terça-feira, 31 de março de 2015

Carta de uma amiga para a Semana Santa

"Querida M,

(...)

Sei que andas muito ocupada mas que queres viver intensamente esta Páscoa, por isso ficam aqui umas dicas para não perderes pitada da Semana Santa:

Viver intensamente a Semana Santa estando a trabalhar:
  • Fazer cada hora de trabalho com a maior perfeição possível, oferecendo-o por amor a Jesus na Cruz. Podemos consolá-lO e ajudá-lO a salvar muitas almas através do nosso trabalho!
  • Olhar esporadicamente para um crucifixo (encontrar truques de presença de Deus), seja no telemóvel, seja no computador, na secretária para quem estuda/está em casa, ou mesmo desenhar uma cruzinha com dois traços nalgum post-it da mesa de trabalho - só nós os dois sabemos!
  • Procurar momentos de silêncio e recolhimento ao longo do dia, especialmente algum tempo de oração seguido por dia (nem que sejam apenas 10 minutos!) em que meditamos na Paixão do Senhor. Imaginar como terá sido desde a agonia no horto das Oliveiras até ao último suspiro de Jesus, o que terá sentido fisicamente mas também no Coração. Ajuda ler o Evangelho, algum texto de uma Via Sacra... Ou seja, procurar ter uma meditação mais forte da Paixão e morte de Jesus vivendo-a intensamente na nossa vida também.
  • Oferecer mais sacrifícios: é a recta final da Quaresma! Daqui a uma semana é a Páscoa. Portanto é o momento de sermos generosas, sem limites! Oferecer pequenas coisas, no tempo livre e no trabalho. Ficam algumas sugestões (pensa no que ainda podes oferecer, fica a dica de escolheres o que te custa mais ;) ): não ouvir música, não ouvir música durante o trabalho, não ir ao facebook esta semana, não ir ao instagram, desligar o whatsapp durante o trabalho, não lanchar, escolher sempre o que menos nos apetece nas refeições, para quem faz desporto dar um extra mile quando já estivermos cansadas, não ir ao mail pessoal durante o trabalho, não petiscar entre refeições, não ver séries, ir visitar alguém da família doente ou velhinho, fazer alguma tarefa doméstica extra, ter um gesto simpático com a pessoa que menos gostamos do trabalho, etc, etc...
Especialmente no Tríduo Pascal:
  • Quinta-feira Santa: ir à Missa à tarde - há várias muito bonitas, com lava-pés. Aconselho a de São Nicolau [em Lisboa] às 22h, talvez a mais bonita a que já fui na vida. No final das Missas de quinta-feira Santa, o Santíssimo é exposto ou colocado num sacrário lateral: devemos aproveitar para rezar diante Dele, depois da Missa. Lembro que este dia é uma festa gigante: instituição da Eucaristia e do Sacerdócio!! Devemos aproveitar para agradecer muito. E passar algum tempo com o maior tesouro que cá temos na terra: Jesus na Eucaristia. Em São Nicolau depois desta Missa das 22h, o Santíssimo é exposto no trono lá em cima, com todas as velas acesas - é lindíssimo, mesmo! E fica para Adoração até às 2h da manhã: mesmo que vás a outra Missa podes passar lá à noite, ou noutras igrejas onde Nosso Senhor esteja exposto - é um costume muito bonito pois essa foi a hora da oração no horto das Oliveiras. Queremos ficar acordadas e fazer companhia a Jesus nesse momento.
  • Sexta-feira Santa: Procura fazer uma Via Sacra neste dia. Podes fazê-la pessoalmente ou com mais gente. Há uma organizada pelo CL+paróquias da Baixa-Chiado nas ruas da Baixa, às 10.30. Vai muita gente e é muito bonito por ser na rua. Começa na igreja de São Domingos. Se quiseres fazer sozinha fica aqui a sugestão da Via Sacra escrita por São Josemaria: aconselho que a leias pelo menos, é de levar às lágrimas e ajuda muito a rezar (http://pt.escrivaworks.org/book/via_sacra-indice.htm). Outra sugestão é assistir em directo à Via Sacra que o Papa vai conduzir no Coliseu em Roma, também vale muito a pena (20h00m GMT). Além da Via Sacra procura participar nas cerimónias de sexta-feira Santa - a várias horas em várias igrejas - e, claro, cumprir o jejum e a abstinência com toda a alegria e união ao sofrimento de Jesus.
  • Sábado Santo: dia de silêncio, de olhar para Jesus morto, sepultado. Dia de expectativa...
  • Sábado à noite e Domingo de Páscoa: Ir à Vigília Pascal sábado à noite ou à Missa no Domingo e alegrar-nos muitíssimo!!!! É a maior festa do ano! O momento mais feliz para qualquer cristão! Tal como procurámos viver intensamente a Paixão é importantíssimo festejar e explodir de alegria no dia da Ressurreição do Senhor.
Uma boa Confissão:

Não deixemos que chegue a Páscoa sem uma boa confissão! Se chegar sexta-feira Santa e ela ainda não tiver acontecido já sabes: desse dia não pode passar. 
Há muitas muitas igrejas com confissões a toda a hora. Por exemplo o oratório de São Josemaria (http://oratoriosaojosemaria.wordpress.com/sobre/horarios/confissoes/), São Nicolau (http://www.paroquiasaonicolau.pt/2015/03/28/triduo-pascal-2015/#more-15481 por exemplo durante a tal Missa das 22h e a Adoração há confissões), e muitas outras!!

Além da nossa própria Confissão não nos esqueçamos do desafio a que nos propusemos as duas na primeira semana da Quaresma: levar pelo menos uma amiga à confissão antes da Páscoa! Uma é o mínimo! Tanto recebemos, muito temos de dar também, é uma responsabilidade: Jesus está à nossa espera e espera que sirvamos de instrumento para aproximar muitas pessoas Dele!

Deixo-te com uma frase muito bonita do Beato Papa Paulo VI: 
"Talvez os momentos de uma confissão sincera estejam entre os mais doces, os mais reconfortantes, e os mais decisivos da vida."

Um grande beijinho, uma boa Semana Santa e uma óptima Páscoa!!
Rezemos uma pela outra,
MF

Ps: Se achares que estas dicas podem ajudar alguém que conheças podes partilhar à vontade, claro!!"
Confissões do Papa Francisco nas JMJ do Rio de Janeiro



blogger

1 comentário:

Margarida santos disse...

Excelente! Feliz Páscoa