quarta-feira, 3 de maio de 2023

O milagre que levou à descoberta da Cruz onde Jesus foi crucificado

No dia 3 de Maio do ano 326 d.C., Santa Helena, mãe do Imperador Constantino descobriu a Vera Cruz em Jerusalém e levou-a para Roma. É neste dia que a Igreja celebra a Invenção (descoberta) da Santa Cruz.

Após aquela insigne vitória que Constantino obteve sobre Maxêncio, quando recebeu de Deus o sinal da Cruz do Senhor ["in hoc signo vinces"], Santa Helena, mãe de Constantino, tendo recebido uma revelação num sonho, foi a Jerusalém para procurar zelosamente a Cruz; aí ela cuidou de destruir a imagem de Vénus de mármore, que os gentios colocaram no lugar da Cruz, para tirar a memória da paixão de Cristo Senhor, e que aí permaneceu por cerca de 180 anos. O mesmo ela fez no presépio do Salvador, onde fôra posto um simulacro de Adónis, e no lugar da ressurreição, onde o fôra um de Júpiter.

Purgado, assim, o local da Cruz, por meio de profundas escavações foram encontradas três cruzes, e, separado delas, a inscrição que fôra colocada sobre a Cruz do Senhor; como não se sabia sobre qual das três ele deveria ser afixado, um milagre sanou a dúvida. Eis que Macário, bispo de Jerusalém, tendo elevado preces a Deus, levou cada uma das cruzes a três mulheres que sofriam de uma grave enfermidade, e, enquanto as demais nada aproveitaram para as mulheres, a terceira Cruz, levada à terceira mulher, curou-a imediatamente. 

Santa Helena, tendo encontrado a Cruz da salvação, construiu aí uma magnificentíssima igreja, na qual depositou parte da Cruz em urnas de prata, e outra parte entregou a seu filho, Constantino, que a levou a Roma, à igreja da santa Cruz de Jerusalém, edificada no palácio Sessoriano. Ela também entregou ao filho os cravos que trespassaram o santíssimo corpo de Jesus Cristo. Naquele tempo, Constantino sancionou uma lei para que, desde então, ninguém fosse condenado ao suplício da cruz, e aquilo que antes era castigo e maldição para os homens, passou a ser glória e objecto de veneração. 

in Breviário Romano


blogger

4 comentários:

Maria José Martins disse...

Nunca tinha ouvido esta explicação e muito menos ouvi falar dos milagres.
Deve ser emocionante visualizar de perto a Verdadeira Cruz, onde Jesus foi Crucificado...
Quem me dera, um dia poder vê-La!

Maria José Martins disse...


Aquilo, que me impressiona nesse comentário, não é o não acreditar nas revelações e na Santidade de Santa Faustina, porque cada um é livre de acreditar no que quiser, dado que não é dogma... mas, a desfaçatez de acusar de "heréticas e condenadas"(?) revelações que a Igreja reconheceu como verdadeiras-- COM PROVAS DADAS--leva-me a crer, estar perante alguém que se encaixa muito bem num dos seguintes grupos: ou no grupo que Jesus apelida de "doutores esquisitos", cuja sabedoria inútil, tanto cega, pois mesmo perante as evidências, torcem sempre o nariz... ou no grupo dos que PROIBIRAM a divulgação do Diário de Santa Faustina, atitude que Jesus profetizou, como sendo obra do Inferno...até alguém--S.João Paulo II-- o expor ao mundo!

Mary de Jesus disse...

Que maravilha ter sido descoberta a verdadeira cruz onde Jesus foi crucificado.
Eu ficaria impactada se tivesse a possibilidade de vê-la de perto!!! Deus seja louvado por seu amor provado por cada um de nós através de seu santo sacrifício de cruz para nossa salvação.

Mary de Jesus disse...

Que maravilha ter sido descoberta a verdadeira cruz onde Jesus foi crucificado. Eu ficaria impactada se pudesse ir ao local. Deus seja louvado por seu amor por cada um de nós!! Ele através de seu santo sacrifício de cruz nos deu a salvação.