) e no Colégio de São Fiel (1863-1910). São Fiel foi ainda o berço da revista Brotéria (1902-2002), uma das mais importantes publicações científicas portuguesas do século XX. Baseado nas histórias do Colégio de Campolide, do Colégio de São Fiel e da revista Brotéria, este livro centra-se nas razões que levaram uma ordem religiosa como a Companhia de Jesus a empenhar-se tão ativamente no ensino e na prática das ciências, bem como no impacto profundo que esse empreendimento teve para a ciência e para a educação científica em Portugal nos séculos XIX e XX.
O  blog Senza dá os parabéns ao autor do livro!


blogger

Sem comentários: