quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

São Francisco Xavier tinha dores nos braços de tanto baptizar

O braço direito do grande missionário São Francisco Xavier encontra-se na belíssima Chiesa di Gesù, em Roma. Este enorme santo deu a vida para levar a boa-nova de Jesus Cristo ao outro lado do Mundo. Muitos, hoje em dia, pensam que não vale a pena falar de Jesus a ninguém porque ja estamos todos salvos. São Francisco Xavier discordaria:

«É tão grande a multidão dos que se convertem à fé de Cristo, nesta terra onde ando, que, muitas vezes, me acontece sentir cansados os braços de baptizar; e não poder falar, de tantas vezes dizer o Credo e os Mandamentos, na sua língua, deles, e as outras orações, com uma exortação que sei na sua língua, na qual lhes declaro o que quer dizer cristão, e que coisa é paraíso, e que coisa inferno, dizendo-lhes quais são os que vão a um e quais a outro. Mais que todas as outras orações, digo-lhes muitas vezes o Credo e os Mandamentos. Há dias em que baptizo toda uma povoação e, nesta costa onde ando, há, agora, trinta povoações de cristãos.»

São Francisco Xavier em carta a Santo Inácio de Loyola


blogger

2 comentários:

Anónimo disse...

Impressionante! Gosto de "ouvir" sobre a vida de São Francisco Xavier. Foi um grande missionário. A sua vida me lembra a vida de outro grande missionário: São José Freinadmetz.

Maria José Martins disse...

Tive um tio, que faleceu, há pouco, com quase 100 anos, que prestou Serviço Militar na Índia, tendo ficado lá a viver até à independência de Goa, Damão e Diu. E ele não se cansava de relatar factos sobre curas, verdadeiro milagres, através da intercessão de S. Francisco Xavier, mas a TODOS: Cristãos e não Cristãos; era considerado como um pai para os Indianos.
Todos o Veneravam com Amor!