Hoje em dia normalmente assume-se que Nosso Senhor Jesus
Cristo não nasceu a 25 de Dezembro. Vou argumentar que esta assumpção é
factualmente incorrecta, e que Cristo nasceu no final de Dezembro.
Primeiro permitam-me contra-argumentar umas três objecções comuns à
datação do nascimento de Cristo a 25 de Dezembro.
Objecção 1: 25 de
Dezembro foi escolhido para substituir a festa romana pagã da
Saturnália. A Saturnália era um festival popular de inverno e portanto a
Igreja Católica prudentemente substituiu o Natal em seu lugar.
Resposta à objecção 1: A Saturnália celebra o solstício de Inverno. No entanto o solstício de inverno calha a 22 de Dezembro! É verdade que as celebrações da Saturnália começavam tão cedo como 17 de Dezembro e se estendiam até 23 de Dezembro. No entanto, as datas não correspondem.
Resposta à objecção 1: A Saturnália celebra o solstício de Inverno. No entanto o solstício de inverno calha a 22 de Dezembro! É verdade que as celebrações da Saturnália começavam tão cedo como 17 de Dezembro e se estendiam até 23 de Dezembro. No entanto, as datas não correspondem.
Objecção 2: 25 de Dezembro foi escolhido para substituir o feriado pagão romano Natalis Solis Invicti ("Nascimento do Sol Invencível")
Resposta à objecção 2: Comecemos com o culto do Sol Invencível. O
Imperador Aurélio introduziu o culto do Sol Invictus ("Sol Invencível")
em Roma a 274 AD. Aurélio encontrou tensão política com este culto,
porque o seu próprio nome "Aurélio" deriva da palavra latina aurora que quer dizer "nascer do Sol". As moedas revelam que o Imperador Aurélio se chamava a si mesmo Pontifex Solis ou
"Pontífice do Sol". Assim, Aurélio simplesmente ajustou um culto solar
genérico e identificou-o com o seu nome até ao fim do terceiro século.
Mais importante ainda, não existe registo histórico de uma celebração do Sol Invictus a 25 de Dezembro antes de 354 AD. Mesmo em 354 AD, a data é designada simplesmente por "Invictus" sem falar num aniversário. A data só se tornou explicitamente o "nascimento do Sol Invencível" sob (tambores por favor) o Imperador Juliano, o Apóstata, que tinha sido Cristão mas que tinha apostatado e regressado ao paganismo romano. A história revela que foi um Imperador Cristão (que odiava Cristo) que erigiu uma festa pagã a 25 de Dezembro. Pensem nisto por um bocado.
Porque é que tudo isto
interessa? Significa que o Sol Invencível não era uma divindade muito
popular no Império Romano. Isto implica que as plebes romanas não
precisavam de ser desligadas de um feriado dito tão antigo. Mais ainda, a
tradição de uma celebração a 25 de Dezembro só encontrou lugar no calendário romano depois da cristianização de Roma.
O feriado do "nascimento do Sol Invencível" era dificilmente
tradicional e pouco popular. A Saturnália (mencionada em cima) era muito
mais popular, tradicional e divertida. Parece, antes, que Juliano, o
Apóstata, tentou introduzir um feriado pagão com o objectivo de
substituir o feriado Cristão!
Objecção 3: Cristo não
podia ter nascido em Dezembro, visto que S.Lucas descreve pastores a
pastorear nos campos perto de Belém. Os pastores não saem durante o
Inverno. Logo Cristo não nasceu no Inverno.
Resposta à Objecção 3: Esta
objecção é a pior de todas. Lembrem-se que a Palestina não é a
Inglaterra, a Rússia ou o Alasca. Belém tem latitude de 31,7. A minha
cidade de Dallas, Texas, tem uma latitude 32,8 e ainda é confortável na
rua em Dezembro. Como o grande Cornelius a Lapide nota, durante o seu
tempo de vida uma pessoa podia ver pastores e ovelhas nos campos de
Itália durante os últimos dias de Dezembro... e a Itália é
geograficamente a Norte de Belém.
Agora seguimos para estabelecer o aniversário de Cristo a partir da Sagrada Escritura em dois passos:
Passo Um: Determinar o Aniversário de João Baptista
Podemos descobrir que Cristo nasceu no final de Dezembro reparando primeiro na altura do ano em que S. Lucas descreve S. Zacarias no templo Isto dá-nos uma data aproximada da concepção de S. João Baptista. A partir daqui podemos seguir a cronologia que S. Lucas dá e isso calha mesmo precisamente no fim de Dezembro.
S. Lucas diz que Zacarias serviu
no "curso de Abias" (Lc 1, 5) que a Escritura recorda como o oitavo
curso entre os 24 cursos sacerdotais (ver Nh 12, 17). Cada curso servia
uma semana no templo duas vezes por ano. O curso de Abias servia durante
a oitava e a trigésima segunda semana do ciclo anual.* No entanto,
quando é que o ciclo dos cursos começava?
Consultanto a pesquisa académica de Friedlieb (Leben
J. Christi des Erlösers, Münster, 1887, p. 312), descobrimos que o
primeiro curso sacerdotal de Jojarib estava em serviço durante a
destruição de Jerusalém, no 9º dia do mês judeu de Av. Assim o curso
sacerdotal de Jojarib estava em serviço durante a segunda semana de Av.
Isto significa, sem dúvida nenhuma, que o curso sacerdotal de Abias (o
curso de S. Zacarias) estava a servir durante a segunda semana do mês
judeu de Tishri - a mesma semana do Dia da Expiação no 10º dia de
Tishri. No nosso calendário, o Dia da Expiação no 10º Tishri calha
nalgum dia entre 22 de Setembro e 8 de Outubro.
Zacarias
e Isabel conceberam João Baptista imediatamente depois de Zacarias ter
servido o seu curso. Isto significa que S. João Baptista teria que ser
concebido algures no fim de Setembro, colocando o nascimento de João no
fim de Junho, confirmando a celebração da Igreja Católica da Natividade
de S. João Baptista a 24 de Junho.
O
Protoevangelho de Tiago do segundo século também confirma uma concepção
do Baptista no final de Setembro, visto que o texto mostra S. Zacarias
como sumo sacerdote e a entrar no Santo dos Santos - não era meramente o
lugar santo com o altar do incenso. Este é um erro factual porque
Zacarias não era sumo sacerdote, mas um dos sacerdotes chefes.** Mesmo
assim, o Protoevangelium mostra Zacarias como sumo sacerdote e
isto associa-o com o Dia da Expiação, que calha no décimo dia do mês
hebreu de Tishri (cerca do fim do nosso Setembro). Imediatamente depois
desta entrada no templo e da mensagem do anjo Gabriel, Zacarias e Isabel
concebem João Baptista, o que coloca o nascimento de João Baptista no
fim de Junho - mais uma vez correspondendo à data Católica da Natividade
de S. João Baptista a 24 de Junho.
Passo dois: Determinar o Aniversário de Cristo
O resto das datas é muito simples. Lemos que
depois da Virgem Maria Imaculada ter concebido Cristo, ela foi visitar a
sua prima Isabel que estava grávida de seis meses com João Baptista.
Isto significa que João Baptista era seis meses mais velho que Nosso
Senhor Jesus Cristo (Lc 1, 24-27,36). Acrescentem seis meses a 24 de
Junho e isso revela 24-25 de Dezembro como o aniversário de Cristo.
Subtraiam nove meses a 25 de Dezembro e isso revela que a anunciação foi
a 25 de Março. Todas as datas estão perfeitamente de acordo.
Portanto, se João Baptista foi
concebido pouco depois do Dia da Expiação judaico, então as datas
Católicas tradicionais estão essencialmente correctas. O nascimento de
Cristo devia ser perto de ou a 25 de Dezembro.
Taylor Marshall
Taylor Marshall
* Eu sei que há dois cursos de Abias. Esta teoria só funciona se
Zacarias e Isabel conceberam João Baptista depois do segundo curso de
Zacarias - o curso de Setembro. Se S. Lucas se refere ao primeiro
curso, isto então colocaria o nascimento de João Baptista no final do
ano e o nascimento de Cristo no final da Primavera. No entanto, penso
que a tradição e o Protoevangelium sustentam que o Baptista foi
concebido no final de Setembro.
**A tradição grega em especial
celebra S. Zacarias como "sumo sacerdote". Ainda assim, Actos 5, 24 revela
que haviam várias "sacerdotes chefes" (ἀρχιερεῖς),
e portanto a ideia de que Zacarias era um "sumo sacerdote" pode não
indicar uma contradição. A tradição grega identifica Zacarias com um
arce-sacerdote e mártir, baseada na narrativa do protoevangelho de
Tiago e em Mateus 23, 35: "Que sobre vós caia todo o sangue justo, que
foi derramado sobre a terra, desde o sangue do justo Abel, até ao sangue
de Zacarias filho de Baraquias, que vós matastes entre o templo e o
altar.” (Mateus 23, 35)
2 comentários:
Ainda bem que nos explicam e confirmam o que a Tradição, sempre, nos ensinou.
Para quem tem uma Fé de certa forma estruturada, há pormenores, que pouco interessam; mas, para muitos, infelizmente, tudo serve para DUVIDAR!
UM SANTO NATAL PARA TODOS, apesar de todas as restrições!
Que o Menino Jesus ILUMINE a IGREJA de uma vez por TODAS, e nos PROTEJA!!
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