sexta-feira, 28 de setembro de 2018

O erro crasso de D. Jorge Ortiga

O Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, revelou publicamente, à TSF, que os "primeiros recasados vão poder comungar após processo de discernimento".

Este processo de discernimento, cujas directivas se encontram na carta pastoral "Construir a casa sobre a rocha", visa descobrir (?) se um casal "recasado" está ou não em condições de comungar. Para tal, o dito casal é acompanhado por um grupo de padres jesuítas, um casal de leigos e um psicólogo.

1. Não se percebe como é que algum processo de discernimento tem a capacidade de descobrir que alguém que vive em estado objectivo de pecado (Cân. 915) pode continuar a viver dessa forma sem estar em pecado. Parece que tudo acontece por artes mágicas.

2. Distribuir a Sagrada Comunhão a uma pessoa que não está em condições de a receber -porque a sua vida apresenta uma contradição grave com os ensinamentos morais de Cristo  e da Igreja - não lhe vai fazer bem nenhum, só lhe vai fazer mal, como explicou São Paulo em 1Cor 11, 27-29. Isto é verdade para qualquer pessoa que tenha cometido um pecado mortal e não se tenha arrependido e confessado desse pecado a um sacerdote, com propósito de não o tornar a cometer. 

3. Aquelas duas pessoas vivem como se estivessem casadas, com tudo o que isso implica, mas não estão casadas. Diz o Catecismo da Igreja Católica, no §2390: «O acto sexual deve ter lugar exclusivamente no matrimónio; fora dele constitui sempre um pecado grave e exclui da comunhão sacramental». Com que autoridade pode D. Jorge Ortiga desrespeitar o Catecismo da Igreja Católica? 

4. Na Igreja não existe o estado de "recasado". Aquelas duas pessoas não só não estão casadas entre si como estão ambas (ou pelo menos uma delas) casadas sacramentalmente com outras pessoas, daí que não se possam casar novamente enquanto o seu cônjuge estiver vivo. Foi a própria pessoa que prometeu fidelidade até que a morte os separasse. Isto aconteceu de livre vontade, caso contrário o consentimento não seria válido. A partir daquele momento foi contraído um vínculo que não pode ser dissolvido, nem por vontade dos cônjuges nem por vontade de D. Jorge Ortiga. Ver um Bispo, Sucessor dos Apóstolos, a apoiar publicamente o adultério - um pecado tão grave que São Tomás disse que não se poderia cometer nem que fosse para salvar o mundo inteiro - é sinal que a Igreja está numa crise gravíssima.

5. Este processo está completamente errado e é contra os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo. Mas, mais que não fosse por prudência (humana), deveria ser feito com a maior discrição possível. Vir para os meios de comunicação social fazer um anúncio destes é causar um grave escândalo nos fiéis. 

O que se está a passar é grave demais para passar incólume. Membros da hierarquia da Igreja estão a fomentar as comunhões sacrílegas, a enganar as almas (fazendo com que julguem estar em estado de graça enquanto vivem em pecado objectivo), a destruir a Instituição do Matrimónio e a fazer pouco da Lei da Igreja e do Catecismo. Tudo isto em nome duma suposta misericórdia que vai contra as próprias palavras de Jesus Cristo (Mc 10, 1-12), como se fossemos mais misericordiosos do que Ele.

João Silveira


blogger

6 comentários:

Anónimo disse...

Caro João, permite que eu divulgue este seu texto no blogue que eu administro?

João Silveira disse...

Permito sim, meu caro.

JOSE GONCALVES disse...

QUE DEUS TENHA PIEDADE DE NOS

A. Costa Gomes disse...

Viva. Embora tenha razão de queixa de algumas tomadas de posição de D. Jorge, não posso dizer que a "crítica" acima seja um assunto tão linear para dizer que ele está a proceder mal ou contra as normas do Catecismo Católico. Note-se que há muita ignorância sobre o Catecismo e , por isso, há muitos "recasados" que, legitimamente, poderiam obter a declaração de nulidade do seu casamento. É sabido que há muitos casamentos onde não há qualquer maturidade da parte dos noivos sendo, por isso mesmo, nulos por diversas razões.
É um assunto muito delicado que deve ser tratado com muita prudência e caridade. Eu não me atreveria a dizer que ele, D. Jorge, está simplesmente a proceder mal. Duvidar dos processos é legítimo. Não podemos, porém, deixar de acreditar que Deus quer a conversão e o regresso de todos os que estão afastados. Eu, pecador, não sei responder de outro modo a esta questão (e a muitas outras). Sei que a caridade e a prudência devem estar antes de "apontar" o dedo. acostagomes@gmail.com

teresa olazabal disse...

Mas é evidente q os casos q aqui sao considerados nao teem a possibilidade de serem anulados senao nao estariam a ser tratados desta maneira... Incluo-me no seu grupo de pecadora e de achar toda esta ares muito delicada, mas para estes casos nao ha outra maneira de os ver senao a de estarem a ser considerados "dissoluveis" - contra o evangelho - q considera o sacramento do matrimonio indissoluvel.obrigada e rezemod

Fernanda Mendesfftt disse...

É por causa destes erros crassos que as igrejas e os seminários estão cada vez mais vazios. Para viver como o mundo, os jovens preferem estar no mundo; para viver como Jesus nos ensinou, os jovens necessitam e querem uma igreja que se deixe guiar pelo Espirito Santo e não pelo erro e pelo espírito mundano! Isto é tão visível que espanta como ainda se incorrem nos erros crassos como o acima referido! Rezemos!