quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

18 anos do Consistório que mudou a História da Igreja

No dia 21 de Fevereiro de 2001, o Papa João Paulo II criou a módica quantia de 44 novos Cardeais. Os nomes foram de tal maneira influentes na vida da Igreja que podemos dizer que foi um conclave que mudou a história da Igreja. 

O primeiro desses nomes foi Jorge Mario Bergoglio, na altura Arcebispo de Buenos Aires, e hoje em dia Papa Francisco.


O segundo foi Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga, na altura Arcebispo de Tegucigalpa. O Cardeal Maradiaga foi presidente da Caritas Internacional de 2007 a 2015. Foi nomeado pelo Papa Francisco como coordenador do grupo de Cardeais escolhidos pelo Papa para proceder à reforma da Cúria. Há um ano soube-se que recebia 35 mil euros por mês pagos por uma Universidade das Honduras, mais 54 mil em Dezembro. A notícia gerou alguma polémica mas ficou por aí.


O terceiro foi Claudio Hummes, na altura Arcebispo de São Paulo. É um dos maiores defensores do fim do celibato obrigatório para os sacerdotes e responsável pela organização do Sínodo da Amazónia, no próximo mês de Outubro. 


O quarto foi Walter Kasper, na altura secretário do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos. O Cardeal Kasper teve vários confrontos doutrinais com o Cardeal Ratzinger (depois Papa Bento XVI). É um dos responsáveis pela "teologia da misericórdia" segundo a qual as leis de Deus devem ser submetidas, por "misericórdia", à vontade dos homens. Fez vários comentários racistas e pejorativos em relação aos Bispos africanos que se recusavam a apoiar a comunhão de "recasados" no Sínodo sobre a Família. Veio depois desmentir essas afirmações, mas o problema é que tinham sido gravadas pelo jornalista Edward Pentin.


O quinto foi Theodore Edgar McCarrick, na altura Arcebispo de Washington. O Cardeal McCarrick levou uma vida de "homossexual activo" ao longo de todo o seu ministério, tendo abusado de inúmeros adolescentes e homens adultos. Como é que um homem destes consegue chegar a Cardeal não deixa de ser assustador. Há poucos dias foi reduzido ao estado laical, apesar dos seus escândalos sexuais serem conhecidos no Vaticano há bastantes anos.

Nesse Consistório foram ainda criados dois Cardeais portugueses: José Policarpo, na altura Patriarca de Lisboa, e José Saraiva Martins, na altura Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos. 

Foi também feito Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne, na altura Arcebispo de Lima. Tido como "conservador", e estando à frente de uma das sedes mais importantes da América Latina, o Cardeal Cipriani foi recentemente substituído como Arcebispo de Lima por Castillo Mattasoglio, um sacerdote que ele tinha censurado e proibido de ensinar, por defender teses contra a doutrina da Igreja.

Bastante relevante foi a nomeação de François Xavier Nguyen van Thuan como Cardeal. O Cardeal van Thuan esteve 13 anos na prisão, grande parte deles em solitária, pela sua resistência contra o regime comunista no Vietname. Os seus guardas tinham de ser substituídos frequentemente porque todos se convertiam com a santidade daquele sacerdote em reclusão.

João Silveira


blogger

Sem comentários: