domingo, 13 de março de 2022

São Leão Magno explica-nos a Quaresma

Há muitas batalhas dentro de nós: a carne contra o espírito, o espírito contra a carne. Se, na luta, são os desejos da carne que prevalecem, o espírito perderá vergonhosamente a sua dignidade própria e isto será uma grande infelicidade. De rei que deveria ser, torna-se escravo. Se, ao contrário, o espírito se submete ao seu Senhor, põe a sua alegria naquilo que vem do céu, despreza os atractivos das volúpias terrestres e impede o pecado de reinar sobre o seu corpo mortal, a razão manterá o ceptro que lhe é devido. 

Nenhuma ilusão dos maus espíritos poderá derrubar os seus muros; porque o homem só tem paz verdadeira e a verdadeira liberdade quando a carne é regida pelo espírito, seu juiz, e o espírito governado por Deus, seu mestre.

É, sem dúvida, uma preparação que deve ser feita em todos os tempos: impedir, através de vigilância constante, a aproximação dos espertíssimos inimigos. Mas é preciso aperfeiçoar essa vigilância com ainda mais cuidado, e organizá-la com maior zelo, nesta época do ano, quando os nossos pérfidos inimigos redobram também a astúcia das suas manobras. Eles sabem muito bem que esses são os dias da santa Quaresma e que passamos a Quaresma a castigar todas as molezas, a apagar todas as negligências do passado; usam então todo o poder da sua malícia para induzir em alguma impureza aqueles que querem celebrar a santa Páscoa do Senhor; mudar para ocasião de pecado o que deveria ser uma fonte de perdão.

Meus caros irmãos, entramos na Quaresma, isto é, numa fidelidade maior ao serviço do Senhor. É como se entrássemos e num combate de santidade. Então preparemos as nossas almas para o combate das tentações e saibamos que quanto mais zelosos formos pela nossa salvação, mais violentamente seremos atacados pelos nossos adversários. 


Mas aquele que habita em nós é mais forte do que aquele que está contra nós. A nossa força vem d’Aquele em quem pomos a nossa confiança. Pois se o Senhor se deixou tentar pelo tentador foi para que tivéssemos, com a força do seu socorro, o ensinamento do seu exemplo. Acabaste de ouvi-lo. Ele venceu o seu adversário com as palavras da lei, não pelo poder de sua força: a honra devida à Sua humanidade é maior, maior também é a punição do Seu adversário se Ele triunfa sobre o inimigo do género humano não como Deus, mas como homem.

Assim, Ele combateu para que combatêssemos como Ele; Ele venceu para que também nós vencêssemos da mesma forma. Pois, meus caríssimos irmãos, não há actos de virtude sem a experiência das tentações, a fé sem a provação, o combate sem um inimigo, a vitória sem uma batalha. A vida passa-se no meio das emboscadas, no meio dos combates. Se não quisermos ser surpreendidos, é preciso vigiar; se quisermos vencer, é preciso lutar. 


Eis por que Salomão, que era sábio, diz: "Meu filho, se entrares para o serviço de Deus, prepara a tua alma para a provação." (Ecl. 2,1). Cheio da sabedoria de Deus, sabia que não há fervor sem combate laborioso; prevendo o perigo desses combates, anunciou-os de antemão para que, advertidos dos ataques do tentador, estivéssemos preparados para aparar os seus golpes.

São Leão Magno, Papa - Sermão sobre a Quaresma


blogger

2 comentários:

Anónimo disse...

Que pecado é esse que devemos impedir de reinar sobre o seu corpo mortal?

Maria José Martins disse...

Mesmo fora de tempo, não resisto a responder ao comentário acima feito, uma vez que, hoje, está cada vez mais atualizado, dado a constante inversão de Valores, provocada pela "secularização" exacerbada, da nossa Sociedade.
Assim, transcrevo mais uma passagem da Obra:"O Evangelho como me foi revelado, de Maria Valtorta.
Diz-nos Jesus."A vida é um dom Santo e, por isso, deve ser amada Santamente. A vida é um meio para se atingir a Eternidade. Então, demos à vida o que lhe serve para ela ajudar o Espírito a atingir essa conquista: continência da carne, em seus apetites, da mente, em seus desejos, do coração, em todas as paixões com sabor humano, mas um arrojo sem limites, para adquirir as paixões que são do Céu: o Amor a Deus e ao Próximo, a Vontade de Servir a Deus e ao Próximo, a obediência à Voz de Deus, o heroísmo no Bem e na Virtude(...)"
(...) E para aqueles que pensam que o ser jovem e vigoroso é uma desculpa, para se entregarem ao vício, como se somente os velhos e os doentes possam e devam resistir a tudo que é luxúria e sensualidade...Eu vos digo: um homem só por si pode ser casto se, por si mesmo, ele não der acolhida às seduções do demónio e da sensualidade!
Castidade é um afeto Espiritual, é um movimento que repercute sobre a carne, invadindo-a, e a ELEVA, a perfuma e preserva do mal. Quem estiver cansado da Castidade não tem lugar para outros sentimentos bons. Numa alma casta não entra a corrupção, porque a corrupção não entra do exterior, para o interior, mas é um movimento que parte do coração, do pensamento interior, saindo dele para invadir a carne, corrompendo-a. Por isso Eu vos digo: todo o adultério, toda a luxúria, todo o pecado sensual vêm das artimanhas do pensamento, que, já corrompido, veste de aparência pruriginosa tudo o que vê(...)
(...) Mas depois de tudo que vos digo Eu afirmo: EU não vim para os Anjos, mas para os homens. Eu vim para restituir-vos a REALEZA DE FILHOS DE DEUS, ensinando-vos a viver como deuses. DEUS É SEM LUXÚRIA! E por isso, Eu vos mostro como o Homem também pode viver sem luxúria, como Eu vos ENSINO. E, para mostrar-vos, Eu tive que tomar uma carne verdadeira, de maneira a sofrer as vossas tentações e dizer-vos, depois de vos ter instruído: FAZEI COMO EU!(...)"

Peço desculpa se me estou a repetir, mas, infelizmente, nos tempos que correm nunca são demais estes Ensinamentos...